Cranberry (oxicoco): benefícios, efeitos e propriedades medicinais

A Vaccinium macrocarpon é uma espécie de cranberry do subgênero Oxycoccus nativa dos Estados Unidos, também conhecida como airela, bearberry, cranberry-grande, cranberry-americana, oxicoco, uva-do-monte, dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Vaccinium oxycoccus. Pertence a família Ericaceae.

Benefícios e propriedades medicinais do oxicoco

O oxicoco é muito indicado para o tratamento de problemas no trato urinário, incluindo infecções. Diminui a acidez e reduz a quantidade de cálcio na urina, previne a formação de cálculos renais (pedras nos rins), além de inibir a adesão de bactérias (como a Escherichia coli) na área urinária, devido à um polímero contido em sua composição, permitindo eliminar microrganismos nocivos do organismo. A fruta reduz o odor da urina, sendo uma grande aliada para pessoas que sofrem com incontinência urinária, evitando situações constrangedoras.

O oxicoco também é útil para aliviar febres e tratar problemas respiratórios. Antigamente, os marinheiros da região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, consumiam oxicocos para prevenir o escorbuto, doença causada pela deficiência de vitamina C no organismo. Por ser rico em flavonoides, substância com muitos antioxidantes, é considerado um ótimo alimento para prevenir o aparecimento e desenvolvimento de células causadoras de câncer. Os antioxidantes da fruta também contribuem para a diminuição do colesterol ruim, fator que auxilia na prevenção de doenças como a aterosclerose. O ácido benzoico presente nos frutos age como um preservativo natural.

Pedras nos Rins Pedras nos Rins Conheça fitoterápicos para eliminar cálculos renais.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Noethyl Anti-Álcool Noethyl Anti-Álcool O melhor suplemento natural para curar o alcoolismo.
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.

Suco de oxicoco (cranberry)

A melhor forma de aproveitar as propriedades é com o suco de cranberry, obtida naturalmente por meio da fruta. É possível encontrar versões em cápsulas. Geralmente são indicadas para mulheres com infecção urinária cujo outros tratamentos não foram satisfatórios. O cranberry é rico em pectina; flavonoides; sais minerais, como o ferro, cálcio, selênio, magnésio e ácidos, como o ascórbico, acético, cáprico, valeriânico, cítrico e málico e vitamina C.

Ingredientes

  • 200 gramas de polpa de oxicoco.
  • 2 xícaras de água filtrada. Caso preferir, pode ser água gelada.
  • Meia xícara de açúcar.

Modo de preparo

Para preparar o suco, basta bater tudo em um liquidificador e consumir o quanto antes. Tal recomendação é para que não ocorra a perda dos nutrientes da fruta.

Contraindicações e efeitos colaterais do oxicoco

Em alguns casos raros, o consumo da fruta pode causar alergias ou diarreias, sobretudo em alguns compostos fitoterápicos com maior concentração dos nutrientes da planta. O oxicoco possui altas quantidades de ácido salicílico, o que torna o seu consumo inadequado para pessoas que possuem alergia à Aspirina.

História e curiosidades

A Vaccinium macrocarpon é nativa da América do Norte. Cresce em bosques úmidos e em montanhas no meio das florestas do Tennessee até o Alasca. Seus primeiros registros datam do ano de 1621 e feitos por peregrinos que haviam acabado de chegar aos Estados Unidos. O fruto possui diversas formas de processamento. É muito usada para o preparo de molhos e sucos, além de ser um dos principais acompanhamentos do peru assado no Dia de Ação das Graças e Natal.

Trata-se de um arbusto baixo que pode se desenvolver de forma rastejante ou como trepadeira. Atinge no máximo 2 metros de comprimento e 20 centímetros de altura. As flores possuem tons rosa escuros e pétalas recurvadas distintas, que facilitam a sua polinização. Seu fruto é uma baga na cor branca que ao amadurecer se torna vermelha escura. O oxicoco é comestível possui sabor levemente doce e extremamente ácido.

MELHORA A SAÚDE DO TRATO URINÁRIO Cran B
SUPLEMENTO NATURAL PARA CURAR ALCOOLISMO Noethyl Anti-Álcool
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
MELHORA A SAÚDE DOS RINS QPR Blend
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
Referências:
Pérez‐López, Faustino R., Javier Haya, and Peter Chedraui. “Vaccinium macrocarpon: an interesting option for women with recurrent urinary tract infections and other health benefits.” Journal of Obstetrics and Gynaecology Research 35, no. 4 (2009): 630-639.
Cranberry. Vaccinium macrocarpon. Medicine.
Yan, X., Murphy, B. T., Hammond, G. B., Vinson, J. A., & Neto, C. C. (2002). Antioxidant activities and antitumor screening of extracts from cranberry fruit (Vaccinium macrocarpon). Journal of Agricultural and Food Chemistry, 50(21), 5844-5849.
McKay, D. L., & Blumberg, J. B. (2007). Cranberries (Vaccinium macrocarpon) and cardiovascular disease risk factors. Nutrition reviews, 65(11), 490-502.
Suco. Cranberry Brasil

Comentários

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, selecionamos uma postagem especial para você aproveitar antes de ir. Clique no link abaixo e dê uma conferida :)

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas