Chá de Alcaçuz – Glycyrrhiza glabra

Chá de Alcaçuz - Glycyrrhiza glabra - Medicina Natural

O chá de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) possui ação anti-inflamatória e antitussígena, comprovada através de estudos científicos. Também é rico em flavonoides.

ATUALIZADO EM 26/10/2023

O chá de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) possui ação anti-inflamatória e antitussígena, comprovada através de estudos científicos. Rico em flavonoides que são capazes de proporcionar um maior equilíbrio dos hormônios secretados pela hipófise. Assim sendo, pode ser útil no auxílio de casos de distúrbios menstruais ou de glândulas como a tireoide, por exemplo. Também pode ser útil para auxiliar no controle de sintomas da menopausa e TPM. O alcaçuz possui uma composição química bastante complexa, que inclui uma mistura de diversas saponinas triterpênicas, das quais a glicirrizina é a mais comum. Além disso, é composto de ácido glicirrético, asparagina, betaína, cumarinas, fitoestrógenos, flavonoides, glicosídeos, óleo essencial, proteína e gordura. Outros constituintes químicos ativos na raiz incluem chalconas, cumarinas, esteróis, isoflavonoides e saponinas triterpenoides. Estudos mostraram que o alcaçuz também estimula a produção de interferon.

Outros nomes populares

Alcaçuz-verdadeiro, raiz-doce (Portugal), regoliz; licorice e sweet root (inglês); ororuz, palo dulce, regaliza, regaliz e regoliz (espanhol); regolizia (Itália); réglisse (França); lakritzenholz (Alemanha); lakris (Dinamarca); lakrycya (Polônia); lakrits (Suécia).

Benefícios do chá de alcaçuz

  • Anti-inflamatório: O alcaçuz contém compostos com propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar inflamações no corpo.
  • Cicatrização de Feridas: O chá de alcaçuz é tradicionalmente usado para promover a cicatrização de feridas e lesões na pele.
  • Digestão: Pode aliviar distúrbios digestivos, como azia e indigestão, ajudando a acalmar o trato gastrointestinal.
  • Saúde Respiratória: É usado para aliviar problemas respiratórios, como tosse e irritação na garganta, devido às suas propriedades expectorantes.
  • Saúde da Pele: A aplicação tópica de chá de alcaçuz pode ser benéfica para tratar problemas de pele, incluindo eczema e psoríase.
  • Sistema Imunológico: Alguns acreditam que o alcaçuz pode fortalecer o sistema imunológico devido às suas propriedades antioxidantes.
  • Supressão da Tosse: É usado como um remédio natural para aliviar a tosse, especialmente em casos de tosse seca.
  • Tratamento de Úlceras: O alcaçuz pode ajudar no tratamento de úlceras gástricas e úlceras na boca.

O uso do chá de alcaçuz como anti-inflamatório

Rico em flavonoides, o chá da raiz do alcaçuz contribui para uma melhor recuperação de doenças inflamatórias. Age de dentro para fora e é eficaz até mesmo em inflamações da pele. Como um medicamento anti-inflamatório, é útil no tratamento de artrite. Juntamente com outras ervas, é usado para tratar espasmos musculares.

Partes utilizadas

Raízes.

Chá de Alcaçuz - Glycyrrhiza glabra - Medicina Natural

Chá de Alcaçuz – Glycyrrhiza glabra – Medicina Natural

Modo de preparo do chá de alcaçuz

Adicione uma xícara de chá de água fervente (150 ml) sobre 1 colher de sopa (2 gramas) de alcaçuz abafando por cerca de 15 minutos. Após isso, basta coar e consumir. Pode ser preparado por decocção ou por infusão, para preparos por decocção basta adicionar 1 colher de sopa de alcaçuz em 150 ml de água e aguardar ferver. Abafar por alguns minutos, coar e consumir.

Sugestão de consumo

Pode ser ingerida 1 xícara do chá, após as refeições de 2 a 4 vezes ao dia. Consumir em até 24 horas após o preparo.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, incluindo a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • RAÍZES LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Contraindicações e efeitos colaterais do alcaçuz

Uso adulto. O consumo é contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para de menores de 18 anos, devido a falta de estudos que comprovem sua segurança à essa população. Se os sintomas relacionados à dispepsia persistirem por mais de duas semanas ou se o muco e tosse, piorarem durante o uso do chá, um médico deverá ser consultado. Não é recomendada a utilização concomitante com amilorida, corticosteroides, diuréticos, espironolactona, glicosídeos cardiotônicos, laxantes estimulantes ou outros medicamentos que possam agravar o desequilíbrio eletrolítico. Também é contraindicada a utilização concomitante a outros medicamentos que contenham alcaçuz, pois pode ocorrer retenção hídrica, hipocalemia, hipertensão arterial e arritmia cardíaca. Com o uso prolongado ou em doses mais elevadas, os efeitos mineralocorticoides podem ser manifestados sob a forma de retenção de sódio e água, perda de potássio com hipertensão arterial, edema, arritmia cardíaca e encefalopatia hipertensiva. Não deve ser utilizado por pessoas em recuperação de alcoolismo pela possibilidade de apresentar maior sensibilidade aos efeitos adversos, especialmente miopatia devido à perda de potássio. Não consumir em doses acima das recomendadas.

Cuidados e precauções

Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.

Comprar Chá de Alcaçuz Importado Medicina Natural

Clique aqui para comprar de Alcaçuz Medicina Natural

Chá de Alcaçuz - Glycyrrhiza glabra - Medicina Natural

Chá de Alcaçuz – Glycyrrhiza glabra – Medicina Natural

Referências:
Medicina Natural