Anis-estrelado: para que serve o chá

Anis-estrelado - Ilicium verum

Conheça os benefícios e propriedades do anis-estrelado (Illicium verum), especiaria também conhecida como anis-doce, cardamomo-siberiano e outros nomes.

Atualizado em 16/10/2022

O anis-estrelado (Illicium verum) é uma planta medicinal também conhecida como anis-doce, anis-siberiano, anis-verdadeiro, badiana, cardamomo-siberiano, erva-doce-chinesa, funcho-da-China, star anise (inglês), dentre outros nomes populares. A Ilicium verum faz parte da família Illiciaceae.

Benefícios e propriedades do anis-estrelado

O anis-estrelado é rico em antioxidantes e outras substâncias que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e protegem o organismo contra os danos causados pelos radicais livres. Possui notável capacidade antifúngica e antibacteriana, especialmente no tratamento da candidíase. Segundo pesquisadores taiwaneses, tal capacidade torna o anis-estrelado resistente à diversas drogas. Além disso, auxilia no tratamento da tosse e torna o organismo mais resistente à doenças causadas por vírus.

Historicamente, esta erva foi usada há muitos séculos. Os gregos antigos, incluindo Hipócrates, prescreveram para tosse. Possui sabor similar ao alcaçuz. Os antigos médicos chineses usaram o anis-estrelado como digestivo e remédio para flatulência. Também foi recomendada para melhorar a saúde de gestantes, estimular a produção de leite para mulheres que amamentam e regular os hormônios femininos. O chá é usado no tratamento de retenção de líquidos, além de ser útil para asma, bronquite, cólicas (incluindo cólica abdominal e infantil), constipação, dor de cabeça, inchaço, insônia, náuseas e piolhos e até câncer.

Dentre as propriedades medicinais do anis-estrelado se destacam a sua ação analgésica, antimicrobiana, emenagoga, galactagoga e pode ser útil no tratamento de infecções no trato respiratório, artrite, reumatismo, dentre outras afecções. O óleo essencial é usado aliviar dores de dente, eliminar piolhos e sarnas, além de aromatizar alguns alimentos e dar cheiro a produtos para cabelo, perfumes e sabões.

Efeitos do anis-estrelado como afrodisíaco

O anis-estrelado possui frutos em formato de estrela, geralmente colhidos antes da maturação. Quando Lineu classificou o anis-estrelado, chamou de micium, derivado da palavra latina “illicere“, que pode ser traduzida como “seduzir”. A descrição de Lineu tinha a intenção de enfatizar a fragrância convidativa e o aroma de suas sementes.Pertencente à mesma família da cenoura e da salsa, possui uma série de propriedades medicinais, incluindo ação antibacteriana, antifúngica, antioxidantes, carminativa, estimulante e expectorante.

O anis-estrelado é utilizado como afrodisíaco natural desde a época dos antigos gregos e os romanos, que acreditavam que os frutos estrelados possuíam poderes especiais. Acreditava-se que uma pessoa poderia aumentar o desejo sexual sugando sementes. Além disso, seu sabor doce de alcaçuz é utilizado em muitas culturas para estimular a libido e aumentar o desejo. Os compostos estrogênicos (hormônios femininos) em sua composição são conhecidos por induzirem efeitos semelhantes à testosterona, desta forma, estimulam um aumento na potência masculina e libido. O chá de anis estrelado também é consumido por algumas mulheres para promover a menstruação, facilitando o parto e para aumentar a produção e fluxo de leite materno. Alguns homens usam chá para aumentar a libido (impulso sexual) e para aliviar os sintomas da andropausa, a “menopausa” masculina”.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Chá de anis-estrelado

Chá de anis-estrelado

Chá de anis-estrelado

O chá de anis-estrelado é capaz de proporcionar inúmeros benefícios à saúde e deve ser consumido de duas a três xícaras ao longo do dia. Caso a intenção seja combater o mau hálito, é indicado para chupar as raízes frescas da planta.

Ingredientes

Modo de preparo

  • Coloque a água em uma chaleira e espere levantar fervura.
  • Quando atingir este ponto desligue o fogo.
  • Coloque o anis estrelado seco Medicina Natural na mistura.
  • Aguarde dez minutos.
  • Coe e estará pronto para o consumo.

Uso na culinária

Na culinária asiática, o anis estrelado é usado como um tempero para guisados de peixe, porco e pato. Pode ser adicionado em cafés, chás e licores. É usado como um substituto da semente de erva-doce em condimentos, contudo, possui sabor mais forte e mais pungente. Um pedaço da erva pode ser mastigado após a refeição para refrescar a respiração.

Contraindicações e efeitos colaterais do anis-estrelado

Quando usado como aromatizante de alimentos, é totalmente seguro. Como medicamento, pode causar algumas interações. Doses elevadas podem ser tóxicas e causar náuseas, vômitos, delírios e convulsões. A espécie Illicium verum não deve ser confundida com a Illicium lanceolatum ou Illicium religiosum, que são potencialmente tóxicas. A Illicium anisatum também pode ser nociva à saúde.

História e curiosidades

O nome de gênero, Illicium, é oriundo do latim e significa “aquilo que atrai”, em referência ao cheiro agradável da árvore. O nome de espécie, verum, significa “verdadeiro”. Apesar de possuir cheiro e sabor semelhante, não é relacionada à popular erva-doce. A planta já foi chamada de cardamomo-siberiano, vez que era transportada para a Europa pela rota China/Rússia.

O anis-estrelado é nativo da Ásia, sendo facilmente encontrada no sul da China, Japão, Filipinas e Vietnã. Trata-se de um pequeno arbusto que mede entre 4 e 5 metros de altura. Sua casca possui a coloração branca. As folhas são verdes, resistentes, alongadas, lisas, brilhantes e inteiras. Suas flores são grandes e crescem solitárias. Por serem muito bonitas, são apreciadas e bastante usadas na decoração de ambientes. Os capelos do ovário se unem em conjunto de seis e formam o fruto. A formação final é bem parecida com a de uma estrela de oito pontas. De cada ponto é liberada uma semente. Os frutos devem ser colhidos verdes e secados ao sol.

Referências:
STAR ANISE Other Names: Anis de Chine, Anís Estrellado, Anis Étoilé, Anis Étoilé Chinois, Aniseed Stars, Anisi Stellati Fructus, Ba Jiao Hui, Badiana, Badiane, Badiane de Chine, Bajiao, Chinese Anise, Chinese Star Anise, Eight-Horned Anise, Eight Horns, Illicium, Illicium verum. WebMD.
Star Anise (Illicium verum). Natural Living Center.
Yang, J. F., Yang, C. H., Chang, H. W., Yang, C. S., Wang, S. M., Hsieh, M. C., & Chuang, L. Y. (2010). Chemical composition and antibacterial activities of Illicium verum against antibiotic-resistant pathogens. Journal of medicinal food, 13(5), 1254-1262.
Aniseed as an Aphrodisiac. Aphrodisiac List.
Kakkar, Sahil, and Souravh Bais. “A review on protocatechuic acid and its pharmacological potential.” ISRN pharmacology 2014 (2014).