Sempre-noiva: benefícios, efeitos e propriedades medicinais

A sempre-noiva (Polygonum aviculare) é uma planta medicinal também conhecida como centonódia, erva-da-ferradeira, erva-da-muda, erva-da-saúde, erva-das-galinhas, erva-dos-pássaros, erva-dos-porcos, erva-nó, grama-de-capacho, grama-de-nó, língua-de-perdiz, nó-de-grama, persicária-sempre-noiva, sanguinária, sanguinha, sempre-noiva-dos-modernos, knotgrass, knotweed (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Polygonaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da sempre-noiva

A Polygonum aviculare é conhecida por suas propriedades analgésicas, adstringentes, anti-diarreicas, antipiréticas, coagulantes, curativas, diurética, expectorantes, hemostática, tônicas, vasoconstritoras e vermífugas. É usado especialmente indicado em casos de bronquite, catarro diabetes, diarreia, gota, prisão de ventre, reumatismo e sudorese noturna. O uso também é comum para o tratamento de bronquites, disenteria, distúrbios no pulmão, icterícia, pedras nos rins e vesícula e como regulador do fluxo menstrual.

Devido as suas propriedades diuréticas, é indicada para o tratamento da hipertensão, contudo, é necessária a supervisão de um médico para usá-la desta forma. A ação diurética é indicada para a eliminação de pedras nos rins. A erva-nó foi tradicionalmente usada para juntas artríticas e joelhos inchados. De maneira externa, é usada para o tratamento de feridas na pele e sangramentos no nariz. O chá das folhas é indicado para eliminar vermes. O uso é indicado para o tratamento de sangramentos uterinos e intestinais.

Chá de sempre-noiva

O chá das folhas da centonódia é rico em propriedades medicinais. Para alcançar os efeitos desejados é necessário que o chá seja consumido cerca de 3 vezes ao dia.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas de grama-de-nó seca.
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo

  • Coloque água no fogo e espere ferver.
  • Quando a água atingir este ponto jogue as folhas.
  • Desligue o fogo.
  • Tampe a panela e aguarde cerca de 10 minutos.
  • Coe e o chá estará pronto.

Contraindicações e efeitos colaterais da sempre-noiva

O uso é contraindicado para crianças, gestantes e lactantes. Pode causar fotossensibilidade em pessoas mais sensíveis.

História e curiosidades

O nome de gênero, Polygonum, é oriundo do grego “polys” (muitos)” e de “gony“, que significa “joelho”, em referência aos muitos talos articulados do vegetal. A grama-de-nó cresce em terras ácidas, com pouca grama. Pássaros apreciam as suas sementes minúsculas. Antigamente, as pessoas usavam a grama-de-nó para tratar hemorragia menstrual excessiva e picadas de cobra.

A Polygonum aviculare é nativa da Ásia e Europa, contudo, é uma erva de fácil adaptação. É encontrada em clareiras de bosques, cursos de água, e matagais. Possui hastes finas e pode alcançar até cinquenta centímetros de altura e geralmente adquire uma postura vergada em direção ao solo. As folhas são bem estreitas, de formato lanceolada; a margem é suave disposta de forma alternada no caule. As flores são delicadas, bem pequenas e possuem uma tonalidade de cor branco rosada.

Referências:
Polygonum aviculare. Plants for a Future.
Knotweed. Natural Medicinal Herbs.
Habibi, R. M., Mohammadi, R. A., Delazar, A., Halabian, R., Soleimani, R. J., Mehdipour, A., … & Jahanian-Najafabadi, A. (2011). Effects of polygonum aviculare herbal extract on proliferation and apoptotic gene expression of MCF-7. DARU: Journal of Faculty of Pharmacy, Tehran University of Medical Sciences, 19(5), 326.
Knot-grass – Knotweed – Polygonum aviculare L. Medicine.

Comentários

Comentar