Efeitos da graviola para reduzir a hipertensão arterial

A graviola é uma fruta nativa das áreas tropicais da América do Sul, sendo facilmente encontrada na região da Floresta Amazônica brasileira. A fruta, assim como suas folhas, possui coloração verde escura, e ambas são muito utilizadas na medicina alternativa. Além dos frutos e das folhas, as cascas, raízes e sementes também podem ser aproveitadas. O fruto é comestível e o seu interior é composto por uma polpa branca. Seu sabor possui propriedades adocicadas e com um leve toque de acidez.

Benefícios da graviola para a hipertensão

A graviola é rica em carboidratos, além de vitaminas B1, B2 e C. Minerais como o potássio, cálcio, magnésio, zinco e fósforo também compõem a fruta, o que a torna uma excelente alternativa para a composição nutricional diária do organismo e também para a prevenção e tratamento de diversos problemas de saúde. Também possui acetogenina, poderoso antioxidante derivado de ácidos graxos e encontrada em maior abundância em suas folhas, cascas e galhos. Suas sementes são dotadas de glicoproteína, um tipo de proteína ligada por açúcar que atua diretamente na membrana celular.

A alta concentração de potássio presente na graviola, aliada ao poder antioxidante da acetogenina, são os principais responsáveis pelos benefícios da graviola para pessoas com hipertensão. Estes elementos colaboram na regulação da circulação sanguínea, vez que auxiliam na dilatação dos vasos e no combate à obstrução das artérias, contribuindo para um melhor fluxo de sangue e oxigênio entre o coração e os demais órgãos do corpo. Consequentemente, isto gera efeitos positivos no controle da pressão arterial. Desta forma, o consumo aliado a uma dieta balanceada, exercícios físicos e acompanhamento médico é uma forma poderosa para o combate e controle da hipertensão.

A graviola pode ser consumida diretamente do fruto ou em forma de chás, sucos e cápsulas, e a dose ideal varia de acordo com cada tipo de organismo. Para o consumo através de chás, recomenda-se até três xícaras ao dia. Com relação às cápsulas, sua eficácia irá depender dos ingredientes ativos inseridos na composição de cada cápsula e o ideal é que seja prescrita pelo médico.

Referências:
Graviola Side Effects. Livestrong
Soursop Benefits. Herbswisdow.
Soursop. Food to Fitness.
Graviol.a Tua Saúde.
O que são glicoproteínas? Bioquímica sem segredos: Glicoproteínas. Prof. Lílian Vieira.

Comentários

Comentar