Chá de amora miura: benefícios, propriedades e receita


O chá de amora miura (Morus nigra) é um poderoso aliado no tratamento da menopausa, contudo, em função de suas inúmeras propriedades medicinais, é eficaz contra inúmeras outras condições de saúde.


Benefícios do chá de amora miura

O chá de amora miura é preparado por meio das folhas da Morus nigra, espécie também conhecida como amoreira-negra e amoreira-preta. O chá se tornou popular no Brasil após a exibição de uma reportagem no programa Globo Rural, transmitido pela da Rede Globo. A folha da amoreira é altamente nutritiva, sendo inclusive fonte de alimento para o bicho-da-seda durante o início do seu ciclo de vida. De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Saúde do Japão, as folhas em pó são compostas por inúmeros nutrientes, incluindo fibras alimentares.

O chá de amora miura possui 22 vezes mais cálcio que o leite, além ser rica em ferro natural, fibra, levedura, magnésio, potássio, proteína e zinco. Rica em proteínas e sais minerais, auxilia na regulação o intestino, inibe o acúmulo de colesterol no fígado, possui efeito anti-inflamatório e bactericida, além de prevenir a osteoporose. O chá de amora miura estimula a liberação de insulina e melhora os índices de taxa glicêmica do organismo, sendo útil, inclusive, na prevenção do diabetes. Também é capaz de eliminar pelas vezes uma grande quantidade de colesterol e gordura no fígado e vísceras. Desta forma, reduz a gordura corporal, sendo útil para pessoas com obesidade e sobrepeso, além de melhorar o funcionamento do fígado e dos rins.

O chá de amora miura alivia os sintomas de distúrbios relacionados com a menopausa, tais como ansiedade, calores da menopausa, depressão, dificuldades para dormir, dores articulares, dor de cabeça, dores musculares, ressecamento vaginal, irritação, memória fraca, nervosismo, problemas urinários, redução da libido e suores frios. As mulheres que estão na menopausa percebem os primeiros efeitos da amora miura na melhora do humor, sono e vida sexual, vez que ocorre um aumento de libido e lubrificação na região genital.

Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.

Receita de chá de amora miura

O chá de amora miura possui um sabor suave frutado, sem o sabor amargo dos outros chás emagrecedores. O consumo diário ajuda a diminuir a retenção de líquidos, reduzindo o inchaço do corpo. Além disso, atua como um excelente regulador do intestino, ajudando a diminuir a absorção de gorduras. Em razão de suas propriedades antioxidantes, confere um melhor aspecto à beleza da pele e dos cabelos. Ainda, é eficaz ainda na decomposição do açúcar delgado, prevenindo contra a obesidade.

Como fazer o chá de amora miura

  • Use a proporção de duas colheres de sopa de folhas de amora miura para cada litro de água.
  • Em um recipiente, coloque as folhas ainda na água ainda fria.
  • Leve ao fogo e, ao alcançar fervura, deixe ferver por cerca de mais 10 minutos.
  • Em seguida, deixe a misturar ficar morna. Após isso, coe e consuma. O consumo ideal é de três a cinco xícaras ao dia.
  • O chá pode ser tomado frio ou quente.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. A maioria dos chás costuma preservar a maioria das suas substâncias medicinais importantes até 24 horas depois do preparo.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá de amora miura

A amora miura não possui contraindicações e pode ser consumida por qualquer pessoa, vez que não possui toxicidade. Para auxiliar a perda de peso, o chá deve ser administrado em combinação com uma alimentação saudável e acompanhamento de dieta. Desta forma, os resultados são alcançados mais rapidamente.

Curiosidades

A Morus nigra é popular na região do Vale do São Francisco (Brasil), onde é conhecida popularmente como “amora-miúra”. A espécie foi trazida para a região por imigrantes japoneses, adaptando-se bem às condições de clima e solo. Algumas espécies do gênero Morus são amplamente cultivadas na China e no Japão porque suas folhas servem como alimento para o bicho-da-seda. As folhas dessas espécies são consumidas no Japão e Coréia como agentes anti-hiperglicêmicos por pacientes com diabetes mellitus, devido à presença da 1-desoxinojirimicina, conhecida como um poderoso inibidor da á-glicosidase.

Referências:
Oliveira, A. C. B., Oliveira, A. P., Guimarães, A. L., Oliveira, R. A., Silva, F. S., Reis, S. A. G. B., … & Almeida, J. R. G. S. (2013). Pre-clinical toxicological evaluation of tea from the leaves of Morus nigra L.(Moraceae). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 15(2), 244-249.
Chá de Folha de Amora Miura – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer. Mundo Boa Forma.
Sánchez-Salcedo, Eva M., et al. “(Poly) phenolic compounds and antioxidant activity of white (Morus alba) and black (Morus nigra) mulberry leaves: Their potential for new products rich in phytochemicals.” Journal of Functional Foods 18 (2015): 1039-1046.

Comentários

Comentar