Alteia (malvarisco): benefícios, efeitos e propriedades medicinais


A alteia (Althaea officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como altea, bismalva, malva-branca, malva-do-pântano, malvaísco, malvarisco, malvavisco, raiz-de-mortificação, marshmallow (inglês), dentre outros nomes populares. O marshmallow é um doce típico dos Estados Unidos preparado com a raiz de alteia (ou xarope de milho), açúcar, albume e gelatina, batidos até atingirem consistência esponjosa. Pertence à família Malvaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da alteia

A alteia atua no organismo como anti-inflamatório, demulcente, diurético, emoliente, estimulante, expectorante, galactagogo, imunoestimulante, laxante, nutritivo, rejuvenescedor, vulnerário, dentre outras propriedades. As flores são indicadas para o tratamento de diversas enfermidades que acometem as vias respiratórias, incluindo bronquites, catarro, laringite, pleurisia (inflamação das pleuras, tecidos que revestem os pulmões), tosse e tuberculose. Desta forma, é ótima para auxiliar na cura da tosse em crianças e idosos, incluindo tosses secas.

A raiz é usada para o tratamento de membranas irritadas, como nos casos de hiperacidez estomacal, síndrome do cólon irritável e bronquite crônica. O seu efeito laxativo é útil em casos de constipação intestinal. Ajuda a reduzir a inflamação da área digestiva e age como um tônico imune ao estimular a produção de células do sangue brancas. A alteia também é indicada para o tratamento de inúmeras condições de saúde, incluindo cistite, diarreia, gastrite, gonorreia, inflamações na boca, pedras no rim, prostatite, úlceras e outras condições de saúde.

A Althaea officinalis é composta de amargos, açúcares, arabana, arabinogalactona, asparagina, betaína, flavonoides, kaempferol, lectina, matérias resinosas, mucilagem, pectina, polissacarídeos, quercetina e taninos. Também possui uma grande quantidade de nutrientes, incluindo carotenos, óleo essencial e vitaminas A, B1, B2 e C. As sementes secas são ricas em gorduras e proteínas.

Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O pariri é uma poderosa erva para o tratamento do câncer e diabetes.
Noethyl Anti-Álcool Noethyl Anti-Álcool O melhor suplemento natural para curar o alcoolismo.

Beleza e saúde da pele

O extrato da alteia é adicionado a cremes e loções para o tratamento de inflamações na pele, tais como dermatites de contato e eczemas. Em forma de cosmético ou unguento, amolece e nutre rachaduras na pele, beneficiando inclusive pacientes com psoríase. A aplicação do cataplasma ou compressas da folha e da raiz da alteia são feitas em feridas (inclusive com gangrena), queimaduras de sol e varizes. Para nutrir os cabelos, é usada como enxaguante. Pode ser útil em casos de abcessos, furúnculos e pele seca.

Chá de alteia

Chá de alteia
Chá de alteia

A maneira mais fácil de preparar a alteia para o consumo é através do chá feito com as suas folhas. No caso de afecções na garganta, pode ser feito gargarejo com o chá para aliviar os sintomas.

Ingredientes

  • Um litro de água filtrada.
  • Duas colheres de folhas secas de alteia.

Modo de preparo

  • Misture os dois ingredientes em um recipiente.
  • Coloque a mistura no fogo.
  • Quando a mistura ferver desligue o fogo.
  • Aguarde 10 minutos.
  • Coe a bebida e ela estará pronta para ser tomada.
  • Caso prefira adoce o seu chá com mel.

Marshmallow


Marshmallow
Marshmallow

O marshamallow é uma confecção medicinal feita a partir da Althaea officinalis. Em meados do século XIX, o marshmallow chegou à França, onde os confeiteiros aumentaram o valor medicinal tradicional da planta com ingredientes indulgentes utilizados pelos egípcios. Proprietários de pequenas lojas de doces chicoteavam a seiva da raiz de malva em um molde, criando o doce Pâté de Guimauve. Tratava-se de sobremesa macia e esponjosa feita da raiz de alteia seca com açúcar, água e clara de ovo. A secagem e a preparação do marshmallow demorava um a dois dias antes que o produto final pudesse ser produzido.

No final de 1800, confeiteiros descobriram um sistema magnético de amido, no qual bandejas de amido de milho modificado tinham um molde firmemente empurrado para dentro para criar cavidades dentro do amido. As cavidades foram então enchidas com a mistura de seiva de marshmallow batida e deixadas para arrefecer ou endurecer. Ao mesmo tempo, os fabricantes de doces começaram a substituir a raiz de alteia por gelatina, criando uma forma mais estável do doce.

Contraindicações e efeitos colaterais da alteia

O uso da alteia reduz a absorção de medicamentos pelo organismo. Pacientes diabéticos devem fazer o controle de glicemia durante a utilização.

História e curiosidades

O nome de gênero, Althea, é oriundo do grego althe, que significa “curar”. O pó da raiz é um agente de liga para unir outras ervas na fabricação de pílulas. Durante o reinado de Carlos Magno, no século IX, a alteia foi amplamente cultivada. A Althaea officinalis é nativa da região Centro-Sul da Europa. Cresce geralmente em lugares extremamente úmidos, como a margem de riachos e possui tamanho entre cinquenta centímetros e um metro.

A raiz da alteia é bem longa e grossa. A haste na qual se baseia a estrutura da planta é ereta e possui o formato de um cilindro. As folhas são alternadas e numerosas, são pecioladas possuem o lóbulo irregular e serreado e apresentam uma leve consistência aveludada. As flores da alteia são brancas e possuem um cálice gamossépalo (outras plantas do gênero podem apresentar a cor das flores nos tons rosa ou vermelho). O fruto é envolvido por um cálice e composto por várias cápsulas que, quando maduras, se separam.

Avalie

LUTEÍNA COM ZEAXANTINA Luzeax
DETOX NATURAL Renove
ATUA EM MAIS DE 50 CONDIÇÕES DE SAÚDE Óleo de Copaíba em Cápsulas
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
Referências:
MARSHMALLOW: Uses, Side Effects, Interactions and Warnings – WebMD. Other Names: Altea, Althaea taurinensis, Althaeae Folium, Althaeae Radi, Althea, Althée, Guimauve, Guimauve Officinale, Gulkhairo, Herba Malvae, Mallards, Marsh Maillo, Mauve Blanche, Mortification Root, Racine de Guimauve, Sweet Weed, Wymote.
Al-Snafi, A. E. (2013). The pharmaceutical importance of Althaea officinalis and Althaea rosea: A review. Int J Pharm Tech Res, 5(3), 1387-1385.
A. officinalis. Missouri Botanical Garden.
Malvavisco. Mis Remedios.
Pownell, Beaty (1904). The “Queen” Cookery Books (2 ed.). London: Horace Cox.
Hartel, Richard; Hartel, AnnaKate (2014). Candy Bites: The Science of Sweets. New York: Copernicus. pp. 199–202. ISBN 978-1-4614-9382-2.

Comentários

Comentar