Abútua: saiba para que serve o chá

Chá de abútua - Chondrodendron platyphyllum

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do chá de abutua (Chondrodendon platiphyllum), trepadeira nativa do Brasil.

Atualizado em 12/04/2023

A abútua (Chondrodendron platyphyllum) é uma planta medicinal também conhecida como abuto, baga-de-praia, butua, jabuticaba-de-cipó, raiz-de-parreira-brava, uva-do-mato, dentre outros nomes populares. Tradicionalmente, a abutua foi usada por tribos indígenas no combate à malária.

Benefícios e propriedades da abútua

Atualmente, mulheres a utilizam o abútua para melhorar os sintomas mais incômodos do ciclo menstrual. Preparada em infusão de água, ajuda a diminuir as cólicas, além de auxiliar a regular menstrual em atraso. Apesar disso, deve ser consumida nas doses recomendadas, vez que possui substâncias potencialmente abortivas em sua composição. Da mesma forma, antes de consumir a abutua é necessário que a mulher faça um teste de gravidez para evitar qualquer risco.

A Chondrodendron platyphyllum possui curina, um alcaloide que apresenta efeitos analgésicos e anti-inflamatórios em doses não tóxicas e tem potencial para uso no desenvolvimento de drogas anti-inflamatórias. Em estudos, os efeitos do tratamento com a curina foram semelhantes aos efeitos da indometacina, contudo, foram diferentes dos efeitos do tratamento com morfina, sugerindo que os efeitos analgésicos da curina não resultam da inibição direta da ativação neuronal, mas dependem de mecanismos anti-inflamatórios resultantes da inibição da produção de prostaglandina E2. Os alcaloides da abutua são uteis no tratamento de artrite, cefaleia, excesso de ácido úrico (gota), inflamações. pedras nos rins, problemas digestivos, reumatismo, dentre outras condições de saúde.

Chá de abútua

O chá de abútua é conhecido por suas propriedades diuréticas, o que significa que pode ajudar a aumentar a produção de urina e a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo. Essa propriedade é devido aos compostos presentes na planta, incluindo alcaloides e flavonoides, que estimulam os rins a produzirem mais urina. Além disso, o chá de abútua também pode ser usado como um tônico uterino, ajudando a regular o fluxo menstrual e aliviar as cólicas associadas ao ciclo menstrual. O chá é preparado por meio da infusão do caule e raiz de abutua. A superdosagem é contraindicada e pode causar efeitos adversos.

Ingredientes

  • 2 gramas de Chondrodendron platyphyllum.
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

  • Ferva a água juntamente com a erva.
  • Desligue e deixe descansar por cerca de 10 minutos.
  • O recomendado é consumir depois das principais refeições.

Contraindicações e efeitos colaterais da abutua

O uso é vetado por mulheres gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos. A superdosagem pode causar efeitos adversos. Além de possuir propriedades abortivas, pode aumentar aumentar a frequência cardíaca, causar arritmia e reduzir a pressão arterial. Assim, é importante utilizar a abutua apenas sob recomendação e supervisão de um profissional da saúde.

Curiosidades

A abutua é uma trepadeira nativa do Brasil. Possui tronco achatado e lenhoso. As folhas são longo pecioladas, subcoriáceas, possuem pelos na face inferior e possuem até 30 cm. As bagas possuem formato oval ou globoso e, quando maduros, ficam com cor negra ou vinho e se agrupam em cachos de cerca de 20 frutos. Possuem casca grossa, polpa vermelha e semente grande. A Chondrodendron platyphyllum faz parte da família Menispermaceae, trepadeiras nativas do Brasil.

Referências:
Leite, F. C., Ribeiro Filho, J., Costa, H. F., Salgado, P. R. R., Calheiros, A. S., Carneiro, A. B., … & Piuvezam, M. R. (2014). Curine, an alkaloid isolated from Chondrodendron platyphyllum inhibits prostaglandin E2 in experimental models of inflammation and pain.
King, Harold. “137. Curare alkaloids. Part V. Alkaloids of some Chondrodendron species and the origin of radix pareiræ bravæ.” Journal of the Chemical Society (Resumed) (1940): 737-746.