Schisandra chinensis: veja para que serve

Schisandra chinensis

Conheça dos benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do chá da Schisandra chinensis (cereja-cinco-sabores, magnólia-chinesa)

ATUALIZADO EM Atualizado em 20/09/2022

A Schisandra chinensis é uma planta medicinal também conhecida como cereja-dos-cinco-sabores (Wu Wei Zi, em chinês), cinco-sabores, magnólia-chinesa, magnólia-videira, prozac-herbal, schizandra, planta de los cinco aromas (espanhol), kita-gomishi (japonês), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Schisandra fructus e Schisandra sinensis. A Schisandra chinensis possui frutos vermelhos que incorporam todos os sabores essenciais, sendo considerada uma das ervas fundamentais da medicina tradicional chinesa.

Benefícios e propriedades da schisandra

A schisandra é um conhecido adaptógeno capaz de aumentar a resistência do organismo à doenças, evitar o estresse, proporcionar aumento de energia e resistência, além de melhorar o desempenho físico. Consumir as frutas da Schisandra ajuda o corpo a utilizar melhor o oxigênio. Na China, muitas pessoas mastigam diariamente os frutos durante 100 dias para usufruir do efeito tônico para melhorar a coordenação e concentração. As lignanas dos frutos da schizandra mostraram sucesso no tratamento da hepatite, sem causar efeitos colaterais prejudiciais.

A cereja-de-cinco-sabores normaliza os níveis de açúcar no sangue, sendo útil para pacientes com diabetes. Da mesma forma controla e regulariza a pressão sanguínea, sendo benéfica tanto para pessoas hipotensivas e hipertensivas. Seus efeitos sobre o sistema imunológico podem ser notados em pessoas que utilizaram a planta durante processos de cicatrização e recuperação após cirurgias. A schisandra possui propriedades hepatoprotetoras comprovadamente úteis, tanto que os chineses desenvolveram um remédio para a proteção do fígado elaborado com um dos componentes presentes na composição da planta.

Além de ser ótima para a síndrome pré-menstrual, disfunção erétil e descarga involuntária de sêmen, a schisandra também é útil para quem deseja evitar a perda de memória, combater a depressão e a irritabilidade. Outros usos incluem seus benefícios no tratamento do colesterol alto, asma tosse, insônia, diarreia crônica. Na China, é usada para reduzir a urinação frequente ao mesmo tempo que nutre os fluídos sexuais dos órgãos genitais. Na prevenção de sintomas, é indicada para a prevenção de enjoos e de infecções. No geral, é considerado um alimento capaz de prevenir o envelhecimento precoce e contribuir para uma vida mais longa e saudável.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Chá de Schisandra chinensis

Chá de Schisandra chinensis

Chá de Schisandra chinensis

O chá de schisandra é uma boa opção para pessoas que desejam usufruir das propriedades medicinais. Para saber a dosagem correta para cada caso é necessário o acompanhamento médico.

Ingredientes

  • 6 gramas de schisandra bruta.
  • 400 ml de água.

Modo de preparo

  • Leve a água ao fogo.
  • Quando ela entrar em ebulição desligue.
  • Coloque a schisandra e aguarde por cerca de 10 minutos.
  • Coe a mistura e ele estará pronta para o consumo.

Contraindicações e efeitos colaterais da schisandra

O uso é contraindicado para mulheres grávidas, vez que a erva estimula contrações uterinas. Não há estudos suficientes para verificar a segurança da erva em mulheres lactantes. Por ser um estimulante do sistema nervoso, não pode ser usada por pessoas que sofrem com epilepsia. Em excesso, pode piorar condições gastrointestinais.

História e curiosidades

A schisandra contém todos os cinco sabores na medicina chinesa (amargo, azedo, doce, pungente e salgado), tanto que seu nome popular para os chineses é “wu wei zi“, tradução literal de “cinco-sabores”. É dito que a planta “acalma o coração e aquieta o espírito”. O uso prolongado embeleza a pele e ajuda a compor o wei chi, a energia vital de defesa do corpo, melhorando a resistência da pessoa para resistir à infecções. A Schisandra chinensis é nativa da região norte da China e partes do extremo oriente da Rússia. A Schisandra faz parte da família Schisandraceae.

Referências:
Xue, Y., Li, X., Du, X., Li, X., Wang, W., Yang, J., … & Sun, H. (2015). Isolation and anti-hepatitis B virus activity of dibenzocyclooctadiene lignans from the fruits of Schisandra chinenses. Phytochemistry, 116, 253-261.
Panossian, A., & Wikman, G. (2008). Pharmacology of Schizandra chinensis Bail.: an overview of Russian research and uses in medicine. Journal of ethnopharmacology, 118(2), 183-212.