Violeta: benefícios e propriedades medicinais

A violeta (Viola odorata) é uma planta medicinal também conhecida como violeta-comum, violeta-de-jardim, violeta-de-cheiro, violeta-doce, violeta-inglesa, violeta-perfumada, viola, common violet (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence a família Violaceae.

Benefícios da violeta

As propriedades curativas da violeta-doce se concentram em suas folhas e flores, que são utilizadas na homeopatia em fórmulas para o tratamento de diversas condições de saúde, incluindo tensão nervosa, histeria, esgotamento físico e mental, menopausa, depressão, distúrbios do aparelho digestivo (dores abdominais, inchaço, azia, gases intestinais, perda de apetite e outros distúrbios), dores de garganta, tosses, rouquidão, bronquite, febre, doenças de pele, dor de cabeça, insônia, tuberculose, dentre outras condições de saúde e doenças.

O chá dá folha da violeta já foi utilizado como um laxante moderado e também para aliviar irritações e inflamações no peito, pulmão, pele, garganta e língua. Topicamente, são aplicadas compressas ou cataplasmas em cistos na mama e na pele. Também pode ser aplicada na parte de trás do pescoço um pano saturado em chá de viola para aliviar dores de cabeça. Usada em forma de papa em calos e verrugas. Em forma de gargarejo para dores de garganta. A Viola odorata possui em sua composição alfa-ionona, beta-ionona, beta-sitosterol, eugenol, acido ferúlico, kaempferol, ácido málico, salicilato de metila, ácido palmítico, quercetina, rutina, escopoletina e vanilina.

Contraindicações e efeitos colaterais da violeta

Apenas as folhas e flores da planta são utilizadas medicinalmente. As folhas e flores são comestíveis e podem ser acrescentadas em saladas, no entanto, apenas profissionais da culinária as utilizam para tal fim, vez que a ingestão indiscriminada das folhas pode causar enjoos. A raiz, por exemplo, não pode ser consumida por apresentar substâncias tóxicas que podem causar vômitos e diarreias.

História e curiosidades

A mitologia grega conta que o Zeus amou uma mulher chamada de Ione (Viola). A esposa de Zeus, Hera, enciumada, transformou Ione em uma novilha branca. Assim, Zeus criou as violetas para proporcionar algo agradável para que Ione pudesse pastar. Os romanos cultivavam a tradição de plantar violetas nas sepulturas de crianças. Tais flores são consideradas como símbolos de inocência e modéstia. Algumas pessoas acreditam que utilizar uma guirlanda das flores de violeta ao redor da cabeça previne vertigens, ressacas e dores de cabeça.

Referências:
Sweet Violet. WebMD.

Comentários

3 Comentários

  1. Hermes Dertinati

    Trabalho com produtos de limpeza e uso essencias prontas. Pesquisando, verifiquei neste site a formula da essencia de violeta. Essa formula serve para desinfetantes? Voces conhecem alguma literatura a respeito de formulas de outras fragrancias, ex: talco, dama da noite, erva doce, stiletto, pinho, eucalipto, dove, kaiak e outros. Desde ja agradeco.

Comentar