Chá de Barbatimão – S. adstringens

Chá de Barbatimão - Stryphnodendron adstringens - Medicina Natural

O chá de barbatimão (Stryphnodendron adstringens) é muito consumido para auxiliar em condições de distúrbios gastrointestinais, diarreias, gonorreia e úlceras.

ATUALIZADO EM Atualizado em 16/04/2023

O chá de barbatimão é bastante consumido para auxiliar em condições de distúrbios gastrointestinais, diarreias, gonorreia e úlceras. O chá possui ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante devido aos taninos condensados presentes na planta. O chá de barbatimão (Stryphnodendron adstringens) é amplamente consumido em várias regiões do país, sendo muito conhecido pela população brasileira. A inclusão do barbatimão na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS) se deu devido a comprovação de sua eficácia terapêutica após a realização de diversos estudos científico.

O barbatimão é uma árvore que se destaca pelo elevado teor de taninos de sua casca, que confere a maioria de suas propriedades terapêuticas. O poder de cicatrização e diminuição de hemorragias do barbatimão deve-se à eliminação de água de dentro das células, provocando uma contração das fibras. Os taninos também formam uma camada protetora sobre a mucosa ou tecido lesado, através da complexação dos taninos com íons metálicos, proteínas ou polissacarídeos. Vários estudos já validaram sua ação no processo de cicatrização das feridas na pele.

Outros nomes populares

Barba-de-timan, barba-de-timão, barbatimão-verdadeiro, casca-damocidade, casca-da-virgindade, iba-timão, ibatimô, paricarana, uabatimô, ubatima, ubatimó, chorãozinho roxo, paricana, verna, piçarana (Pará). Barbatimão alumbark (inglês), barbatimão (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão).

Usos tradicionais do chá de barbatimão

Chá de barbatimão

O chá da casca é indicado para uso externo em hemorragia uterina, ferida ulcerosa e para pele excessivamente oleosa. Além dos taninos, possui como constituintes químicos alcaloides, flavonoides, terpenos, estilbenos, esteroides e inibidores de proteases (como a tripsina). Os efeitos antimicrobianos previnem infecções na pele e estudos recentes apontam até seu uso como adjuvante no tratamento da cárie dental.

Partes utilizadas

Cascas.

Casca de barbatimão

Casca de barbatimão

Modo de preparo

Adicione 3 gramas de barbatimão em 150ml de água, após levantar fervura manter por 5 minutos. Após a fervura, desligue o fogo e tampe o recipiente, abafando o chá, por cerca de 15 minutos. Após isso, basta coar o chá e consumir.

Sugestão de consumo

Recomenda-se ingerir de 2 a 3 xícaras ao dia.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, incluindo a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • CASCAS LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Contraindicações e efeitos colaterais do barbatimão

Contraindicado a gestantes, lactantes, devido à falta de estudos que comprovem sua segurança e eficácia a essa população. Por ser rico em taninos, o barbatimão não deve ser utilizado em associação com plantas ricas em alcaloides, pois são incompatíveis com a formação de sair insolúveis.

Cuidados e precauções

Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.

Comprar chá de barbatimão Medicina Natural

Clique aqui para comprar Chá de Barbatimão Medicina Natural

Chá de Barbatimão Medicina Natural

Chá de Barbatimão Medicina Natural

Referências:
Formulário de Fitoterápicos Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa 2ª EDIÇÃO Farmacopeia Brasileira
Barbatimão. Medicina Natural.
Lima, Thaiana Cristina Dias de, et al. “Breve revisão etnobotânica, fitoquímica e farmacologia de Stryphnodendron adstringens utilizada na Amazônia.” (2017).
Nome científico: Stryphnodendron barbatiman Sinonímia Científica: Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville, Mimosa Vell. barbadetiman Vell e Stryphnodendron ovobatum Menth. (Lorenzi, 1992). Florien.