Abacate: saiba pra que serve a fruta

Abacate - Persea americana

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do abacate, fruto do abacateiro (Persea americana), também chamado de avocato.

Atualizado em 20/09/2022

O abacate (Persea spp.) é o fruto do abacateiro, sendo também conhecido como abacado, loiro-abacate, louro-abacate, pera-abacate, aguacate (espanhol), avocado e ashue (inglês), avocat (francês) e avvocato (italiano). Inclui os sinônimos botânicos Persea americana, Laurus persea, Persea drymifolia, Persea floccosa, P. gigantea, P. gratissima, dentre outros. O abacateiro é nativo da América Central e México. O cultivo foi introduzido na América Tropical antes do século XVI.

Benefícios do abacate

A casca, frutas, folhas e sementes do abacate possuem propriedades medicinais. O abacateiro possui propriedades digestivas, emenagogas, antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, peitorais, estomacais, anti-helmínticas, antiperiódicas e antidiarreicas. A sua celulose é afrodisíaca e emenagoga. Em diferentes partes do mundo, é indicado para a tratar anemia, cansaço, colesterol alto, hipertensão, gastrite e úlceras duodenais. A polpa do abacate é utilizada para promover a menstruação e acelerar a supuração de feridas. As folhas do abacateiro foram relatadas como antitussígenas, antidiabéticas e anti-inflamatórias. A decocção de sementes pulverizadas é usada como gargarejos para dor de dente, também, uma parte da semente colocada na cavidade do dente para aliviar a dor. Estudos apontaram que o extrato da folha do abacateiro possui propriedades anticonvulsivas, além de ser redutor da glicose.

Vitaminas e minerais do abacate

Abacate: o principal ingrediente da guacamole, prato típico mexicano

Abacate: o principal ingrediente da guacamole, prato típico mexicano

O abacate é uma boa fonte de vitamina A, algumas vitaminas do complexo B, C E, potássio (mais do que as bananas) e fibra, além de ser uma discreta fonte de ferro, contudo, é pobre em cálcio. O fruto possui alto valor energético e o seu conteúdo mineral é considerado maior do que em qualquer outra fruta fresca. Por ser um fruto altamente calórico e gorduroso, o consumo do fruto deve ser feito com moderação. A inclusão do abacate em dietas de controle ou perda de peso ainda é controverso.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar na eliminação da gordura do fígado (esteatose) e melhorar a saúde hepática.

Composição do abacate

O abacate (fruto) possui um óleo rico em proteínas. As suas folhas tem um óleo volátil com metil-chavicol, dd-pineno e parafina, além de serem ricas em isoramnetina, luteolina, rutina, quercetina e apigenina. A sua semente tem saponinas, flavonoides, taninos e alcaloides.

Contraindicações e efeitos colaterais do abacate

O consumo em excesso pode aumentar níveis de colesterol em alguns casos.

História e curiosidades

O abacateiro é uma árvore de tamanho médio que pode atingir de 10 a 25 metros de altura. Suas folhas são alternadas, coriáceas, oblongas a ovais ou obovadas (formato semelhante a um ovo), com cerca de 20 centímetros de comprimento. As flores são pequenas e amarelas. Possui 12 estamos, em grupos de três em quatro voltas. O abacate é uma fruta é grande, carnuda, alongada, de vários tamanhos e formas, que muitas vezes se assemelha a uma pera, de 8 a 18 centímetros de comprimento, alguns pesando até dois quilos. São macios e comestíveis, com sabor, cor de noz, variando de verde-amarelo ao roxo.

Atualmente, o abacateiro é uma árvore extensivamente cultivada nas Filipinas por seu fruto comestível. É cultivado a partir de sementes, mas podem ser propagadas por brotamento ou enxertia. A Persea spp faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A Persea spp faz parte da família Lauraceae.

Referências:
Abukado / Persea americana/ Avocado : Philippine Herbal Therapy / Philippine Alternative Medicine.
Leite, João Jaime Giffoni, et al. “Chemical composition, toxicity and larvicidal and antifungal activities of Persea americana (avocado) seed extracts.” Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 42.2 (2009): 110-113. (Composição química, toxicidade, atividade larvicida e antifúngica deextratos de semente de Persea americana – abacate).