Malva sylvestris: benefícios e propriedades medicinais

A malva (Malva sylvestris) é uma planta também conhecida como malva-silvestre, malva-medicinal, malva-cheirosa, malva-grande, gerâneo-aromático, malva-selvagem, mallow (inglês), mauve e mauve savage (francês). Inclui o sinônimo botânico Malva grossheimii. Pertence à família Malvaceae.

Benefícios da Malva sylvestris

A malva-silvestre possui como principais constituintes mucilagens, taninos e flavonoides, tanto nas flores quanto nas folhas. As mucilagens servem como protetor de mucosas e tem ação emoliente, mucolítica e laxante, que proporcionam à malva a qualidade de auxiliar no tratamento da obstipação e diarreia, além do tratamento de doenças respiratórias onde as vias estejam congestionadas, sendo usada principalmente para aliviar a tosse e sintomas de gripe. Externamente, é útil no tratamento de infecções cutâneas e de outras mucosas.

Os flavonoides da Malva sylvestris são responsáveis pela ação anti-inflamatória da planta, auxiliando no tratamento de gastrites, úlcera péptica, inflamações de garganta e faringe, aftas e lesões bucais, bronquites e gripes. As balas de malva utilizadas para o alívio das dores de garganta são bastante procuradas, visto que seu sabor é considerado muito agradável.

Como preparar o chá de malva?

Como chá, a malva pode ser utilizada fazendo-se a infusão de 2 colheres de sobremesa de flores ou folhas em água. Há também a forma em xarope, que contém 5% do conteúdo em extrato fluido e deve ser ingerido de 1 a 3 colheres por dia. Caso o interesse seja aliviar inflamações na pele ou mucosas externas, pode-se preparar uma mistura de malva, em água por cozimento e aplicar diretamente no lugar desejado. Também é possível ingerir cápsulas com o extrato seco da planta ou ainda fazer gargarejos com o chá resfriado.

Contraindicações e efeitos colaterais da Malva

Consumida em excesso, a malva torna-se muito laxativa e pode causar diarreias.

Curiosidades

A Malva sylvestris é uma planta distribuída nas regiões tropicais, subtropicais e temperadas da África, Ásia e Europa e faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

ÓLEO DE ABACATE PURO EM CÁPSULAS Pure Persea
COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno
TRATA ARTRITE, DORES E INFLAMAÇÕES Composto Anti-Inflamatório
ESTIMULA A PRODUÇÃO DE MELATONINA Natural Sleep
SPRAY QUE INIBE A VONTADE DE FUMAR Nicofree

Comentários

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, é só clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas