Jatobá: benefícios e propriedades medicinais

O jatobá (Hymenaea spp), é uma planta medicinal também conhecida como jatobá-verdadeiro, jatobazeiro, jataí, jupati, jutaí, jupati, stinking tree (inglês), dentre outros nomes populares. O gênero inclui 14 espécies, incluindo a Hymenaea courbaril, Hymenaea martiana e a Hymenaea stigonocarpa. Pertence à família das Leguminosas (Caesalpiniaceae).

Benefícios e propriedades medicinais do jatobá

O jatobá, além de ser um ótimo adstringente, possui ação antibacteriana capaz de eliminar microrganismos nocivos. Diversos estudos apontam o jatobá como um antioxidante natural que auxilia no combate dos radicais livres, moléculas instáveis que prejudicam o funcionamento do organismo. Outras propriedades incluem ação antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, aperiente, balsâmica, descongestionante, diurética, estomáquica, expectorante, fortificante, hepatoprotetora, laxativa, tônica e vermífuga.

O fruto maduro do jatobá possui a casca, polpa e até mesmo as sementes medicinais. A polpa, por exemplo, possui um alto índice de ferro, tornando-a ideal para pessoas que sofram de deficiências alimentares, como anemia. A polpa pode ser consumida em sua forma in natura ou fervida e misturada com açúcar. A mistura, inclusive, é indicada para o tratamento de problemas respiratórios, tais como bronquite e rinite. A casca é consumida popularmente em forma de chá. Neste caso, a bebida tem sido amplamente estudada por conta das suas propriedades que podem ajudar a combater determinados tipos de câncer.

A farinha de jatobá é muito popular e pode ser tanto consumida de forma natural, quanto utilizada no preparo de biscoitos, bolos, pães e até mesmo combinada em sucos e vitaminas com outras frutas. A seiva da árvore do jatobá, obtida de maneira semelhante ao látex, também possui propriedades curativas. Para extrair a substância, é feito um furo diretamente do tronco da árvore, de onde o líquido escorre. A seiva é indicada para o tratamento de distúrbios alimentares e problemas pulmonares.

Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Tônicos Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras

Chá de jatobá

O recomendado é consumir o chá de casca de jatobá cerca de três vezes ao dia.

Ingredientes

  • 1 colher de casca de jatobá picado.
  • 1 xícara de água quente.

Modo de preparo

  • Coloque as cascas na xícara
  • Acrescente água quente e tampe o recipiente com um pires por cerca de 5 minutos.
  • Depois de morno, coe o líquido e beba.

Contraindicações e efeitos colaterais do jatobá

Não foram relatados efeitos colaterais nas bibliografias consultadas.

Curiosidades

O jatobá é uma árvore de grande porte que pode atingir até 40 metros de altura. O tronco pode medir até quase um metro de diâmetro. Apesar das dimensões espantosas, o crescimento da árvore é bem lento. De origem brasileira, pode ser encontrado em diferentes regiões, sendo mais comum na Amazônia, Mata Atlântica e Pantal. Contudo, também existem ocorrência destas árvores na área de Cerrado e Estados do Paraná e Piauí. O nome popular significar “árvore com frutos duros”. É utilizada há muitos séculos por tribos indígenas em rituais de meditação. Atualmente, o jatobá é considerado um patrimônio sagrado brasileiro.

Outra característica das espécies do gênero diz respeito a madeira, considerada um artigo de luxo devido a raridade, resistência, valor e versatilidade. É muito usada em projetos de arquitetura e decoração. Geralmente, é usada na construção de portas e vigas, além de ser matéria-prima na confecção de tábuas e tacos. Também pode ser usada como material em obras de arte e peças decorativas.

TRATA ARTRITE, DORES E INFLAMAÇÕES Composto Anti-Inflamatório
CÁLCIO, MAGNÉSIO, VITAMINA D E ZINCO ZMA 3D
ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
PROPRIEDADES ANTICÂNCER E ANTIOXIDANTES Amora-Branca em Cápsulas
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá15g
Referências:
Lee, Yin-Tse, and Jean H. Langenheim. Systematics of the genus Hymenaea L.(Leguminosae, Caesalpinioideae, Detarieae). University of California Press, 1975.
Hymenaea courbaril L. Ecologia, Manejo, Silvicultura e Tecnologia de Espécies Nativas da Mata Atlântica.
O Gênero Hymenaea e Suas Espécies Mais Importantes do Ponto de Vista Econômico e Medicinal para o Brasil.

Comentários

Comentar