Tília: benefícios, ação calmante, sedativa e propriedades medicinais

A tília (Tilia americana) é uma planta medicinal também conhecida como álamo-americano, tilla, tilo, tuia, american basswood (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Tilia cordata (linden), T. europaea, T. platyphylla, T. tomentosa, T. vulgaris e outras variedades. Pertence à família Tiliaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da tília

As flores inteiras e cascas da tília concentram as propriedades curativas da tília. As folhas são ricas em diversos compostos químicos, incluindo eugenol, geraniol e óleo essencial (farnesol). As cascas contém mucilagem, glicósidos heterósidos, polifenois, taninos e triterpenos. Ainda possui em sua composição ácidos fenólicos (cafeico, clorogênico), flavonoides (astralagina, hesperidina, kaempferol, quercetina), sais de manganês, saponinas e vitamina C. Todas essas substâncias proporcionam à tília uma série de aplicações na medicina popular.

Possui efeitos calmantes e sedativos, contribuindo para o bom funcionamento do sistema nervoso. É útil no controle de dores de cabeça e insônia. É um dos fitoterápicos mais conhecidos com a finalidade de combater a insônia e proporcionar relaxamento. Dentre as suas propriedades medicinais, destaca seu uso como sudorífico, o que a torna recomendável para estados febris. Também é uma aliada nos casos de acumulação de catarro e gripes. Age também como um potente hipotensor e auxilia em casos de aterosclerose, regerando a parede de vasos sanguíneos.

No sistema digestivo, é uma aliada em casos de cólicas gastrointestinais e má digestão, além de ser eficaz para tratar problemas no fígado e vesícula. Compressas da tília são feitas para curar erupções cutâneas de pele e queimaduras. Aplicada ao rosto, é utilizada para tratamento de acne, rugas e sardas. Erva de banho para relaxamento. Gargarejo para feridas de boca. O mel feito com as flores da tília é considerado um dos melhores tipos.

Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Kit Antitabagismo Kit AntitabagismoPare de fumar sem sofrer os sintomas da abstinência.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Calmantes Calmantes NaturaisCombatem a depressão, estresse, insônia e tensão.
Estimulantes Sexuais Estimulantes Combatem a impotência e a ejaculação precoce, além de melhorarem o desempenho.

Chá de tília

A melhor forma de consumir a tília é através da infusão das suas flores. Devido às características calmantes do chá, na antiguidade, recebeu o nome de “néctar dos reis”.

Ingredientes

  • 4 gramas de inflorescência.
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo

  • Misture os ingredientes e coloque os no fogo, procure cobrir todas as inflorescências.
  • Deixe esta mistura descansar por 10 minutos.
  • Coe e beba esta mistura durante o seu dia.

Contraindicações e efeitos colaterais da tília

Algumas pessoas podem ter urticárias, náuseas ou apresentar dificuldade de respiração com o uso. Nestes casos, o uso deve ser suspenso imediatamente. Pessoas que sofrem com dores estomacais não diagnosticadas podem piorar o quadro sintomático. Gestantes, lactantes e pacientes com debilidades ou doenças do coração devem solicitar uma avaliação médica antes de iniciar o consumo do chá.

História e curiosidades

Acredita-se que a flor da tília é sagrada aos povos germânicos. A mitologia reconta que uma ninfa chamada Philyra foi estuprada por Saturno, que estava disfarçado de cavalo. Após isso, ela deu a luz à um centauro chamado Chiron. Philyra queria muito ir ao reino dos mortais e foi transformada na árvore de álamo. A madeira, conhecida como basswood, possui baixa densidade, é estável e leve, sendo muito utilizada na produção de baixos, guitarras e pianos.

A Tilia americana é comum na região central e norte da América do Norte. A árvore pode atingir a altura máxima de 30 metros de altura. O seu tronco chega a 1 metro e 30 centímetros de diâmetro. A casca do seu tronco é de cor cinza e lisa. Seus galhos possuem coloração castanha avermelhada. As folhas são de tons verdes amarelados. Seus frutos são arredondados e podem alcançar o diâmetro de 8 milímetros. Suas flores possuem um formato muito parecido com a deu um coração.

SUPLEMENTO PARA DORMIR MELHOR E MAIS TRANQUILO Valeriana 500mg
PRÉ-MELATONINA (HORMÔNIO DO SONO) Melatonin 500mg
SPRAY QUE INIBE A VONTADE DE FUMAR Nicofree
AUMENTA O FOCO E BENEFICIA A MEMÓRIA Nootrozyme Memory
CONTROLA ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE Mild Mag
Referências:
American linden. Missouri Botanical Garden.
Natural Resources Conservation Service. United States Department of Agriculture.
Herrera-Ruiz, M., Román-Ramos, R., Zamilpa, A., Tortoriello, J., & Jiménez-Ferrer, J. E. (2008). Flavonoids from T. americana with anxiolytic activity in plus-maze test. Journal of Ethnopharmacology, 118(2), 312-317.
As (Muitas) Propriedades Terapêuticas da Tila. Lifestyle Sapo.pt
Madeiras Estadunidenses e Exótica. Remade.

Comentários

Comentar