Chá de Pata de Vaca – Bauhinia forficata

Chá de Pata de Vaca - Bauhinia forficata - Medicina Natural

O chá de pata de vaca (Bauhinia forficata) é muito consumido por ter ativos capazes de controlar os sintomas do diabetes e redução do colesterol ruim.

ATUALIZADO EM Atualizado em 21/04/2023

O chá de pata de vaca, além de diminuir o açúcar no sangue, também reduz o colesterol total, o LDL-colesterol (colesterol ruim) e o triglicérides em diabéticos, auxiliando no controle do diabetes mellitus tipo II. Além de ser usado no tratamento do diabetes mellitus, o chá de pata-de-vaca é um poderoso diurético, útil para os rins e sistema urinário, incluindo ajuda no tratamento da poliúria (aumento do volume urinário), cistite, pedras nos rins e outros distúrbios renais. O consumo do chá de pata de vaca (Bauhinia fortificata link) é utilizado na medicina popular para o tratamento e prevenção da diabetes, a pata-de-vaca é conhecida como insulina vegetal. Além de seus benefícios para diabetes, também auxilia na redução do colesterol.

Outros nomes populares da pata de vaca

Bauínia, capa-bode, cascoburro, casco-de-vaca, ceroula-de-homem, mororó, pata-de-boi, pata-de-vaca, pata-de-veado, unha-de-anta, unha-de-boi, unha-de-boi-espinho, unha-de-vaca, unha-de-veado.

Usos tradicionais do chá de pata de vaca

  • Cistite
  • Diabetes.
  • Distúrbios renais.
  • Diurético.
  • Hipoglicemiante.
  • Pedras nos rins.
  • Poliúria.
  • Purgativo.
  • Reduzir colesterol alto.
  • Triglicérides.

Benefícios do chá de pata de vaca no controle do diabetes

O chá de pata-de-vaca proporciona resultados tão bons em diabéticos que é conhecida como insulina vegetal, dada a sua capacidade de reduzir os sintomas do diabetes. A pata-de-vaca, além de diminuir o açúcar no sangue, também reduz os triglicerídeos, colesterol total e o LDL-colesterol (colesterol ruim) em diabéticos, auxiliando no tratamento da diabetes mellitus tipo II. Além de ser usado no tratamento do diabetes mellitus, o chá de pata de vaca é um ótimo diurético, útil para os rins e sistema urinário, incluindo ajuda no tratamento da poliúria (aumento do volume urinário), cistite, pedras nos rins e outros distúrbios renais.

A pata-de-vaca possui em sua composição astragalina, bauhi-noside, beta-sitosterol, flavonols, flavonoides, glicosídeos, guanidina, hetero-glicosideos, kaempferitrina, ácidos orgânicos, quercitrosideos, rhamnose e saponinas. É uma planta que pertence a lista RENISUS (Relação de Plantas Medicinais de Interesse do SUS), conhecida como insulina vegetal, dada a sua capacidade de reduzir os sintomas do diabetes.

Kaempfetririn

O kaempferitrin, substância presente na planta, além de reduzir o açúcar no sangue, pode ajudar a reparar danos às células renais, possuindo efeitos diuréticos e antioxidantes. Um estudo realizado no Chile em 1999 apontou propriedades antidiabéticas em ratos. Tal estudo determinou que a pata-de-vaca diminuiu em 39% os níveis de açúcar no sangue em ratos diabéticos. Em 2004, um grupo de pesquisa também observou que além de apresentar propriedades antioxidantes, a pata-de-vaca também reduziu os níveis de triglicérides e o colesterol total. Os estudos também indicaram que não houve efeitos tóxicos em ratos, seja os mesmos diabéticos ou normais, incluindo ratos diabéticos grávidas.

Partes utilizadas

Folhas.

Chá de Pata de Vaca - Bauhinia forficata

Chá de Pata de Vaca – Bauhinia forficata

Modo de preparo do chá de pata de vaca

Adicionar 1 colher de chá de folhas de pata-de-vaca em um recipiente com água e ferva por cerca de 5 minutos. Após isso, tampe o recipiente e deixe em repouso por 10 minutos. Ao término, basta coar e consumir.

Sugestão de consumo

Ingerir 200ml de chá de pata de vaca de 2 a 3 vezes ao dia, após as refeições.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • FOLHAS LIOFILIZADAS E SELECIONADAS PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Contraindicações e efeitos colaterais da pata de vaca

Não há relatos de toxicidade ou efeitos adversos quando ingerido nas quantidades recomendadas. Contraindicado para pessoas com hipoglicemia, o chá de pata de vaca pode potencializar o efeito das drogas antidiabéticas.

Cuidados e precauções

Conserve ao abrigo da luz, calor e umidade. Cada pacote é embalado e pesado de forma individual. Pode ocorrer diferenças na tonalidade em determinados lotes por se tratar de ervas desidratadas, o que não impede a sua utilização.

Comprar Chá de Pata de Vaca Medicina Natural

Clique aqui para comprar Chá de Pata de Vaca Medicina Natural.

Chá de Pata de Vaca - Bauhinia forficata - Medicina Natural

Chá de Pata de Vaca – Bauhinia forficata – Medicina Natural

Referências:
Antidiabetic Activity of Bauhinia forficata Extracts in Alloxan-Diabetic Rats. Department of Physiology and Pharmacology, Federal University of Ceará.
Evaluation of toxicity after one-months treatment with Bauhinia forficata decoction in streptozotocin-induced diabetic rats. Maria Teresa Pepato*, Amanda Martins Baviera, Regina Célia Vendramini and Iguatemy Lourenço Brunetti. Department of Clinical Analyses, Araraquara School of Pharmacy, São Paulo State University (UNESP).
Bauhinia forficata. Florien.