Tília: benefícios, ação calmante, sedativa e propriedades medicinais

A tília (Tilia americana) é uma planta medicinal também conhecida como álamo-americano, tilla, tilo, tuia, american basswood (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Tilia cordata (linden), T. europaea, T. platyphylla, T. tomentosa, T. vulgaris e outras variedades. Pertence à família Tiliaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da tília

As flores inteiras e cascas da tília concentram as propriedades curativas da tília. As folhas são ricas em diversos compostos químicos, incluindo eugenol, geraniol e óleo essencial (farnesol). As cascas contém mucilagem, glicósidos heterósidos, polifenois, taninos e triterpenos. Ainda possui em sua composição ácidos fenólicos (cafeico, clorogênico), flavonoides (astralagina, hesperidina, kaempferol, quercetina), sais de manganês, saponinas e vitamina C. Todas essas substâncias proporcionam à tília uma série de aplicações na medicina popular.

Possui efeitos calmantes e sedativos, contribuindo para o bom funcionamento do sistema nervoso. É útil no controle de dores de cabeça e insônia. É um dos fitoterápicos mais conhecidos com a finalidade de combater a insônia e proporcionar relaxamento. Dentre as suas propriedades medicinais, destaca seu uso como sudorífico, o que a torna recomendável para estados febris. Também é uma aliada nos casos de acumulação de catarro e gripes. Age também como um potente hipotensor e auxilia em casos de aterosclerose, regerando a parede de vasos sanguíneos.

No sistema digestivo, é uma aliada em casos de cólicas gastrointestinais e má digestão, além de ser eficaz para tratar problemas no fígado e vesícula. Compressas da tília são feitas para curar erupções cutâneas de pele e queimaduras. Aplicada ao rosto, é utilizada para tratamento de acne, rugas e sardas. Erva de banho para relaxamento. Gargarejo para feridas de boca. O mel feito com as flores da tília é considerado um dos melhores tipos.

Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Calmantes Calmantes NaturaisCombatem a depressão, estresse, insônia e tensão.
Kit Antitabagismo Kit AntitabagismoPare de fumar sem sofrer os sintomas da abstinência.
Estimulantes Sexuais Estimulantes Combatem a impotência e a ejaculação precoce, além de melhorarem o desempenho.

Chá de tília

A melhor forma de consumir a tília é através da infusão das suas flores. Devido às características calmantes do chá, na antiguidade, recebeu o nome de “néctar dos reis”.

Ingredientes

  • 4 gramas de inflorescência.
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo

  • Misture os ingredientes e coloque os no fogo, procure cobrir todas as inflorescências.
  • Deixe esta mistura descansar por 10 minutos.
  • Coe e beba esta mistura durante o seu dia.

Contraindicações e efeitos colaterais da tília

Algumas pessoas podem ter urticárias, náuseas ou apresentar dificuldade de respiração com o uso. Nestes casos, o uso deve ser suspenso imediatamente. Pessoas que sofrem com dores estomacais não diagnosticadas podem piorar o quadro sintomático. Gestantes, lactantes e pacientes com debilidades ou doenças do coração devem solicitar uma avaliação médica antes de iniciar o consumo do chá.

História e curiosidades

Acredita-se que a flor da tília é sagrada aos povos germânicos. A mitologia reconta que uma ninfa chamada Philyra foi estuprada por Saturno, que estava disfarçado de cavalo. Após isso, ela deu a luz à um centauro chamado Chiron. Philyra queria muito ir ao reino dos mortais e foi transformada na árvore de álamo. A madeira, conhecida como basswood, possui baixa densidade, é estável e leve, sendo muito utilizada na produção de baixos, guitarras e pianos.

A Tilia americana é comum na região central e norte da América do Norte. A árvore pode atingir a altura máxima de 30 metros de altura. O seu tronco chega a 1 metro e 30 centímetros de diâmetro. A casca do seu tronco é de cor cinza e lisa. Seus galhos possuem coloração castanha avermelhada. As folhas são de tons verdes amarelados. Seus frutos são arredondados e podem alcançar o diâmetro de 8 milímetros. Suas flores possuem um formato muito parecido com a deu um coração.

ESTIMULA A PRODUÇÃO DE MELATONINA Natural Sleep
SUPLEMENTO PARA CONTROLAR O ESTRESSE Mild Mag
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
AUMENTA O FOCO E BENEFICIA A MEMÓRIA Nootrozyme Memory
SPRAY QUE INIBE A VONTADE DE FUMAR Nicofree
Referências:
American linden. Missouri Botanical Garden.
Natural Resources Conservation Service. United States Department of Agriculture.
Herrera-Ruiz, M., Román-Ramos, R., Zamilpa, A., Tortoriello, J., & Jiménez-Ferrer, J. E. (2008). Flavonoids from T. americana with anxiolytic activity in plus-maze test. Journal of Ethnopharmacology, 118(2), 312-317.
As (Muitas) Propriedades Terapêuticas da Tila. Lifestyle Sapo.pt
Madeiras Estadunidenses e Exótica. Remade.

Comentários

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, é só clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas