Cinco-sabores (schisandra): benefícios e propriedades medicinais

A cinco-sabores (Schisandra chinensis) é uma planta medicinal também conhecida como cereja-dos-cinco-sabores (Wu Wei Zi, em chinês), magnólia-chinesa, magnólia-videira, prozac-herbal, schizandra, planta de los cinco aromas (espanhol), kita-gomishi (japonês), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Schisandra fructus e Schisandra sinensis. Pertence à família Schisandraceae.

Benefícios e propriedades da schisandra

A schisandra é um conhecido adaptógeno capaz de aumentar a resistência do organismo à doenças, evitar o estresse, proporcionar aumento de energia e resistência, além de melhorar o desempenho físico. Consumir as frutas da cinco-sabores ajuda o corpo a utilizar melhor o oxigênio. Na China, muitas pessoas mastigam diariamente os frutos durante 100 dias para usufruir do efeito tônico para melhorar a coordenação e concentração. As lignanas dos frutos da schizandra mostraram sucesso no tratamento da hepatite, sem causar efeitos colaterais prejudiciais.

A cereja-de-cinco-sabores normaliza os níveis de açúcar no sangue, sendo útil para pacientes com diabetes. Da mesma forma controla e regulariza a pressão sanguínea, sendo benéfica tanto para pessoas hipotensivas e hipertensivas. Seus efeitos sobre o sistema imunológico podem ser notados em pessoas que utilizaram a planta durante processos de cicatrização e recuperação após cirurgias. A schisandra possui propriedades hepatoprotetoras comprovadamente úteis, tanto que os chineses desenvolveram um remédio para a proteção do fígado elaborado com um dos componentes presentes na composição da planta.

Além de ser ótima para a síndrome pré-menstrual, disfunção erétil e descarga involuntária de sêmen, a schisandra também é útil para quem deseja evitar a perda de memória, combater a depressão e a irritabilidade. Outros usos incluem seus benefícios no tratamento do colesterol alto, asma tosse, insônia, diarreia crônica. Na China, é usada para reduzir a urinação frequente ao mesmo tempo que nutre os fluídos sexuais dos órgãos genitais. Na prevenção de sintomas, é indicada para a prevenção de enjoos e de infecções. No geral, é considerado um alimento capaz de prevenir o envelhecimento precoce e contribuir para uma vida mais longa e saudável.

Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras

Chá de schisandra

O chá de schisandra é uma boa opção para pessoas que desejam usufruir das propriedades medicinais. Para saber a dosagem correta para cada caso é necessário o acompanhamento médico.

Ingredientes

  • 6 gramas de schisandra bruta.
  • 400 ml de água.

Modo de preparo

  • Leve a água ao fogo.
  • Quando ela entrar em ebulição desligue.
  • Coloque a schisandra e aguarde por cerca de 10 minutos.
  • Coe a mistura e ele estará pronta para o consumo.

Contraindicações e efeitos colaterais da schisandra

O uso é contraindicado para mulheres grávidas, vez que a erva estimula contrações uterinas. Não há estudos suficientes para verificar a segurança da erva em mulheres lactantes. Por ser um estimulante do sistema nervoso, não pode ser usada por pessoas que sofrem com epilepsia. Em excesso, pode piorar condições gastrointestinais.

História e curiosidades

A schisandra contém todos os cinco sabores na medicina chinesa (amargo, azedo, doce, pungente e salgado), tanto que seu nome popular para os chineses é “wu wei zi“, tradução literal de “cinco-sabores”. É dito que a planta “acalma o coração e aquieta o espírito”. O uso prolongado embeleza a pele e ajuda a compor o wei chi, a energia vital de defesa do corpo, melhorando a resistência da pessoa para resistir à infecções.

A Schisandra chinensis é nativa da região norte da China e partes do extremo oriente da Rússia. Possui frutos vermelhos que incorporam todos os sabores essenciais, sendo considerada uma das ervas fundamentais da medicina tradicional chinesa.

COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno
MIX COMPLETO DE ANTIOXIDANTES E FIBRAS Be Beauty Dtoxx
ANTIOXIDANTE / PREVINE CONTRA O CÂNCER Nutraskin Antiox Resveratrol
POTENTE QUEIMADOR DE GORDURAS Maxx Sizer
ESTIMULA A PRODUÇÃO DE MELATONINA Natural Sleep
Referências:
Xue, Y., Li, X., Du, X., Li, X., Wang, W., Yang, J., … & Sun, H. (2015). Isolation and anti-hepatitis B virus activity of dibenzocyclooctadiene lignans from the fruits of Schisandra chinenses. Phytochemistry, 116, 253-261.
Panossian, A., & Wikman, G. (2008). Pharmacology of Schizandra chinensis Bail.: an overview of Russian research and uses in medicine. Journal of ethnopharmacology, 118(2), 183-212.

Comentários

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, é só clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas