O anis-estrelado (Illicium verum) é uma planta medicinal também conhecida como anis-doce, anis-siberiano, anis-verdadeiro, badiana, cardamomo-siberiano, erva-doce-chinesa, funcho-da-China, star anise (inglês), dentre outros nomes populares. A Ilicium verum faz parte da família Illiciaceae.
Benefícios e propriedades do anis-estrelado
O anis-estrelado é rico em antioxidantes e outras substâncias que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e protegem o organismo contra os danos causados pelos radicais livres. Possui notável capacidade antifúngica e antibacteriana, especialmente no tratamento da candidíase. Segundo pesquisadores taiwaneses, tal capacidade torna o anis-estrelado resistente à diversas drogas. Além disso, auxilia no tratamento da tosse e torna o organismo mais resistente à doenças causadas por vírus.
Historicamente, esta erva foi usada há muitos séculos. Os gregos antigos, incluindo Hipócrates, prescreveram para tosse. Possui sabor similar ao alcaçuz. Os antigos médicos chineses usaram o anis-estrelado como digestivo e remédio para flatulência. Também foi recomendada para melhorar a saúde de gestantes, estimular a produção de leite para mulheres que amamentam e regular os hormônios femininos. O chá é usado no tratamento de retenção de líquidos, além de ser útil para asma, bronquite, cólicas (incluindo cólica abdominal e infantil), constipação, dor de cabeça, inchaço, insônia, náuseas e piolhos e até câncer.
Dentre as propriedades medicinais do anis-estrelado se destacam a sua ação analgésica, antimicrobiana, emenagoga, galactagoga e pode ser útil no tratamento de infecções no trato respiratório, artrite, reumatismo, dentre outras afecções. O óleo essencial é usado aliviar dores de dente, eliminar piolhos e sarnas, além de aromatizar alguns alimentos e dar cheiro a produtos para cabelo, perfumes e sabões.
Efeitos do anis-estrelado como afrodisíaco
O anis-estrelado possui frutos em formato de estrela, geralmente colhidos antes da maturação. Quando Lineu classificou o anis-estrelado, chamou de micium, derivado da palavra latina “illicere“, que pode ser traduzida como “seduzir”. A descrição de Lineu tinha a intenção de enfatizar a fragrância convidativa e o aroma de suas sementes.Pertencente à mesma família da cenoura e da salsa, possui uma série de propriedades medicinais, incluindo ação antibacteriana, antifúngica, antioxidantes, carminativa, estimulante e expectorante.
O anis-estrelado é utilizado como afrodisíaco natural desde a época dos antigos gregos e os romanos, que acreditavam que os frutos estrelados possuíam poderes especiais. Acreditava-se que uma pessoa poderia aumentar o desejo sexual sugando sementes. Além disso, seu sabor doce de alcaçuz é utilizado em muitas culturas para estimular a libido e aumentar o desejo. Os compostos estrogênicos (hormônios femininos) em sua composição são conhecidos por induzirem efeitos semelhantes à testosterona, desta forma, estimulam um aumento na potência masculina e libido.
O chá de anis estrelado também é consumido por algumas mulheres para promover a menstruação, facilitando o parto e para aumentar a produção e fluxo de leite materno. Alguns homens usam chá para aumentar a libido (impulso sexual) e para aliviar os sintomas da andropausa, a “menopausa” masculina”.
Chá de anis-estrelado
O chá de anis-estrelado é capaz de proporcionar inúmeros benefícios à saúde e deve ser consumido de duas a três xícaras ao longo do dia. Caso a intenção seja combater o mau hálito, é indicado para chupar as raízes frescas da planta.
Ingredientes
- 1 colher de chá de anis estrelado seco Medicina Natural.
- 1 litro de água filtrada.
Modo de preparo
- Coloque a água em uma chaleira e espere levantar fervura.
- Quando atingir este ponto desligue o fogo.
- Coloque o anis estrelado seco Medicina Natural na mistura.
- Aguarde dez minutos.
- Coe e estará pronto para o consumo.
Uso na culinária
Na culinária asiática, o anis estrelado é usado como um tempero para guisados de peixe, porco e pato. Pode ser adicionado em cafés, chás e licores. É usado como um substituto da semente de erva-doce em condimentos, contudo, possui sabor mais forte e mais pungente. Um pedaço da erva pode ser mastigado após a refeição para refrescar a respiração.
Contraindicações e efeitos colaterais do anis-estrelado
Quando usado como aromatizante de alimentos, é totalmente seguro. Como medicamento, pode causar algumas interações. Doses elevadas podem ser tóxicas e causar náuseas, vômitos, delírios e convulsões. A espécie Illicium verum não deve ser confundida com a Illicium lanceolatum ou Illicium religiosum, que são potencialmente tóxicas. A Illicium anisatum também pode ser nociva à saúde.
História e curiosidades
O nome de gênero, Illicium, é oriundo do latim e significa “aquilo que atrai”, em referência ao cheiro agradável da árvore. O nome de espécie, verum, significa “verdadeiro”. Apesar de possuir cheiro e sabor semelhante, não é relacionada à popular erva-doce. A planta já foi chamada de cardamomo-siberiano, vez que era transportada para a Europa pela rota China/Rússia.
O anis-estrelado é nativo da Ásia, sendo facilmente encontrada no sul da China, Japão, Filipinas e Vietnã. Trata-se de um pequeno arbusto que mede entre 4 e 5 metros de altura. Sua casca possui a coloração branca. As folhas são verdes, resistentes, alongadas, lisas, brilhantes e inteiras. Suas flores são grandes e crescem solitárias. Por serem muito bonitas, são apreciadas e bastante usadas na decoração de ambientes. Os capelos do ovário se unem em conjunto de seis e formam o fruto. A formação final é bem parecida com a de uma estrela de oito pontas. De cada ponto é liberada uma semente. Os frutos devem ser colhidos verdes e secados ao sol.