Benefícios e efeitos do óleo essencial da pitangueira

Os óleos essenciais das folhas de pitangueira (Eugenia uniflora), árvore versátil nativa da Mata Atlântica, contêm substâncias que são uteis em cosméticos, sobretudo em cremes para acne e cremes/loções para revitalização.

Benefícios do óleo essencial da pitangueira

As folhas da pitangueira são usadas na medicina popular brasileira ao longo de centenas de anos. O extrato e o óleo da folha de pitanga são considerados eficazes contra muitas doenças, sendo utilizados na medicina alternativa em remédios naturais contra a febre (incluindo febre amarela), diarreias e disenterias, doenças do estômago, gota hipertensão arterial, malária, perda de peso, reumatismo, além de ser útil como um estimulante menstrual. Devido às suas propriedades alcalinas, também é utilizada como expectorante e digestivo.

O óleo da folha da pitanga possui fortes propriedades adstringentes (teor de tanino naturalmente elevado), sendo muito útil para normalizar a produção excessiva de sebo no couro cabeludo (cabelos oleosos) e dermatite seborreica. O óleo da folha de pitanga é rico em vitaminas que ajudam a rejuvenescer o cabelo, além de ser muito rico em alfa-hidroxi-ácidos. Os alfa-hidroxi-ácidos (AHAS) possuem benefícios no tratamento para o rejuvenescimento da pele, sendo conhecido por sua capacidade ajudar no tratamento de acne e rugas. De acordo com pesquisas, os AHAS possuem a capacidade de penetrar a haste do cabelo e causar um impacto na estabilidade da queratina, proteína que forma a estrutura do cabelo e contribui para a sua força. O óleo da folha de pitanga também possui propriedades repelentes.

Fitoestrógenos Fitoestrógenos Fitoterápicos capazes de equilibrar as taxas hormonais e reduzir os sintomas da menopausa.
Nutricosméticos Nutricosméticos Cápsulas nutritivas desenvolvidas para melhorar a saúde da pele e dos cabelos.
Aloe vera Aloe vera Compre cápsulas liofilizadas, cremes, loções e shampoos de Aloe vera.
Cosméticos Naturais Cosméticos Naturais Produtos naturais sem química para promover a beleza e saúde da pele.

Composição dos óleos essenciais

A Eugenia uniflora é utilizada na medicina tradicional da America do Sul como um anti-hipertensivo, vez que possui propriedades vasodilatadoras e efeito diurético. O óleo essencial possui ação antibacteriana e antidiarreica, sendo composto de quantidades substanciais do antioxidante licopeno, beta-criptoxantina, gama-caroteno e rubixantina. O perfil composicional dos óleos essenciais isolados da Eugenia uniflora revelou a ocorrência de um sesquiterpeno incomum como composto majoritário. Os óleos voláteis foram caracterizados pela abundância de atractilona, curzereno, furanodieno, dentre outras substâncias nas folhas. Os frutos possuem curzereno, germacrona, oxidoselina, dentre outros compostos nos frutos. Os dois óleos exibiram potente atividade citotóxica e variados efeitos antibacterianos.

ANTISSÉPTICO / ALIVIA DORES / INFECÇÕES Óleo de Copaíba (Solução de 30ml)
GEL CONCENTRADO COM 99% DE BABOSA Gel Concentrado (99% de Aloe vera)
SUPLEMENTO PARA FORTALECER OS CABELOS Hair Up
ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
NUTRICOSMÉTICO PARA PREVENIR CELULITES CelluliFree (Anti-Celulite)
Referências:
Ogunwande, I. A., Olawore, N. O., Ekundayo, O., Walker, T. M., Schmidt, J. M., & Setzer, W. N. (2005). Studies on the essential oils composition, antibacterial and cytotoxicity of Eugenia uniflora L. International Journal of Aromatherapy, 15(3), 147-152.
Victoria, F. N., Lenardão, E. J., Savegnago, L., Perin, G., Jacob, R. G., Alves, D., … & da Silva Nascente, P. (2012). Essential oil of the leaves of Eugenia uniflora L.: antioxidant and antimicrobial properties. Food and chemical toxicology, 50(8), 2668-2674.

Comentários

Comentar