Pausinystalia johimbe (YOHIMBE)

PAUSINYSTALIA JOHIMBE

Nomes populares

Yohimbe, yohimba, johimbe, pau-de-cabinda.

Sinônimos botânicos

Coryanthe yohimbe, Pausinystalia yohimbe

Família

Rubiaceae

Partes usadas

Cascas e folhas.

Usos tradicionais

Angina, depressão, dismenorreia, dores comuns, frigidez, impotência sexual (disfunção erétil).

Propriedades medicinais da Pausinystalia johimbe

Afrodisíaco (agentes químicos que estimulam o desejo sexual)
Alucinógeno (provoca alucinações artificiais ou estados eufóricos patológicos)
Analgésico (diminui ou suprime a dor)
Cardiotônico (aumenta a força de contração do miocárdio. A restauração do trabalho cardíaco promove a redução da taquicardia e a melhora da estase venosa)
Estimulante cerebral (produz um aumento temporário da atividade funcional do cérebro ou de qualquer parte dele)
Tônico renal (estimula os rins a eliminar as toxinas do sangue)
Vasodilatador (aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, alongando suas fibras musculares)Contraindicações e efeitos colaterais

Pessoas com histórico de problemas cardíacas, pressão arterial baixa ou alta (hipotensão ou hipertensão), doenças renais ou hepáticas e problemas com ansiedade não devem consumir o yohimbe. A planta também não é indicada para mulheres grávidas, em período de amamentação e crianças. Doses elevadas podem causar insônia, aumento da pressão sanguínea, dores de cabeça, tremores, náuseas e aumento da frequência cardíaca. Por isso seu uso deve ser regulado.

Fitoquímicos

O yohimbe é composto de alcaloide indol (ioimbina, iombilina, ajmalina, e pseudoiombilina) e taninos.

Curiosidades

– A Pausinystalia johimbe é uma planta pouco conhecida no Brasil, vez que é nativa do continente africano e muito comum na África Ocidental e Central, sendo facilmente encontrado em países como Camarões (maior produtor mundial), Guiné Equatorial, Nigéria, Gabão e na província de Cabinda na Angola.

– O yohimbe é uma árvore de grandes proporções alcançando cerca de 30 metros de altura com um tronco de mais ou menos sessenta centímetros de diâmetro. Sua casca externa possui uma tonalidade marrom avermelhada e é bem fácil de descascar. A parte interna da casca possui um tom rosado e é repleta de fibras. As folhas desta árvore possuem hastes pequenas e crescem agrupadas de três em três, possuem formato oval e cerca de quatorze centímetros de comprimento e dezessete centímetros de largura. Sua casca e madeira são destinadas à construção civil e tinturas.

Saiba mais

Yohimbe: benefícios e propriedades medicinais

Referências:
The German Commission E confirmed usefulness of Yohimbe bark for: Aphrodisiac, exhaustion. Johimbe: Benefits, Uses and Side Effects. It is commonly used to treat erectile dysfunction. It has also become a growing trend among bodybuilders to help with fat loss. Healthline.
National Center for Complementary and Integrative Health, US National Institutes of Health. July 2012 . Retrieved 2016-03-10 .
ERNST, E.; PITTLER, M. H. Yohimbine for erectile dysfunction: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials. The Journal of urology, v. 159, n. 2, p. 433-436, 1998.

Comentários

Comentar