Azedinha: benefícios e propriedades medicinais

A azedinha (Rumex acetosella) é uma planta medicinal também conhecida como acedrilla, azeda, azeda-brava, azeda-do-campo, erva-azeda, erva-vinagreira, língua-de-andorinha, língua-de-vaca, red sorrel, sheep’s sorrel, sour weed (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Rumex acetosa. Pertence à família Polygonaceae.

Benefícios da azedinha

A azedinha é um ingrediente presente na fórmula do popular remédio anticâncer herbal conhecido como Essiac. O medicamento herbal era originalmente uma fórmula dos Ojibwa (Chippewa), um grupo de povos indígenas nativos da América do Norte (Canadá e Estados Unidos). Na década de 1920 a enfermeira canadense René Caisse encontrou a esposa de um prospector que sobreviveu a um câncer de mama e a revelou a receita do chá herbal. René denominou a fórmula de Essiac (anagrama de Caisse soletrado de trás para frente).

A raiz da azedinha é rica em resveratrol, um importante antioxidante que previne o envelhecimento precoce e problemas no metabolismo. É muito útil no combate a diversos tipos de inflamações, podendo ser usada como auxiliar no tratamento do câncer. Possui a capacidade de reduzir a pressão arterial, sendo indicada para hipertensos. Em alguns países, a azedinha crua é usada no pós-parto para aliviar a área reprodutiva da mulher e prevenir infecções.

O suco ou cataplasma da planta e aplicado em acnes, lombrigas, febre e feridas. As folhas podem ser acrescentadas a saladas, sopas e guisados, vez que proporcionam um gosto levemente azedado à comida. As características refrescantes da azeda a tornam ideal para a produção de bebidas. A azedinha é composta de ácido oxálico, ácido tartárico, antraquinonas (chrysophanol, emodina), betacaroteno, cálcio, quercitina, resveratrol, taninos, vitaminas B e C e vitexina, além de outros nutrientes em menores quantidades.

Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Noethyl Anti-Álcool Noethyl Anti-Álcool O melhor suplemento natural para curar o alcoolismo.
Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O pariri é uma poderosa erva para o tratamento do câncer e diabetes.

Chá de azedinha

Dentre as principais propriedades medicinais do chá de azedinha se destacam as suas ações antibacterianas, antiescorbúticas, anti-inflamatórias, antipiréticas, antissépticas, cicatrizantes, hepática, laxantes, dentre outras. Além disso, a azedinha é amplamente conhecida por suas ações anticâncer.

Ingredientes

  • 2 colheres de folhas de azedinha picada
  • 250 ml de água

Modo de preparo

  • Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo.
  • Quando ela começar a ferver desligue o fogo.
  • Acrescente a azedinha.
  • Tampe a mistura e deixa abafada por cerca de 10 minutos.
  • Coe e reserve.

Para obter os resultados positivos, consuma a o chá ao longo do dia.

Contraindicações e efeitos colaterais da azedinha

A (Rumex acetosella possui ácido oxálico em sua composição. O alto teor de ácido oxálico no organismo pode conduzir a formação de pedras nos rins. O uso deve ser ocasional e a mesma não deve ser utilizada por pacientes que sofrem de cálculos renais, gota e reumatismo. O consumo em excesso pode comprometer a digestão e causar efeitos adversos, incluindo vômitos, diarreia, dificuldade de engolir e urinar. Por questões de segurança, gravidas e lactantes devem evitar o uso.

História e curiosidades

A Rumex acetosa é uma planta perene e rasteira de folhas longas. Pode atingir no máximo 60 centímetros de altura. Suas flores são extremamente pequenas possuindo no máximo 3 milímetros de diâmetro. Cresce em qualquer tipo de solo, contudo, se desenvolve melhor em solos ricos em ferro, tais como terrenos úmidos próximos a bosques e locais de sombra perto cursos de água. A espécie Rumex acetosa (azedinha-de-jardim) é muito semelhante à Rumex acetosella, contudo, possui um tamanho maior.

REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
LUTEÍNA COM ZEAXANTINA Luzeax
COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
SUPLEMENTO PARA DORMIR MELHOR E MAIS TRANQUILO Valeriana 500mg
Referências:
Rumex Acetosa — Sorrel. Henriette’s Herbal Homepage
Rumex acetosella L. subsp. angiocarpus (Murb.) Murb. Biorede.pt.
Sorrel. WebMD.
Lee, Nam-Jae, et al. “Antimutagenicity and cytotoxicity of the constituents from the aerial parts of Rumex acetosa.” Biological and Pharmaceutical Bulletin 28.11 (2005): 2158-2161.
Kucekova, Zdenka, et al. “Phenolic compounds from Allium schoenoprasum, Tragopogon pratensis and Rumex acetosa and their antiproliferative effects.” Molecules 16.11 (2011): 9207-9217.

Comentários

Comentar