Sálvia: benefícios e propriedades medicinais

A sálvia (Salvia officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como salva, salveta sálvia-vermelha, salva-das-boticas, sálvia-dos-jardins, salva-ordinária, salva-menor e sage (inglês). Pertence à família Lamiaceae.

Benefícios da sálvia

A sálvia tende a ter um efeito secante e já foi usada para controlar a produção de saliva excessiva, comum em doenças como o Mal de Parkinson. Melhora a digestão de comidas gordurosas e atua como um preservativo natural. As folhas são acrescentadas a saladas simples, pães, recheios, sopas, guisados, queijos, peixe e carnes e com a planta é possível fazer vinagre, manteiga e vinho. As folhas e flores podem ser adoçadas. O fumo das folhas era usado tradicionalmente para aliviar os sintomas da asma.

Na medicina alternativa, o cataplasma de folhas frescas é usado para picadas de inseto e feridas. O cheiro exalado pelas folhas promove a agilidade mental. O gargarejo é indicado para feridas na boca, laringite, dor de garganta e amigdalite. A lavagem para eczema, sumagre-venenoso e psoríase. Em forma de enxaguante para combater caspa, cabelos oleosos e escurecer cabelos grisalhos. Ducha para leucorreia. Também é usada em mulheres que têm menstruações excessivas.

É ingrediente de várias pastas de dente e possui vapor facial refrescante. As folhas frescas esfregadas nos dentes atuam como um agente embranquecedor. A salva seca quando queimada é usada para purificação de energia negativa.

Benefícios da sálvia para pacientes com diabetes

Um estudo realizado em 2006 pela Universidade do Minho, em Braga (Portugal), verificou os efeitos anti-diabéticos de uma infusão de chá de sálvia em ratos. Os resultados mostraram que o chá causa efeitos sobre os níveis de glucose em animais normais parecidos com o Metformina (um medicamento utilizado para tratar o diabetes tipo 2), produzindo efeitos sobre as células de fígado dos animais, sugerindo que a erva pode ser útil como um suplemento alimentar indicado para prevenir o diabetes mellitus tipo 2 através da redução da glucose no sangue em indivíduos em risco.

Contraindicações e efeitos colaterais da sálvia

Doses grandes devem ser evitadas durante a gravidez, amamentação (a planta tende a secar o leite do peito), por pessoas com epilepsia ou por períodos estendidos.

História e curiosidades

O nome popular da salva é derivado do latim salvere, que significa “estar com a saúde boa”. O provérbio antigo: “Cur moriatur homo cui salvia cresit in horto?” significa “Por que deveria morrer um homem que tem sálvia em seu jardim?”. Durante a Idade Média, cultivar a planta nos jardins medievais significava prosperidade.

Referências:
Lima, Cristovao F., et al. “Metformin-like effect of Salvi.a officinalis (common sage): is it useful in diabetes prevention?.” British journal of nutrition 96.02 (2006): 326-333.
Walch, Stephan G., et al. “Antioxidant capacity and polyphenolic composition as quality indicators for aqueous infusions of Salvi.a officinalis L.(sage tea).” Frontiers in pharmacology 2 (2011): 79.

Comentários

5 Comentários

  1. carmelita

    Vc pode manda manipula o extrato da salvia nas farmácias naturais eu estou tomando e muito bom vai ajudar muito eu estou amando

  2. Tauane Caroline Prates

    Eu achei muito legal pois tirou a maioria das minhas duvidas!bjuss para quem ama a natureza!

  3. lucybarbosa

    E sou uma apaixonada por plantas medicinais acredito no poder destas pois tenho no meu jardim uma media de 20desta riqueza nutural pois usem esta riquesa que a natureza nos oferecs beijinhos para os amigos da natureza

  4. adriano

    São 9:15 da manhã, acabei de assistir uma reportagem na record sobre a planta sálvia e ela ajuda a prevenir a caspa isso me interesso e gostaria de saber mais sobre isto como deve ser aplicada, a forma correta de usa-lá.

  5. MARCELO DE LIMA

    Desejo saber sobre o uso da Salvia para evitar o excesso de transpiração de suor nas mãos e axilas, pois minha filha de apenas 9 anos tem esse problema e eu como pai fico atento a tudo para achar algo que pelo menos amenize este desconforto a ele visto que ela faz aula de violino e tem uma dificuldade muito grande devido ao suor, sem contar na escola. Se alguem soube como usar a Salvia para este problema me informe. Ficarei muito grato.

Comentar