Funcho: benefícios e propriedades medicinais

O funcho (Foeniculum vulgare) é uma planta medicinal também conhecida como fiolho, erva-doce, hinojo (espanhol), carosella, finocchio, fennel (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence a família Apiaceae.

Benefícios do funcho

As sementes do funcho concentram as maiores propriedades medicinais, contudo, as folhas também são utilizadas na medicina popular. As sementes agem como um inibidor de apetite e também ajudam a dispersar congestão no fígado, além de possuírem um sabor naturalmente doce que estabiliza os níveis de açúcar no sangue. A erva é enriquecida com vários princípios ativos que auxiliam no processo digestivo, quebra de gordura e eliminação de resíduos. Acredita-se que o funcho relaxa os músculos lisos na área tônica digestiva. Do chá das sementes já foi feito um colírio para fadiga ocular.

O cataplasma é usado em vapores faciais, cremes anti-ruga, perfume e pasta de dentes. O óleo e o unguento da planta são usados para dar tonalidade muscular. O gargarejo com a erva é indicado para rouquidão. É constituído quimicamente do óleo essencial (anetol, estragol, fenchona, pineno, limoneno), éter de compostos fenólicos, flavonoides, cumarinas, estigmasterol, vitamina C, betacaroteno, cálcio, potássio, fósforo.

Uso na culinária

Por ser uma erva nativa da Europa, principalmente da região do Mediterrâneo, o funcho é muito utilizado na dieta mediterrânea. Possui um sabor de alcaçuz doce, um dos motivos pelo qual também é conhecido como erva-doce, sendo um tempero muito utilizado na cozinha italiana. Os talos podem ser comidos crus. As folhas são cozidas como um legume, acrescentadas a sopas ou comidas cruas em saladas. As sementes costumam ser colocadas em preparos de peixes, massas, conservas e molhos. Mastigar as sementes depois de uma refeição refresca a respiração. Também é usado em licores.

Contraindicações e efeitos colaterais do funcho

O uso em excesso não é recomendado durante a gravidez e pode desestimular o sistema nervoso.

História e curiosidades

O funcho é um tipo de erva-doce, sendo uma planta aromática que pode ser cultivada em praticamente qualquer tipo de solo. Apesar de ser nativa da Europa, especialmente da região do Mediterrâneo, é cultivado atualmente em muitas outras partes do mundo.

O nome popular é derivado do latim foenum, que significa “feno”, vez que as folhas que são finamente divididas. Os atletas gregos na antiguidade comiam sementes de Funcho para ganharem força, sem aumentarem o peso. Durante a Idade Média, as sementes eram mastigadas para disfarçar a fome em períodos de jejuns e durante longos sermões de igreja.

A espécie Foeniculum vulgare faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Comentários

3 Comentários

  1. jussara

    gostaria de saber se tem alguma loja que venda as sementes ou capsula de funcho, em Salvador-Ba

  2. jussara

    gostaria de saber se em Salvador-Ba tem alguma loja que vendo as sementes ou capsulas de funcho

  3. jussara

    gostaria de saber se na Bahia tem alguma loja que venda as sementes ou capsulas de funcho, de preferencia em Salvador.

Comentar