Angelica sinensis
Nomes populares
Dong quai, angélica-chinesa, ginseng-feminino, ginseng-para-mulheres, dang gui, don quai, toki (chinês).
Família
Apiceae
Partes usadas
Raízes e folhas secas.
Usos tradicionais
Acidez em excesso, alergias, amenorreia, anemia, angina, asma, bactérias, câncer, colesterol alto, cólicas menstruais, disenteria, dismenorreia, debilidade nervosa, dor de cabeça, estreptococo, fungos, herpes, hipotermia, HIV, hipertensão, infertilidade, insônia, menopausa, Shigella, taquicardia, tensão pré-menstrual (TPM).
Propriedades medicinais da Angelica sinensis
Analgésico (diminui ou suprime a dor)
Antibacteriano (impede ou inibe o desenvolvimento de bactérias)
Anticancerígeno (previne ou combate ao câncer)
Anticoagulante (afeta a coagulação do sangue e é usado para prevenir doenças cardiovasculares com risco de desenvolver a trombose)
Antiespasmódico (inibe a motilidade da musculatura visceral, prevenindo a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga)
Antifúngico (previne e trata micoses)
Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
Aromático (possui odor acentuado e agradável)
Emenagogo (aumenta o fluxo menstrual ou provoca menstruação)
Sedativo acalma ou faz cessar dor, ansiedade; substância calmante, tranquilizante)
Tônico Hepático (combate as deficiências que atrapalham o bom funcionamento do fígado e as doenças relacionadas)
Tônico Uterino (estimula a contração dos músculos do útero, comprime os vasos sanguíneos e reduz o fluxo)
Preparações
As partes do dong quai que são utilizadas envolvem a raiz em formato de pó, desidratada, e em fatias, bem como o extrato líquido da planta.
Contraindicações e efeitos colaterais da Angelica sinensis
O uso da erva foi associado a dores no estômago, náuseas e vômito quando realizado por períodos longos. Pessoas que tem alergia aos alimentos da família do aipo devem evitar o consumo pela possível ocorrência de alergias na pele. Não deve ser consumido juntamente à anticoagulantes e drogas que aumentam o risco de sangramento. Mulheres grávidas e que estão em período de amamentação não devem fazer uso da substância.
Fitoquímicos da Angelica sinensis
Os componentes principais da Angelica sinensis são o ácido ferúlico, lingustilida, o ácido nicotínico e o ácido succínico, e ela também é rica em vitamina A, carotenoides, vitamina E, vitamina B12, ácido ascórbico, biotina, ácido folínico, cálcio, magnésio e altos índices de fitoesteróis.
Curiosidades
– A Angelica sinensis é uma das ervas mais utilizadas na medicinal tradicional chinesa. Trata-se de uma planta perene que pode crescer até dois metros e produz flores brancas ao longo do início do verão.
– O dong quai é encontrado amplamente na China e no Japão, tendo sido cultivada por mais de 1500 anos nas regiões ao oeste da China, e, em geral, cresce de maneira selvagem, sendo tipicamente encontrada em rios, próxima à costa perto do mar, e em regiões montanhosas e úmidas.
Saiba mais
– Dong Quai: benefícios e propriedades medicinais