Assa-peixe: benefícios e propriedades medicinais

O assa-peixe é uma planta medicinal também conhecida como assa-peixe-branco, assapeixe, chamarrita, cambará-branco e cambará-guaçú. Inclui as espécies Vernonia ruficoma e Vernonia polyanthes.

Benefícios do assa-peixe

No Brasil, a planta muito utilizada na medicina alternativa. Dentre os diferentes estudos sobre a Vernonia polyanthes, as investigações sobre os efeitos antinociceptivos (redução da capacidade do corpo de perceber a dor, ou seja, um analgésico natural) e anti-inflamatórios do assa-peixe são particularmente importantes. Os ácidos fixos, alcaloides, aminoácidos, cumarinas, esteroides, triterpenos, antraquinonas, flavonoides, saponinas e taninos foram detectados em infusões da erva podem ser responsáveis pelos seus efeitos farmacológicos.

Um estudo realizado indicou que o assa-peixe produz efeito sobre a pressão arterial. Os resultados sugeriram que a diminuição da pressão sanguínea induzido pelo extrato hidroalcoólico via oral provoca redução da taxa de excreção de sódio renal pós-proximal. Assim, foi demonstrado que o extrato de assa-peixe age como um age vasodilatador. A Vernonia spp é rica em sais minerais.

Um estudo demonstrou que o extrato da V. polyanthes causava efeitos em condições de infecção urinária e taxa de fluxo urinária, enquanto melhoravam os sintomas gastrointestinais e respiratórios¹. Em um estudo de 2007, foi observado uma ação inibidora potente do extrato do sobre linhagens de Leishmania². O extrato de própolis do assa-peixe apresentou ação antimicrobiana contra o Paenibacillus larvae (um microrganismo responsável por uma doença em abelhas conhecida por “cria pútrida”, que inviabiliza as crias das colmeias). Em um estudo de Bastos et al. (2008) e Oliveira et al. (2007), foi relatado que os os extratos hidroalcoólicos da Vernonia polyanthes apresentaram significativa ação anti-micobactérias³.

Contraindicações e efeitos colaterais do assa-peixe

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

História e curiosidades

O gênero Vernonia é um dos maiores e mais importantes da família Asteraceae, sendo representada por cerca de 1.500 espécies. O assa-peixe é uma planta medicinal perene, que se espalha por meio de sementes. É uma erva nativa do Brasil, encontrada principalmente na Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. É conhecida por ser uma erva-daninha que cresce aos arredores de estradas, terrenos baldios e esgotos. Também chega a anular a lotação das pastagens (Lorenzi, 2000). A Vernonia ruficoma – Vernonia polyanthes faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

DETOX NATURAL Renove
ATUA EM MAIS DE 50 CONDIÇÕES DE SAÚDE Óleo de Copaíba em Cápsulas
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
SUPLEMENTO PARA DORMIR MELHOR E MAIS TRANQUILO Valeriana 500mg
COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno
Referências:
¹ (Costa-Neto e Oliveira, 2000)
² (Braga et al, Benedito. 2007)
³ Estudo Comparativo da Ação Antimicrobiana de Extratos e Óleos Essenciais de Plantas Medicinais e Sinergismo com Drogas Antimicrobianas
dos Santos Temponi, Vanessa, et al. “Antinociceptive and anti-inflammatory effects of ethanol extract from Vernonia polyanthes leaves in rodents.” International journal of molecular sciences 13.3 (2012): 3887-3899.
da Silveira, R. Romanezi, M. A. Foglio, and J. A. R. Gontijo. “Effect of the crude extract of Vernonia polyanthes Less. on blood pressure and renal sodium excretion in unanesthetized rats.” Phytomedicine 10.2 (2003): 127-131.

Comentários

Comentar