Chá de amora miura: benefícios, propriedades e receita

O chá de amora miura (Morus nigra) é um poderoso aliado no tratamento da menopausa, contudo, em função de suas inúmeras propriedades medicinais, é eficaz contra inúmeras outras condições de saúde.

Benefícios do chá de amora miura

O chá de amora miura é preparado por meio das folhas da Morus nigra, espécie também conhecida como amoreira-negra e amoreira-preta. O chá se tornou popular no Brasil após a exibição de uma reportagem no programa Globo Rural, transmitido pela da Rede Globo. A folha da amoreira é altamente nutritiva, sendo inclusive fonte de alimento para o bicho-da-seda durante o início do seu ciclo de vida. De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Saúde do Japão, as folhas em pó são compostas por inúmeros nutrientes, incluindo fibras alimentares.

O chá de amora miura possui 22 vezes mais cálcio que o leite, além ser rica em ferro natural, fibra, levedura, magnésio, potássio, proteína e zinco. Rica em proteínas e sais minerais, auxilia na regulação o intestino, inibe o acúmulo de colesterol no fígado, possui efeito anti-inflamatório e bactericida, além de prevenir a osteoporose. O chá de amora miura estimula a liberação de insulina e melhora os índices de taxa glicêmica do organismo, sendo útil, inclusive, na prevenção do diabetes. Também é capaz de eliminar pelas vezes uma grande quantidade de colesterol e gordura no fígado e vísceras. Desta forma, reduz a gordura corporal, sendo útil para pessoas com obesidade e sobrepeso, além de melhorar o funcionamento do fígado e dos rins.

O chá de amora miura alivia os sintomas de distúrbios relacionados com a menopausa, tais como ansiedade, calores da menopausa, depressão, dificuldades para dormir, dores articulares, dor de cabeça, dores musculares, ressecamento vaginal, irritação, memória fraca, nervosismo, problemas urinários, redução da libido e suores frios. As mulheres que estão na menopausa percebem os primeiros efeitos da amora miura na melhora do humor, sono e vida sexual, vez que ocorre um aumento de libido e lubrificação na região genital.

Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Tônicos Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais

Receita de chá de amora miura

O chá de amora miura possui um sabor suave frutado, sem o sabor amargo dos outros chás emagrecedores. O consumo diário ajuda a diminuir a retenção de líquidos, reduzindo o inchaço do corpo. Além disso, atua como um excelente regulador do intestino, ajudando a diminuir a absorção de gorduras. Em razão de suas propriedades antioxidantes, confere um melhor aspecto à beleza da pele e dos cabelos. Ainda, é eficaz ainda na decomposição do açúcar delgado, prevenindo contra a obesidade.

Como fazer o chá de amora miura

  • Use a proporção de duas colheres de sopa de folhas de amora miura para cada litro de água.
  • Em um recipiente, coloque as folhas ainda na água ainda fria.
  • Leve ao fogo e, ao alcançar fervura, deixe ferver por cerca de mais 10 minutos.
  • Em seguida, deixe a misturar ficar morna. Após isso, coe e consuma. O consumo ideal é de três a cinco xícaras ao dia.
  • O chá pode ser tomado frio ou quente.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. A maioria dos chás costuma preservar a maioria das suas substâncias medicinais importantes até 24 horas depois do preparo.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá de amora miura

A amora miura não possui contraindicações e pode ser consumida por qualquer pessoa, vez que não possui toxicidade. Para auxiliar a perda de peso, o chá deve ser administrado em combinação com uma alimentação saudável e acompanhamento de dieta. Desta forma, os resultados são alcançados mais rapidamente.

Curiosidades

A Morus nigra é popular na região do Vale do São Francisco (Brasil), onde é conhecida popularmente como “amora-miúra”. A espécie foi trazida para a região por imigrantes japoneses, adaptando-se bem às condições de clima e solo. Algumas espécies do gênero Morus são amplamente cultivadas na China e no Japão porque suas folhas servem como alimento para o bicho-da-seda. As folhas dessas espécies são consumidas no Japão e Coréia como agentes anti-hiperglicêmicos por pacientes com diabetes mellitus, devido à presença da 1-desoxinojirimicina, conhecida como um poderoso inibidor da á-glicosidase.

PREVINE RUGAS / PROMOVE A SAÚDE DA PELE Colágeno Hidrolisado com Vitamina C
ANTISSÉPTICO / ALIVIA DORES / INFECÇÕES Óleo de Copaíba (Solução de 30ml)
ATUA EM MAIS DE 50 CONDIÇÕES DE SAÚDE Óleo de Copaíba em Cápsulas
CÁLCULOS RENAIS, INFECÇÕES URINÁRIAS ETC. Diu Renal
ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas

Referências:
Oliveira, A. C. B., Oliveira, A. P., Guimarães, A. L., Oliveira, R. A., Silva, F. S., Reis, S. A. G. B., … & Almeida, J. R. G. S. (2013). Pre-clinical toxicological evaluation of tea from the leaves of Morus nigra L.(Moraceae). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 15(2), 244-249.
Chá de Folha de Amora Miura – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer. Mundo Boa Forma.
Sánchez-Salcedo, Eva M., et al. “(Poly) phenolic compounds and antioxidant activity of white (Morus alba) and black (Morus nigra) mulberry leaves: Their potential for new products rich in phytochemicals.” Journal of Functional Foods 18 (2015): 1039-1046.

Comentários

Comentar