Uva-ursi: benefícios, usos e propriedades medicinais

A uva-ursi (Arctostaphylos uva-ursi) é uma planta medicinal também conhecida como uva-de-urso, uva-ursina, ursina, oxicoco-montês, buxilo, medronheiro, manzanita (espanhol), bearberry (inglês), kinnikinnik. Inclui os sinônimos botânicos Arctostaphylos rubra e Arctostaphylos alpina. Pertence à família Ericaceae.

Benefícios da uva-ursi

A uva-ursi age melhor no organismo quando a pessoa evita dietas com alimentos ácidos, como é o caso de sucos de frutas cítricas com muita vitamina C. No trato urinário, a arbutina é convertida em hidroquinona, compostos químicos que apresentam função antibacteriana e ajudam a alcalinizar a urina. Um dos principais usos da uva-ursi é como um diurético natural, sendo indicada para o tratamento de cistite, urolitíases e diversas outras infecções urinárias. Ajuda a prevenir infecção pós-parto. É útil no tratamento de diarreia crônica.

A uva-ursi é indicada para casos de artrite, reumatismo, dores nas costas, dores de cabeça, dores de garganta e afecções na pele como queimaduras, cortes e aftas, além de outras inúmeras infecções. Usada em forma de banho de sitz depois do parto para prevenir infecções e reduzir inchaços. Cataplasma para feridas. Lavagem para urticárias e erupções cutâneas da pele. Ducha para infecções vaginais e ulcerações. Compressas para torcicolo e hemorroidas. As folhas foram usadas em misturas de fumo tradicionais e possuem leves efeitos narcóticos.

Chá de uva-ursi

Os frutos podem ser cozinhados com outras comidas. Cru, os frutos são insípidos, mas ajudam a saciar a sede e estimular fluxo de saliva, o que a torna um excelente alimento em condições extremas de sobrevivência. Pode ser fazer uma sidra com os frutos. O chá é uma ótima maneira de usufruir das propriedades medicinais da ursina.

Ingredientes

  • 10 gramas de folhas de seca de uva ursi.
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

  • Misture todos os ingredientes coloque em uma chaleira e leve ao fogo.
  • Deixe ferver e desligue.
  • Espere 10 minutos.
  • Coe e o chá estará pronto para consumo.

O chá deve ser consumido no máximo 3 vezes por dia para alcançar os efeitos desejados.

Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.

Contraindicações e efeitos colaterais da uva-ursi

O uso é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes, crianças pequenas e pessoas que possuam alta sensibilidade estomacal ou úlceras duodenais ou estomacais. Não deve ser consumida longos períodos e o indicado é que tempo contínuo não ultrapasse 15 dias. O uso em excesso pode causar problemas como colapsos, constipação, náuseas, vômitos e convulsão. A uva-ursina pode deixar a urina com uma cor esverdeada, o que não é prejudicial.

História e curiosidades

Em latim, ursi significa “urso”, razão pela qual é chamada de uva de urso. O nome em espanhol, “manzanita“, significa “pequena maçã”, referência à semelhança dos frutos com a maçá. Na Escandinávia, as folhas são usadas para bronzear couro.

A uva-ursi cresce habitualmente em locais próximos a latitude norte. No Sul cresce somente em locais com altitude elevada. Na Europa é encontrada na Islândia, Noruega, porção sul da Espanha, região central da Itália e norte da Grécia. Na Ásia é encontrada em locais frios e de altitude elevada, como o sul da Turquia, Sibéria e Himalaia. Também é possível encontrar a uva-ursina na América do Norte, no Alasca, Groenlândia e diversos lugares de altitude elevada. Na América do Sul está presente na Cordilheira dos Andes.

A uva-ursi é um arbusto de pequenas proporções que alcança no máximo 30 centímetros de altura. Quando adulta, suas folhas são perenes, grossas ao toque, duras e possuem uma linda coloração verde brilhante na sua parte superior, a parte inferior é mais clara. As flores da uva-ursi podem ser encontradas podem ser brancas ou rosas. Seus galhos são eretos e longos. Os frutos possuem aspecto suave ao toque e podem ter no máximo 1,5 centímetro. Cada fruto abriga cerce de 5 sementes no formato de drupa.

ESTIMULA A PRODUÇÃO DE MELATONINA Natural Sleep
SPRAY QUE INIBE A VONTADE DE FUMAR Nicofree
TRATA ARTRITE, DORES E INFLAMAÇÕES Composto Anti-Inflamatório
SUPLEMENTO PARA CONTROLAR O ESTRESSE Mild Mag
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
Referências:
Health Benefits of Bearberry (Uva-ursi) and Side Effects. Herbal Resource.
Uva Ursi Benefits. Arctostaphylos uva ursi is a plant species of the genus Arctostaphylos (manzanita). HerbsWisdow.
Drugs.com. Scientific names: Arctostaphylos uva ursi (Also referred to as Arbutus uva ursi). The related plants A. adenotricha and A. coactylis also have been termed uva ursi by some authors.

Comentários

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, é só clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas