Anis-estrelado: efeitos como afrodisíaco natural

O anis-estrelado é uma planta medicinal nativa da região do Mediterrâneo Oriental e sudoeste da Ásia. Também conhecido como anis-chinês, cominho-doce, dentre outros nomes populares, trata-se de uma planta anual herbácea que cresce até 50 cm de altura. Devido ao seu aroma e composição, é considerado um afrodisíaco.

Efeitos do anis-estrelado como afrodisíaco

O anis-estrelado possui frutos em formato de estrela, geralmente colhidos antes da maturação. Quando Lineu classificou o anis-estrelado, chamou de micium, derivado da palavra latina “illicere“, que pode ser traduzida como “seduzir”. A descrição de Lineu tinha a intenção de enfatizar a fragrância convidativa e o aroma de suas sementes.Pertencente à mesma família da cenoura e da salsa, possui uma série de propriedades medicinais, incluindo ação antibacteriana, antifúngica, antioxidantes, carminativa, estimulante e expectorante.

O anis-estrelado é utilizado como afrodisíaco natural desde a época dos antigos gregos e os romanos, que acreditavam que os frutos estrelados possuíam poderes especiais. Acreditava-se que uma pessoa poderia aumentar o desejo sexual sugando sementes. Além disso, seu sabor doce de alcaçuz é utilizado em muitas culturas para estimular a libido e aumentar o desejo. Os compostos estrogênicos (hormônios femininos) em sua composição são conhecidos por induzirem efeitos semelhantes à testosterona, desta forma, estimulam um aumento na potência masculina e libido.

O chá de anis estrelado também é consumido por algumas mulheres para promover a menstruação, facilitando o parto e para aumentar a produção e fluxo de leite materno. Alguns homens usam chá para aumentar a libido (impulso sexual) e para aliviar os sintomas da andropausa, a “menopausa” masculina”.

Chá afrodisíaco de anis-estrelado

O chá deve ser consumido de duas a três xícaras ao longo do dia.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de anis-estrelado seco.
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

  • Coloque a água em uma chaleira e espere levantar fervura.
  • Quando atingir este ponto desligue o fogo.
  • Coloque a erva seca na mistura.
  • Aguarde dez minutos.
  • Coe e estará pronto para o consumo.

Contraindicações e efeitos colaterais do anis-estrelado

Quando usado como aromatizante de alimentos, é totalmente seguro. Como medicamento, pode causar algumas interações. Doses elevadas podem ser tóxicas e causar náuseas, vômitos, delírios e convulsões. A espécie Illicium verum não deve ser confundida com a Illicium lanceolatum ou Illicium religiosum, que são potencialmente tóxicas. A Illicium anisatum também pode ser nociva à saúde.

Referências:
Aniseed as an Aphrodisiac. Aphrodisiac List.
Kakkar, Sahil, and Souravh Bais. “A review on protocatechuic acid and its pharmacological potential.” ISRN pharmacology 2014 (2014).

Comentários

Comentar