Açaí: benefícios e propriedades medicinais

O açaí (Euterpe oleracea) é uma das plantas medicinais mais importantes da Amazônia e sempre foi uma importante fonte de alimento para as populações indígenas e ribeirinhas do Brasil. É conhecido nos Estados Unidos como acai berry e Amazon palm berry.

Benefícios do açaí

As propriedades energizantes e antioxidantes do açaí o tornaram um alimento muito popular em várias regiões do Brasil e do mundo. Foi primeiramente utilizado por tribos da Amazônia para diversos fins medicinais, vez que possui a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, combater infecções, proteger o coração de doenças cardíacas e pode ser até mesmo agir como um remédio natural para impotência sexual. Sua polpa é usada para fazer cremes, sorvetes, sucos, além de ser misturado com outras frutas e alimentos antioxidantes.

A fruta fresca está disponível somente em apenas em regiões de florestas tropicais, como é o caso da Amazônia, situada na região Norte do Brasil e partes de outros países da América do Sul. É considerado um dos alimentos mais nutritivos disponíveis no mercado, razão pela qual é muito consumido em forma de suplemento, creme ou suco. Quando ingerido com moderação, pode trazer benefícios para a saúde. O açaí é um excelente tônico natural que pode ser facilmente incorporado na maioria das dietas e regimes diários de alimentação para melhorar a disposição e a resistência.

Benefícios do açaí para praticantes de exercícios físicos

O açaí é recomendado para praticantes de atividade física que não querem acumular peso, vez que as propriedades naturais estimulantes que estão presentes na fruta muitas vezes são até mais benéficas do que a ação estimulante de bebidas como o café e outros remédios industrializados. A fruta deixa a pessoa mais fortalecida, revigorada e saciada do ponto de vista da fome, o que fará com que o organismo queime mais calorias, trabalhe por mais tempo e faça menos esforço, ao mesmo tempo que ajuda no ganho de massa muscular magra. Além disso, ajuda na eliminação de resíduos pelo corpo. Contudo, se torna útil quando já existe hábitos saudáveis, incluindo dietas equilibradas combinadas com prática de exercícios físicos.

Benefícios do açaí na prevenção de cânceres

Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida (EUA) mostrou que a fruta do açaí possui um enorme potencial para ajudar pessoas que possuem condições debilitadas de saúde e pode até mesmo trazer benefícios para o tratamento de cânceres, vez que supostamente pode enfraquecer ou até mesmo destruir células cancerígenas.

Formas de consumo comuns do açaí

  • Fruta
  • Suco
  • Polpa
  • Suplementos em pó
  • Cápsulas

História e curiosidades

O açaí é um arbusto perene nativo das floresta tropical Amazônica, com pequenas e redondas frutas roxas, com aparência semelhante as uvas. A semente é muito grande e ocupa a maior parte da fruta. É tradicionalmente servido em cuias (tigelas redondas indígenas), misturado com tapioca, açúcar ou mel.

As frutas são liofilizadas e transformadas em pó, sucos, cremes e suplementos nutricionais, vez que é um alimento altamente energético.

Referências:
Schreckinger, Maria Elisa, et al. “Berries from South America: a comprehensive review on chemistry, health potential, and commercialization.” Journal of medicinal food 13.2 (2010): 233-246.
Schauss, Alexander G., et al. “Antioxidant capacity and other bioactivities of the freeze-dried Amazonian palm berry, Euterpe oleraceae mart.(acai).” Journal of Agricultural and Food Chemistry 54.22 (2006): 8604-8610.

Comentários

8 Comentários

  1. Gracilene

    gostaria de saber se o açai é bom pra controle de
    hipertensao ou se faz bem.

  2. Antonio Carlos

    Frutas vermelhas ajudam no controle de ácido úrico(gota), por influenciarem na produção de purina. Não seria o caso do AÇAÍ?

  3. Maria de Lourdes Nunes Machado Lima

    A minha nuticionista recomendou-me açai, vou começar a tomar.

  4. Ana Paula Vieira

    Olá me informaram que comer açai tds os dias faz mal, não sei pra que nem o por que. Se vc puder me dar essa informações serei muito grata.

  5. aspergers syndromes symptoms

    Nice site, nice and easy on the eyes and great content too.

Comentar