Chá de Dente de Leão – Taraxacum officinale

Chá de Dente de Leão - Taraxacum officinale - Medicina Natural

O chá de dente de leão (Taraxacum officinale) é rico em nutrientes, incluindo boas quantidades de vitaminas, tais como do complexo B, vitamina C, E e P.

ATUALIZADO EM Atualizado em 29/06/2023

O chá de dente de leão é rico em lecitina e potássio, além de boro, ferro, fósforo, magnésio, niacina, proteínas, silício e zinco. Também possui grandes quantidades de vitaminas, incluindo vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e vitamina P, conhecida como rutina. Combinada com as vitaminas C e E, a rutina auxilia na ação de fortalecer o sistema imunológico. Alguns estudos demonstram que o chá de dente-de-leão pode ser um grande aliado no controle do colesterol.

O chá do dente-de-leão é preparado com todas as partes da planta, que são ricas em propriedades. As folhas são diuréticas e hipotensas e a raiz é antifúngica, colagoga, diurética, expectorante, galactagoga, tônica e laxante (com efeito moderado). Os flavonoides e potássio presentes no chá de dente-de-leão asseguram sua ação diurética, sendo que os flavonoides aumentam a diurese e o potássio fica responsável pelo controle de espoliação pela urina. Sua ação colagoga se dá devido aos terpenos, pois eles favorecem a eliminação de numerosos catabólitos (restos da digestão). O estímulo da digestão gástrica se dá devido a presença de teraxinas.

Outros nomes populares do dente de leão

Alface-de-cão, amargosa, amor-de-homem, amor-dos-homens, coroa-do-sacerdote, esperança, margarida-irlandesa, quartilho, taraxaco, taráxaco, dandelion (inglês).

Usos tradicionais do chá de dente de leão

  • Antitumoral;
  • Diabetes;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Diurético;
  • Prevenção de aterosclerose e doenças cardíacas;
  • Pedras nos rins;
  • Proteção hepática;
  • Redução do colesterol ruim;
  • Reumatismo;
  • Saúde renal.

Partes utilizadas

Parte Int. Florida.

Chá de Dente de Leão - Taraxacum officinale

Modo de preparo do chá de dente de leão

Preparo por decocção: Adicionar de 3 a 4 gramas da folha em 200 ml de água, aguardar levantar fervura e desligar. Deixar em repouso por 10 minutos.

Preparo por infusão: (As folhas e raízes de dente-de-leão não devem ser fervidas junto com a água).

Adicionar 200ml de água fervente sobre 4 a 10g de dente de leão. Aguardar cerca de 10 minutos.

Sugestão de consumo

Ingerir o chá de dente-de-leão cerca de três vezes ao dia.

PRODUTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 240/2018.

Padrão de qualidade premium Medicina Natural

Chás - Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Chás – Controle de Qualidade Medicina Natural e Natublend

Os chás Medicina Natural™, antes de serem embalados, são cuidadosamente inspecionados e selecionados, para que o consumidor tenha uma experiência agradável e segura. O rígido controle de qualidade em toda cadeia produtiva são os diferenciais dos nossos chás. Contamos com fornecedores altamente qualificados que obedecem a padrões rigorosos, desde o plantio até a colheita e transporte dos chás, para que não ocorram perdas de propriedades e qualidade durante o processo produtivo. Os chás passam por um rigoroso protocolo de conferência interna, sendo avaliados nesta etapa, inúmeros fatores essenciais para a qualidade dos chás, incluindo a qualidade dos chás, que passam por análises em nossos laboratórios. Também são observados seus parâmetros microbiológicos, conforme descrito na Farmacopeia Brasileira, procedimento que garante a estabilidade e qualidade durante todo seu período de validade.

  • CHÁ DE ALTO PADRÃO DE QUALIDADE COM CERTIFICADO DE ANÁLISE.
  • INSUMO LIOFILIZADO E SELECIONADO PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE AGENTE EXTERNO.
  • PRODUTO LACRADO PARA PRESERVAR TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PLANTA.
  • PRONTO PARA O PREPARO DO CHÁ.
  • QUALIDADE GARANTIDA.

Contraindicações e efeitos colaterais do dente de leão

O dente-de-leão é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos, devido a falta de estudos que comprovem sua segurança e eficácia a essa população.

Cuidados e precauções

O uso é contraindicado durante a gestação e lactação. O consumo deve ser feito com cautela por pessoas que fazem o uso de hipertensivos. Evitar o uso concomitante com sais de ferro.

Comprar Chá de Dente de Leão Medicina Natural

Clique aqui para comprar Chá de Dente de Leão 50g Medicina Natural.

Chá de Dente de Leão - Taraxacum officinale - Medicina Natural

Chá de Dente de Leão – Taraxacum officinale – Medicina Natural

Referências:
Formulário de Fitoterápicos Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa 2ª EDIÇÃO Farmacopeia Brasileira
Dente-de-Leão. Medicina Natural.
Nome científico: Taraxacum officinale Weber. Sinonímia Científica: Leontodon taraxacum L; Taraxacum densleonis Desf. Florien.