Chá de Funcho – Foeniculum vulgare

Chá de Funcho - Foeniculum vulgare -Medicina Natural

O consumo do chá de funcho (Foeniculum vulgare) melhora a ansiedade, dores de cabeça e distúrbios do sono, além de problemas gastrointestinais e respiratórios.

Atualizado em 29/06/2023

O chá de funcho é popularmente consumido para melhorar condições de transtornos neurológicos, tais como ansiedade, dores de cabeça e distúrbios do sono, vez que possui efeito calmante, podendo ser consumido sozinho ou associado a outros tipos de chás calmantes e sedativos. Contudo, suas principais ações ocorrem no auxílio da melhora de distúrbios gastrointestinais e respiratórios. Em literaturas locais, foi observado que o consumo constante do chá de funcho ameniza cólica, sintomas gripais e auxilia na eliminação do excesso de gases abdominais, vez que possui efeito carminativo, além de ser rico em cálcio, ferro, fibras, fósforo, potássio, sódio, vitaminas A, B e C, além de zinco.

O funcho age como um inibidor de apetite e também ajuda a dispersar congestão no fígado, além de estabilizar os níveis de açúcar no sangue. O chá de funcho é enriquecido com vários princípios ativos que auxiliam no processo digestivo, quebra de gordura e eliminação de resíduos. Acredita-se que o funcho relaxa os músculos lisos na área tônica digestiva. Considerado um antiespasmódico por inibir a motilidade da musculatura visceral, prevenindo a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga e galactagogo (substância medicamentosa ou alimentar que favorece a secreção láctea).

O funcho é nativo das regiões da Europa e da África, mas pode ser cultivado fora destas áreas devido a sua grande capacidade de adaptação, possui caule estriado de até 2m de altura. Possui pequenas flores amarelas, possui semente seca, forte e aromática. A espécie Foeniculum vulgare faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Outros nomes populares do funcho

Erva-doce-brasileira, Erva-doce-de-cabeça (português); fennel (inglês); hinojo (espanhol).

Usos tradicionais do chá de funcho

  • Cólicas menstruais e intestinais;
  • Diarreia;
  • Estimula a produção do leite materno;
  • Gases intestinais;
  • Gripes e resfriados;
  • Hipertensão;
  • Inchaço abdominal;
  • Melhora da digestão;
  • Náuseas e vômitos;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Prisão de ventre;
  • Proteção do fígado;
  • Tosses;
  • TPM;
  • Vermes intestinais.

O chá de funcho aumenta a produção de leite materno

Consumir o chá de funcho ajuda na produção de leite materno, atuando como galactagogo, substância para aumentar a qualidade e quantidade do leite nas mães que estão em processo de amamentação.

Partes utilizadas

Frutos.

Chá de Funcho - Foeniculum vulgare

Chá de Funcho – Foeniculum vulgare

Modo de preparo do chá de funcho

Preparar via infusão (As folhas de funcho não devem ser fervidas junto com a água).
Para 1 litro de água: Adicionar 1 litro de água fervente sobre 10 a 30g de Funcho. Aguardar cerca de 10 minutos.
Para 150ml de água: Adicionar 150 ml de água fervente sobre 1 colher de chá (5 a 7g) de funcho. Aguardar cerca de 10 minutos.

SUGESTÃO DE CONSUMO

Recomenda-se ingerir o chá de funcho de 1 a 3 vezes ao dia, após as refeições. Consumir em até 24 horas após o preparo.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, incluindo a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • FRUTOS LIOFILIZADOS E SELECIONADOS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Contraindicações e efeitos colaterais do funcho

Não se recomenda a administração durante a gravidez, para crianças menores de seis anos de idade, para pacientes com gastrite, úlceras gastroduodenais, síndrome do cólon irritável, colites ulcerosas, doença de Crohn, afecções hepáticas, epilepsia, doença de Parkinson, ou outras enfermidades neurológicas.

Cuidados e precauções

O uso é contraindicado durante a gestação. O consumo deve ser feito com cautela por pessoas que fazem o uso de hipertensivos. Evitar o uso concomitante com sais de ferro.

Comprar Chá de Funcho Medicina Natural

Clique aqui para comprar Chá de Funcho Medicina Natural.

Chá de Funcho - Foeniculum vulgare -Medicina Natural

Chá de Funcho – Foeniculum vulgare -Medicina Natural

Referências:
MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Foeniculum vulgare Mill. (FUNCHO). Organização: Ministério da Saúde e ANVISA. Fonte de Recurso: Ação 20K5 (DAF / SCTIE / MS) / 2013.
Carvalho, L. M., et al. “Caracterização da produtividade do funcho (Foeniculum vulgare Mill.) no sertão de Sergipe.” Revista Brasileira de Plantas Medicinais 13 (2011): 527-532.
Foeniculum vulgare Mill. Florien.