Raiz-de-cascalho: benefícios e propriedades medicinais

A raiz-de-cascalho (Eupatorium purpureum / Eutrochium purpureum) é uma planta medicinal também conhecida como eupatório, eupatorium, pei lan (chinês), raiz-de-rim (kidney root), rainha-do-prado (queen of the meadow), gravelroot, joe-pye weed, dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Eutrochium fistulosum. Pertence à família Asteraceae.

Benefícios da raiz-de-cascalho

De acordo com o Shennong Ben Cao Jing, um dos livros médicos antigos admitidos na criação de uma base para a medicina tradicional chinesa e composto de três volumes contendo 365 entradas de medicamentos, o pei lan (raiz-cascalho) é classificado como um medicamento superior. Sua origem foi atribuída ao mítico soberano chinês Shennong, que teria vivido em torno de 2800 a.C. Pesquisadores acreditam que o texto é uma compilação de tradições orais, escritas na China entre 200 e 250 d.C.

O rizoma concentra as propriedades medicinais da Eupatorium purpureum, contudo, é possível aproveitar as raízes e flores. O chá de raiz-de-cascalho reduz a produção de odor na boca, eliminando impurezas. Estudos farmacológicos demonstraram que o extrato pode efetivamente inibir a reprodução e o crescimento de 12 tipos de bactérias orais associadas ao mau hálito, o que reduz a geração de material sulfídrico oral. Além da falta de higiene bucal, os sintomas usuais do mau hálito incluem calor na boca, secura da língua, tártaro dos dentes, gengivas inchadas, sabor amargo, revestimento de língua branca gordurosa e constipação.

Chá de raiz-de-cascalho para eliminar pedras nos rins

A raiz-de-cascalho é conhecida por acalmar membranas de muco irritadas na região urinária e ajudar os rins a removerem substâncias não utilizáveis pelo organismo, como o ácido úrico. Por serem transparentes, as pedras formadas por ácido úrico não aparecem nos exames de ultrassom e raio-x. Para preparar uma decocção, adicione uma colher de chá de raiz de cascalho a um copo de água e ferva a mistura. Deixe a mistura ferver por cerca de dez minutos. Esta decocção precisa ser consumida três vezes durante o dia. Além de reduzir a quantidade de ácido úrico, o chá é altamente utilizado para fortalecer o organismo.

Prisão de Ventre Má Digestão e Prisão de Ventre Remédios naturais para melhorar o sistema digestivo.
Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.

Contraindicações e efeitos colaterais da raiz-de-cascalho

Consumida em doses elevadas, pode causar náuseas e vômitos. Hipertensos ou alérgicos devem evitar o seu consumo.

História e curiosidades

Sua cor púrpura, bonita e imponente, deu origem ao apelido de rainha-do-prado. Segundo relatos históricos, a raiz-de-cascalho foi usada como medicamento para tratar uma epidemia de febre amarela que ocorreu na Filadélfia, EUA, em 1793. A tradução literal de pei lan, nomenclatura pela qual é conhecida na China, significa “orquídea usável”.

FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
PRISÃO DE VENTRE / ESTIMULAR GASES Composto Laxante 500mg
CÁLCULOS RENAIS, INFECÇÕES URINÁRIAS ETC. Diu Renal
REMÉDIO NATURAL CONTRA O ALCOOLISMO Noethyl Anti-Álcool
VERMÍFUGO NATURAL / ELIMINA PARASITAS Composto Anti-Verme 500mg
Referências:
Sweet Joe-Pye Weed. Eutrochium purpureum
Habtemariam, Solomon. “Antiinflammatory activity of the antirheumatic herbal drug, gravel root (Eupatorium purpureum): further biological activities and constituents.” Phytotherapy Research 15.8 (2001): 687-690.
Habtemariam, Solomon. “Cistifolin, an integrin-dependent cell adhesion blocker from the anti-rheumatic herbal drug, gravel root (rhizome of Eupatorium purpureum).” Planta medica 64.08 (1998): 683-685.

Comentários

Comentar