Pimenta-do-reino: benefícios, usos e propriedades medicinais

A pimenta-do-reino (Piper nigrum) é uma planta medicinal também conhecida como pimenta-negra, pimenta-preta, pimenta-de-videira, black pepper (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Piperaceae.

Benefícios da pimenta-do-reino

As variedades de pimenta-do-reino de cor branca, preta e verde pertencem à mesma espécie. A variedade branca, mais moderada, é obtida encharcando e descascando as frutas maduras. Os grãos de pimenta-verde são colhidos jovens e normalmente são preservados em conservas. Algumas substâncias presentes na composição da pimenta-preta são responsáveis pelo o aumento da motilidade intestinal, assim como tem o poder de aumentar a secreção de enzimas gastrointestinais, responsáveis pela digestão dos alimentos.

A grande quantidade de potássio na composição da pimenta-do-reino é importante para o controle da frequência cardíaca e pressão arterial. O manganês, outro mineral presente nesta pimenta tem propriedades antioxidantes. O ferro, por sua vez, é capaz de aumentar a qualidade da respiração celular e a produção de células sanguíneas. Os antioxidantes presentes nas sementes a tornam indicada para pessoas que desejam os radicais livres do organismo, responsáveis pelo aumento de doenças e formação de tumores cancerígenos.

A pimenta-do-reino possui a capacidade de estimular a circulação sanguínea, auxiliando em problemas circulatórios. Também é capaz de promover o relaxamento muscular, reduzir de dores e amenizar a sensação de fadiga. Quando é acrescentada à comida com moderação, ajuda a preservar os alimentos e estimula as salivações e as secreções tônico digestivos, incluindo a liberação de ácido clorídrico.

Usada em forma de lavagem para combater lombriga e piolho. O óleo essencial é acrescentado a perfumes e óleos de massagem por suas propriedades estimulantes e harmonizadoras. É útil para massagem de juntas reumáticas. Não deve ser ingerida em forma de chá, vez que possui ardência característica que tornam seu sabor muito forte.

Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.
Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.

Contraindicações e efeitos colaterais da pimenta-do-reino

Consumida em excesso, pode causar irritação gastrointestinal e sangramento em úlceras. Desta forma, tal pimenta deve ser evitada por pessoas que possuem úlceras no estômago, colite e diverticulite.

História e curiosidades

Segundo relatos históricos, Átila o Huno exigiu do Imperador Romano mais de uma tonelada de pimenta-do-reino durante o assédio que fez a Roma no ano de 408 d.C. A pimenta foi um dos primeiros artigos a serem comercializados e, inclusive, incitou a exploração mundial. Cristóvão Colombo por várias vezes tentou encontrar rotas mais curtas para facilitar o comércio de pimenta com a Índia. O comércio de pimenta contribuiu fortemente para a riqueza da cidade de Veneza, na Itália.

A pimenta-do-reino é nativa da Índia, contudo, seu cultivado atualmente é difundido no mundo inteiro. Se desenvolve em locais de clima quente e úmido, desde que sejam levemente inclinados ou planos. Trata-se de uma espécie perene, trepadeira que cresce em formato de arbusto. As folhas se apresentam de forma inteira e dispostas de maneira alternada em volta do caule, que por sua vez é articulado. As flores são inflorescências no formato de espigas, sendo extremamente pequenas e protegidas por no máximo duas bractéolas. Os frutos são colhidos quando apresentam as suas sementes endurecidas e na coloração verde clara. A cor preta é adquirida somente após o fruto ser secado ao sol.

VERMÍFUGO NATURAL / ELIMINA PARASITAS Composto Anti-Verme 500mg
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol 150ml
CÁLCULOS RENAIS, INFECÇÕES URINÁRIAS ETC. Diu Renal
FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
Referências:
Black Pepper (Piper Nigrum) – Organic. Odylique
Black pepper nutrition facts. Nutrition and You.
Vijayakumar, R. S., D. Surya, and N. Nalini. “Antioxidant efficacy of black pepper (Piper nigrum L.) and piperine in rats with high fat diet induced oxidative stress.” Redox Report 9.2 (2004): 105-110.
Chatterjee, Suchandra, et al. “Antioxidant activity of some phenolic constituents from green pepper (Piper nigrum L.) and fresh nutmeg mace (Myristica fragrans).” Food chemistry 101.2 (2007): 515-523.

Comentários

2 Comentários

  1. Domingos Verena

    Tenho experimentado em mim mesmo um preparado à base de aguardente, pimenta do reino, alho, limão e mel, que me foi ensinado por um “Curador” do interior do Amazonas, para combater as crises de rinite alérgica severas. Esse preparado acalma IMEDIATAMENTE as crises violentas de espirros e congestão nasal. Vinha padecendo de persistentes crises de rinite, tendo de ingerir constantemente medicamentos com uma lista perversa de efeitos colaterais.

    Estou experimentando essa beberragem e estudando os seus efeitos. Como os efeitos em mim tem sido muito positivos e estou pensando em fazer uso sistemático desse preparado (inicialmente 50ml uma vez ao dia, em dias alternados, tomados lentamente às colheradas), estou substituindo a aguardente pelo suco integral de uva e quantificando a sua eficácia.

    Ficarei muito contente de poder aprofundar esse assunto com outras pessoas e trocar informações sobre os estudos (auto didata)que estou empreendendo sobre as propriedades anti-histamínicas da pimenta do reino.

    Até o presente momento ainda não encontrei nenhuma fonte confiável que relate essas propriedades, entretanto, na prática, comigo, tem sido de grande ajuda.

Comentar