Eufrásia (erva-da-visão): benefícios, efeitos e propriedades medicinais

A eufrásia (Euphrasia officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como consolo-da-vista, erva-da-visão, eyebright (inglês), dentre outros nomes populares. As espécies Euphrasia americana e Euphrasia rostkoviana também são medicinais. Pertence à família Scrophulariaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da eufrásia

A eufrásia é composta de ácido eufrásico, ácidos fenólicos, flavonoides, glicosídeos, óleos voláteis, resinas, saponinas, taninos e outras substâncias químicas. Possui ação adstringente, anti-inflamatória, anti-séptica, descongestionante, expectorante, febrífuga, vulnerária, dentre outras propriedades. A Euphrasia officinalis pode ser uma grande aliada para o sistema respiratório, vez que melhora quadros de congestão, dores de garganta, ouvido e peito; elimina o catarro e a irritação nasal, além de tratar gripes, resfriados, rinite alérgica e sinusite.

A eufrásia melhora o sistema digestivo, aumentando a capacidade de absorção dos nutrientes e melhorando a digestão, além de estimular a produção da bile, promovendo uma desintoxicação no fígado mais eficaz. Outras capacidades da eufrásia incluem melhora do ânimo e humor, além de aliviar algumas perturbações nervosas, melhorando a capacidade de concentração. Na culinária, as folhas embora sejam ligeiramente amargas, podem ser acrescentadas em saladas.

Tônicos Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.

Benefícios para a visão

A flor da eufrásia se assemelha ao formato de um olho, o que pode ter influenciado povos antigos na crença de que a Euphrasia officinalis teria potencial medicinal para beneficiar a saúde ocular e tratar problemas nos olhos. Um termo francês antigo para a planta era “casse-lunettes“, que significa “fratura nos óculos”. A eufrásia alivia condições que causam irritação a claridade visual. Em pessoas mais idosas, o chá de eufrásia pode auxiliar na recuperação da visão, além de eliminar algumas infecções, como blefarite, conjuntivite e terçóis (é usado em forma de compressas ou duchas medicinais).

Contraindicações e efeitos colaterais da eufrásia

O uso é contraindicado em casos de congestão extrema, vez que tal condição pode ser piorada pelas propriedades adstringentes da erva.

História e curiosidades

O nome de gênero, Euphrasia, é derivado do grego “Euphrosyne“, uma das deusas conhecidas como as “Três Graças” na antiga religião grega. Euphrosyne é retratada como uma deusa da alegria ou do prazer, além de ser a encarnação da beleza e da graça. Nos mitos romanos, as Três Graças são conhecidas como Gratiae. A Euphrasia officinalis é nativa da Ásia e Europa. É considerada parasitaria, vez que mesmo realizando o processo da fotossíntese, absorve água e nutrientes das raízes das raízes de outras espécies que estão ao seu redor.

DIURÉTICO / ELIMINA PEDRAS NOS RINS Quebra-Pedra em Cápsulas
ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
CÁLCIO, MAGNÉSIO, VITAMINA D E ZINCO ZMA 3D
PROPRIEDADES ANTICÂNCER E ANTIOXIDANTES Amora-Branca em Cápsulas
AGONIADA, IPÊ-ROXO E SANGRA D'ÁGUA Barbatimão Composto
Referências:
Paduch, R., Woźniak, A., Niedziela, P., & Rejdak, R. (2014). Assessment of eyebright (Euphrasia officinalis L.) extract activity in relation to human corneal cells using in vitro tests. Balkan medical journal, 31(1), 29.
WebMD. Aufraise, Augentrostkraut, Casse-Lunettes, Euphraise Officinale, Euphraise de Rostkov, Euphrasia stricta, Eye Bright, Herbe d’Euphraise, Luminet.
Brantner, A., & Grein, E. (1994). Antibacterial activity of plant extracts used externally in traditional medicine. Journal of ethnopharmacology, 44(1), 35-40.

Comentários

1 comentário

  1. Rosane cardozo dos santos

    minha filha faz tratamento hemeopático, mais as vezes não vejo resultado, gostaria de usar este colírio só para acalmar o ardor que ela tem nos olhos, mais o médico dela não autoriza. será que é perigoso, ela só tem 10 anos

Comentar