Mamão-papaia: benefícios, efeitos, usos e propriedades medicinais

O mamão (Carica papaya) é o fruto da mamoeiro, sendo também conhecido como mamão-papaia, papaia, papaya, melon tree e pawpaw (inglês). Pertence à família Caricaceae.

Benefícios e propriedades medicinais do mamão

O mamão possui diversas propriedades medicinais, incluindo ação anti-helmíntica, anti-inflamatória, cicatrizante, digestiva, diurética, emoliente e laxante, além de ser um alimento altamente nutritivo. É uma das frutas mais eficazes para o tratamento de problemas digestivos, incluindo casos de prisão de ventre. Quando mastigadas, as sementes de mamão frescas aumentam a produção de bile, auxiliando na limpeza estomacal e sendo eficaz no combate a enfermidades do fígado. As sementes ainda são capazes de combater verminoses.

A papaína é uma enzima presente no fruto do mamão verde, na casca da fruta madura e na folha. Trata-se uma substância semelhante à pepsina e ajuda a digerir carboidratos, gorduras e proteínas, além de reduzir secreções ácidas no estômago. Atualmente, a quimopapaína, outra enzima presente na composição do mamão, é usada na medicina tradicional, sendo injetada diretamente em hérnias de discos lombares para dissolver proteína e reduzir a inflamação. O pó de papaína reduz a dor e inflamação quando aplicado a picadas de abelha e queimaduras de “corais de fogo” (espécie de coral que contém nematocistos tóxicos que podem queimar a pele ao entrar em contato, causando ardência e vermelhidão na região).

O látex da Carica papaya é utilizado em casos de febres, feridas, lombrigas e verrugas. Age como um anti-hipertensivo eficaz quando administrado oralmente nas quantidades de adequadas. O mamão é rico em nutrientes, incluindo ácido fólico, ácido pantotênico, açúcares, betacaroteno, fibras, licopeno, luteína, niacina, riboflavina, tiamina e vitaminas C, E e K. Também possui uma grande quantidade de minerais, incluindo cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio, sódio e zinco. Ainda sobre suas qualidades nutritivas, é composto de uma grande quantidade de alcaloides (carpaína), enzimas proteolíticas (papaína, quimopapaína) e proteínas.

Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.

Como consumir o mamão?

Vitamina de mamão
Vitamina de mamão

Folhas

O chá das folhas de mamão pode ser preparado utilizando 5 (cinco) colheres de folhas secas, um litro de água e uma colher de mel. Basta ferver as folhas com a água por volta de 10 minutos, desligar o fogo, deixar esfriar, coar e adoçar com o mel. O recomendado é consumir o chá várias vezes ao dia. As folhas também podem ser usadas como cataplasma para feridas, inclusive se estiverem inflamadas.

Flores

As flores auxiliam em casos de problemas respiratórios, incluindo asma, bronquite, laringite, rouquidão e tosses.

Fruto e polpa

O fruto é a parte mais versátil da Carica papaya. Pode ser consumida em sua forma natural, incluindo vitaminas, quando batido com leite. Várias receitas culinárias, tais como salada de frutas e sorvetes, utilizam o fruto. Apenas a fruta do mamão é hipoglicêmica (ajuda a regular os índices glicêmicos do sangue progressivamente). O fruto verde é usado em máscaras faciais e aplicada em cataplasma para tumores.

Sementes

Podem ser consumidas frescas ou secas, cruas ou cozidas. Caso necessário, é possível adoçar com uma pequena quantidades de mel. As sementes são úteis para eliminar parasitas e vermes intestinais. As sementes possuem carpasemina.

Contraindicações e efeitos colaterais do mamão

O uso é contraindicado para mulheres grávidas, vez que suas substâncias interferem na ação hormônio progesterona, o que em alguns casos pode levar ao aborto. Pessoas sensíveis ao látex devem evitar o consumo para evitar possíveis alergias. Houve relatórios de que mulheres no Caribe e Polinésia ingeriam cerca de 25 sementes por dia para que o mesmo agisse como um agente anticoncepcional, estimulando as menstruações e trabalhando para induzir aborto. Quantidades excessivas podem causar efeito purgante.

História e curiosidades

A Carica papaya é nativa do Sul do México, contudo, é facilmente encontrado em toda a América Central e Norte da América do Sul, vez que se desenvolve bem em regiões de clima tropical. Trata-se de uma árvore de haste única que pode atingir de 5 a 10 metros de altura, em formato espiral. Suas folhas são grandes e podem atingir o diâmetro máximo de 70 centímetros. As flores são amarelas ou brancas. Os frutos são grandes e podem alcançar no máximo 45 centímetros de comprimento. A casca possui cor laranja, assim como o seu interior.

DIURÉTICO / ELIMINA PEDRAS NOS RINS Quebra-Pedra em Cápsulas
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
PRISÃO DE VENTRE / ESTIMULAR GASES Composto Laxante 500mg
REMÉDIO NATURAL CONTRA O ALCOOLISMO Noethyl Anti-Álcool
Referências:
Papaya (Carica papaya) – Oral.
Carica papaya L. James A. Duke. 1983. Handbook of Energy Crops. Purdue.
Silva, J. D., Rashid, Z., Nhut, D. T., Sivakumar, D., Gera, A., Souza, M. T., & Tennant, P. (2007). Papaya (Carica papaya L.) biology and biotechnology. Tree and Forestry Science and Biotechnology, 1(1), 47-73.
Gunde, Mahendra C., and Nikhil D. Amnerkar. “Nutritional, medicinal and pharmacological properties of papaya (Carica papaya Linn.): a review.” J Innov Pharm Biol Sci 3.1 (2016): 162-169.
Oloyede, O. I. (2005). Chemical profile of unripe pulp of Carica papaya. Pakistan Journal of Nutrition, 4(6), 379-381.

Comentários

Comentar