Gualtéria: benefícios, efeitos, usos e propriedades medicinais

A gualtéria (Gaultheria procumbens) é uma planta medicinal também conhecida como chá-montês, waxberry, wintergreen (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Ericaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da gualtéria

A gualtéria produz um óleo essencial muito usado em função de suas propriedades analgésicas, isso ocorre porque ela contém salicilato de metilo, o mesmo principio ativo que é usado na fabricação da aspirina. Americanos nativos mastigavam folhas para aumentar sua capacidade respiratória enquanto percorriam grandes distâncias ou executavam trabalhos árduos. A gualtéria é aplicada em dores musculares, sendo extremamente eficaz contra dores comuns e inchaços. O óleo essencial é usado para reumatismo, mialgia, entorses e neuralgias.

Um outro uso da planta é em massagens para o combate da celulite e adicionado em pastas de dentes e lavagens bucais para refrescar a respiração. É acrescentada na composição de óleos de massagem, pomada e unguentos para celulite, lumbago, paralisia, reumatismo, ciática e músculos doloridos. A pomada é utilizada para aliviar dores de cabeça. Na culinária, os frutos da gualtéria são usados para fazer tortas. As folhas já foram usadas para fazer cervejas de raízes tradicionais.

Aprenda a preparar o óleo essencial de gualtéria

O óleo essencial de gualtéria é rico em propriedades medicinais. Aprenda a prepará-lo.

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo de coco.
  • ¼ de cera de abelha.
  • 2 colheres de gengibre.
  • 15 gotas de óleo essencial de gualtéria.
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda.
  • 1 frasco de vidro a sua escolha.
  • Modo de preparo

    • Coloque o óleo de coco e a cera de abelha dentro do frasco de vidro.
    • Encha uma panela grande com cerca de 5 centímetros de água.
    • Coloque o frasco dentro da panela e deixe em banho maria.
    • Quando a mistura ficar homogênea adicione o gengibre.
    • Deixe um pouco a mistura no fogo, até todos os ingredientes se combinarem.
    • Desligue o fogo espere a mistura esfriar um pouco.
    • Adicione os óleos essenciais e misture bem.
    • Separe diversos recipientes, coloque essa mistura e deixe solidificar.

    Com esta mistura pronta basta aplicá-la na pele e realizar a massagem da maneira que achar adequada. Não é recomendável a aplicação do óleo concentrado na pele, muito menos a sua ingestão. Não aplique a gualteria sobre a pele com feridas, isso também pode ser prejudicial.

    Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
    Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O pariri é uma poderosa erva para o tratamento do câncer e diabetes.
    Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
    Noethyl Anti-Álcool Noethyl Anti-Álcool O melhor suplemento natural para curar o alcoolismo.
    Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.

    Contraindicações e efeitos colaterais da gualtéria

    A gualteria não é indicada para mulheres e grávidas ou em período de lactação, este cuidado é necessário para garantir a saúde da mãe e do bebê. Pessoas com alergia a ácido acetilsalicílico (AAS) devem evitar o uso. O óleo de gualtéria é tóxico e não pode ser usado na aromaterapia e tampouco, vez que pode causar lesões no fígado e rins. Doses grandes podem causar vômitos.

    História e curiosidades

    O nome de gênero, Gaultheria, foi nomeado pelo Dr. Galtier, um médico de Quebec, província no Canadá, por volta do ano de 1700. Galtier acreditava que teria sido pioneiro ao apresentar a planta para a medicina, contudo, americanos nativos já a usavam medicinalmente. O nome da espécie, procumbens, foi dado em virtude dos talos da gualtéria se arrastarem ao longo do chão. Wintergreen (traduzido como verde-do-inverno), é referência ao fato da espécie apresentar uma cor esverdeada durante o rígido inverno.

    A gualtéria era usada como um substituto do chá-preto durante a Guerra Revolucionária Americana. As pessoas tinham o costume de mastigar as folhas durante várias semanas para prevenir a perda de dentes. A gualtéria é um arbusto de pequenas proporções que atinge no máximo 15 centímetros de altura. Suas folhas são perenes, possuem a forma elíptica levemente ovalada e medem cerca de 5 centímetros de comprimento por 2 centímetros de largura. Suas flores possuem o formato de um sino de no máximo 5 milímetros de comprimento. Crescem solitárias e possuem a cor branca. O fruto da é uma espécie de baga carnuda que abriga uma cápsula seca cujo diâmetro fica entre 6 e 9 milímetros de diâmetro.

    ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
    DETOX NATURAL Renove
    COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
    COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno
    POTENTE QUEIMADOR DE GORDURAS Maxx Sizer
    Referências:
    WINTERGREEN Other Names: Boxberry, Canada Tea, Checkerberry, Deerberry, Essence de Gaulthérie, Gaulteria, Gaultheria Oil, Gaultheria procumbens, Gaulthérie Couchée, Ground Berry, Hilberry, Huile de Thé des Bois, Mountain Tea, Oil of Wintergreen, Partridge Berry, Petit Thé, Petit Thé des Bois, Spiceberry, Teaberry, Thé de Montagne, Thé de Terre-Neuve, Thé du Canada, Thé Rouge, Thé des Bois, Wax Cluster. WebMD.
    Wintergreen. Botanical.com
    Gaultheria procumbens – L. Plants for a Future.
    Ribnicky, D. M., Poulev, A., & Raskin, I. (2003). The determination of salicylates in Gaultheria procumbens for use as a natural aspirin alternative. Journal of nutraceuticals, functional & medical foods, 4(1), 39-52.

    Comentários

    Comentar