A eufrásia (Euphrasia officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como consolo-da-vista, erva-da-visão, eyebright (inglês), dentre outros nomes populares. As espécies Euphrasia americana e Euphrasia rostkoviana também são medicinais. A flor da eufrásia se assemelha ao formato de um olho, o que pode ter influenciado povos antigos na crença de que a Euphrasia officinalis teria potencial medicinal para beneficiar a saúde ocular e tratar problemas nos olhos.
Benefícios e propriedades medicinais da eufrásia
A eufrásia é composta de ácido eufrásico, ácidos fenólicos, flavonoides, glicosídeos, óleos voláteis, resinas, saponinas, taninos e outras substâncias químicas. Possui ação adstringente, anti-inflamatória, antisséptica, descongestionante, expectorante, febrífuga, vulnerária, dentre outras propriedades. A Euphrasia officinalis pode ser uma grande aliada para o sistema respiratório, vez que melhora quadros de congestão, dores de garganta, ouvido e peito; elimina o catarro e a irritação nasal, além de tratar gripes, resfriados, rinite alérgica e sinusite.
A eufrásia melhora o sistema digestivo, aumentando a capacidade de absorção dos nutrientes e melhorando a digestão, além de estimular a produção da bile, promovendo uma desintoxicação no fígado mais eficaz. Outras capacidades da eufrásia incluem melhora do ânimo e humor, além de aliviar algumas perturbações nervosas, melhorando a capacidade de concentração. Na culinária, as folhas embora sejam ligeiramente amargas, podem ser acrescentadas em saladas.
Benefícios para a visão
A flor da eufrásia se assemelha ao formato de um olho, o que pode ter influenciado povos antigos na crença de que a Euphrasia officinalis teria potencial medicinal para beneficiar a saúde ocular e tratar problemas nos olhos. Um termo francês antigo para a planta era “casse-lunettes“, que significa “fratura nos óculos”. A eufrásia alivia condições que causam irritação a claridade visual. Em pessoas mais idosas, o chá de eufrásia pode auxiliar na recuperação da visão, além de eliminar algumas infecções, como blefarite, conjuntivite e terçóis (é usado em forma de compressas ou duchas medicinais).
Contraindicações e efeitos colaterais da eufrásia
O uso é contraindicado em casos de congestão extrema, vez que tal condição pode ser piorada pelas propriedades adstringentes da erva.
História e curiosidades
A eufrásia é considerada uma planta parasitaria, vez que mesmo realizando o processo da fotossíntese, absorve água e nutrientes das raízes das raízes de outras espécies que estão ao seu redor. O nome de gênero, Euphrasia, é derivado do grego “Euphrosyne“, uma das deusas conhecidas como as “Três Graças” na antiga religião grega. Euphrosyne é retratada como uma deusa da alegria ou do prazer, além de ser a encarnação da beleza e da graça. Nos mitos romanos, as Três Graças são conhecidas como Gratiae. A Euphrasia officinalis é nativa da Ásia e Europa. O gênero Euphrasia faz parte da família Scrophulariaceae.