Cinco-sabores (schisandra): benefícios e propriedades medicinais


A cinco-sabores (Schisandra chinensis) é uma planta medicinal também conhecida como cereja-dos-cinco-sabores (Wu Wei Zi, em chinês), magnólia-chinesa, magnólia-videira, prozac-herbal, schizandra, planta de los cinco aromas (espanhol), kita-gomishi (japonês), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Schisandra fructus e Schisandra sinensis. Pertence à família Schisandraceae.

Benefícios e propriedades da schisandra

A schisandra é um conhecido adaptógeno capaz de aumentar a resistência do organismo à doenças, evitar o estresse, proporcionar aumento de energia e resistência, além de melhorar o desempenho físico. Consumir as frutas da cinco-sabores ajuda o corpo a utilizar melhor o oxigênio. Na China, muitas pessoas mastigam diariamente os frutos durante 100 dias para usufruir do efeito tônico para melhorar a coordenação e concentração. As lignanas dos frutos da schizandra mostraram sucesso no tratamento da hepatite, sem causar efeitos colaterais prejudiciais.

A cereja-de-cinco-sabores normaliza os níveis de açúcar no sangue, sendo útil para pacientes com diabetes. Da mesma forma controla e regulariza a pressão sanguínea, sendo benéfica tanto para pessoas hipotensivas e hipertensivas. Seus efeitos sobre o sistema imunológico podem ser notados em pessoas que utilizaram a planta durante processos de cicatrização e recuperação após cirurgias. A schisandra possui propriedades hepatoprotetoras comprovadamente úteis, tanto que os chineses desenvolveram um remédio para a proteção do fígado elaborado com um dos componentes presentes na composição da planta.

Além de ser ótima para a síndrome pré-menstrual, disfunção erétil e descarga involuntária de sêmen, a schisandra também é útil para quem deseja evitar a perda de memória, combater a depressão e a irritabilidade. Outros usos incluem seus benefícios no tratamento do colesterol alto, asma tosse, insônia, diarreia crônica. Na China, é usada para reduzir a urinação frequente ao mesmo tempo que nutre os fluídos sexuais dos órgãos genitais. Na prevenção de sintomas, é indicada para a prevenção de enjoos e de infecções. No geral, é considerado um alimento capaz de prevenir o envelhecimento precoce e contribuir para uma vida mais longa e saudável.

Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.

Chá de schisandra


O chá de schisandra é uma boa opção para pessoas que desejam usufruir das propriedades medicinais. Para saber a dosagem correta para cada caso é necessário o acompanhamento médico.

Ingredientes

  • 6 gramas de schisandra bruta.
  • 400 ml de água.

Modo de preparo

  • Leve a água ao fogo.
  • Quando ela entrar em ebulição desligue.
  • Coloque a schisandra e aguarde por cerca de 10 minutos.
  • Coe a mistura e ele estará pronta para o consumo.

Contraindicações e efeitos colaterais da schisandra

O uso é contraindicado para mulheres grávidas, vez que a erva estimula contrações uterinas. Não há estudos suficientes para verificar a segurança da erva em mulheres lactantes. Por ser um estimulante do sistema nervoso, não pode ser usada por pessoas que sofrem com epilepsia. Em excesso, pode piorar condições gastrointestinais.

História e curiosidades

A schisandra contém todos os cinco sabores na medicina chinesa (amargo, azedo, doce, pungente e salgado), tanto que seu nome popular para os chineses é “wu wei zi“, tradução literal de “cinco-sabores”. É dito que a planta “acalma o coração e aquieta o espírito”. O uso prolongado embeleza a pele e ajuda a compor o wei chi, a energia vital de defesa do corpo, melhorando a resistência da pessoa para resistir à infecções.

A Schisandra chinensis é nativa da região norte da China e partes do extremo oriente da Rússia. Possui frutos vermelhos que incorporam todos os sabores essenciais, sendo considerada uma das ervas fundamentais da medicina tradicional chinesa.

Cinco-sabores (schisandra): benefícios e propriedades medicinais
5 - 2 votos

ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
ARRABIDAEA CHICA; CIPÓ-CRUZ, CRAJIRU Pariri em Cápsulas 500mg
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
ATUA EM MAIS DE 50 CONDIÇÕES DE SAÚDE Óleo de Copaíba em Cápsulas
ALIVIA DORES DE ARTRITE E REUMATISMO Composto Anti-Reumático
Referências:
Xue, Y., Li, X., Du, X., Li, X., Wang, W., Yang, J., … & Sun, H. (2015). Isolation and anti-hepatitis B virus activity of dibenzocyclooctadiene lignans from the fruits of Schisandra chinenses. Phytochemistry, 116, 253-261.
Panossian, A., & Wikman, G. (2008). Pharmacology of Schizandra chinensis Bail.: an overview of Russian research and uses in medicine. Journal of ethnopharmacology, 118(2), 183-212.

Comentários

Comentar