Mirtilo: benefícios e propriedades medicinais

O mirtilo (Vaccinium myrtillus) é uma planta medicinal também conhecida como mirtilo-eurasiano, uva-do-monte, centáurea-azul, blueberry e bilberry (inglês). Inclui as espécies Vaccinum corymbosum, Vaccinum ashei, Vaccinum angustifolium e outras espécies do gênero Vaccinium. Pertence à família Ericaceae.

Benefícios do mirtilo

O mirtilo aumenta circulação na região dos olhos, melhora a habilidade para focalizar objetos e auxilia no tratamento de uma gama extensiva de doenças oculares. Os frutos podem ser especialmente úteis a pessoas que ficam muito tempo na frente da tela de computadores ou equipamentos eletrônicos, motoristas, pilotos e até mesmo controladores de tráfego aéreo. Além de serem úteis para problemas visuais, os frutos previnem a formação de placas nos vasos sanguíneos e melhoram a circulação cerebral. As folhas do blueberry são usadas para tratamento do diabetes e as folhas e frutas são usadas para diarreia.

Os frutos são ricos em carboidratos, betacaroteno, potássio e vitamina C, além de ser uma rica fonte natural de antocianinas, componente polifenólico que confere ao blueberry sua coloração azulada e possui altos teores de antioxidantes. As antocianinas são consideradas os principais bioativos responsáveis pelos benefícios do mirtilo. Também é indicado para o tratamento natural de inflamações, hiperglicemia, estresse oxidativo, doenças cardiovasculares, cancros, demência e outras doenças relacionadas com a idade. As folhas em solução líquida podem ser usadas para limpeza bucal e gargarejo.

Combate o envelhecimento precoce

Os pigmentos antocianos presentes na fruta são substâncias de alto poder antioxidante que trabalham para neutralizar radicais livres que prejudicam o sistema imunológico, desencadeiam muitas doenças degenerativas e são responsáveis pelo envelhecimento precoce. A vitamina C presente no blueberry combate a ação dos raios solares, ajudando assim a evitar a oxidação das células, consequentemente prevenindo o surgimento de rugas e manchas.

Protege a saúde dos olhos

Seu alto teor de nutrientes ajudam na degeneração macular, melhora a cegueira noturna, protege os olhos dos danos dos radicais livres e protege a retina. Durante a Segunda Guerra Mundial, doses de mirtilo eram adicionadas à rações de pilotos da Real Força Aérea Britânica (Royal Air Force) para melhorar e apurar a visão durante os combates.

Uso na culinária

Na culinária, o fruto pode ser usado em tortas, bolinhos, pães e até mesmo sorvete. Em alguns lugares, se consome a sopa fria. A uva-do-monte (mirtilo-eurasiano) é a versão europeia do blueberry, contudo, ambos possuem propriedades medicinais semelhantes.

Contraindicações e efeitos colaterais do mirtilo

Grandes quantidade dos frutos são laxativas, embora quando usado em pequenas quantidades, serve para tratar diarreia. A planta é considerada muito segura.

História e curiosidades

O nome de gênero Vaccinium significa “vaca” em lata, vez que o animal aprecia consumir a planta. Durante a Segunda Guerra Mundial, doses de mirtilo eram adicionadas à rações de pilotos da Real Força Aérea Britânica (Royal Air Force) para melhorar e apurar a visão durante os combates.

Referências:
Basu, Arpita, et al. “Blueberries decrease cardiovascular risk factors in obese men and women with metabolic syndrome.” The Journal of nutrition 140.9 (2010): 1582-1587.
Kalt, Wilhelmina, et al. “Identification of anthocyanins in the liver, eye, and brain of blueberry-fed pigs.” Journal of agricultural and food chemistry 56.3 (2008): 705-712.
Roopchand, Diana E., et al. “Blueberry polyphenol-enriched soybean flour reduces hyperglycemia, body weight gain and serum cholesterol in mice.” Pharmacological research 68.1 (2013): 59-67.

Comentários

1 comentário

  1. Vera lucia Silva

    Olá, estou procurando cápsulas de Mirtilo ou o pó, podem me dar informações de onde encontrar?

    Amei o artigo, tenho pesquisado esta frutinha já faz tempo!!

Comentar