Dor de dente: melhores remédios naturais para aliviar dores

Dor de dente

Conheça alguns remédios naturais ricos em propriedades analgésicas e anestésicas que podem ser usados como paliativos para aliviar dor de dente.

Atualizado em 17/06/2024

Algumas ervas medicinais, muitas de fácil acesso, podem aliviar a dor de dente, vez que muitas delas possuem forte ação analgésica, enquanto outras possuem propriedades anestésicas. A melhor opção é sempre consultar um dentista, contudo, em algumas situações, quando não é possível o acompanhamento imediato de um profissional, algumas soluções naturais paliativas podem ser úteis.

Causas e sintomas da dor de dente

A dor de dente é caracterizada por uma dor em torno de um ou mais dentes. Na maioria dos casos, é causada por infecções, cáries, doenças gengivais, surgimento do siso, rachaduras ou rupturas abruptas no dente, infecção da polpa dental (com a necessidade de tratamento endodôntico ou extração do dente), doenças da mandíbula ou exposição da raiz dentária. Um exame oral completo pode ajudar a descobrir a causa, inclusive, a dor intensa pode ser considerada uma emergência odontológica. Quando a dor é muito intensa, ainda pode refletir em outras áreas, causando inclusive, dores de cabeça.

Irritação da pulpa

As dores de dentes causadas por irritação da polpa são conhecidas como pulpite e podem ser irreversíveis em alguns casos. A pulpite irreversível pode ser identificada pela sensibilidade e dor com duração superior a quinze segundos, embora possa ocorrer uma exceção caso o dente tenha sido recentemente operado. Dentes afetados por pulpite irreversível precisam recorrer a um canal ou uma extração.

Doenças do coração

As causas da dor de dente também podem ser um dos sintomas de doenças do coração, como angina ou infarto do miocárdio, devido à referida dor. A gravidade de uma dor pode variar de um desconforto leve até uma dor muito forte (mais comum nos segundos molares, especificamente do lado esquerdo da mandíbula), que pode ser de forma crônica ou esporádica. Esta dor pode muitas vezes ser um pouco agravada pela mastigação ou pela temperatura (tanto pelo calor, quanto pelo frio).

Diagnóstico

Uma condição especial é barodontalgia, um tipo de dor orofacial relacionada a alteração da pressão atmosférica que ocorre nos dentes. A odontalgia atípica é uma forma de dor presente em dentes aparentemente normais. A dor, geralmente opaca, muitas vezes se desloca de um dente para outro durante um período de 4 meses a muitos anos e sua causa ainda não é totalmente explicada.

Remédios naturais para aliviar dor de dente

Além do conseguir aliviar a dor de dente com o uso de fio dental, compressas frias (caso haja inchaço) e bochechos com um copo de água quente misturada com uma colher de chá de sal (vez que a água quente pode ajudar a expelir restos de comida que podem causar eventuais dores), algumas ervas medicinais podem aliviar a dor de dente devido as suas propriedades analgésicas e/ou anestésicas.

Camomila

Chá de Camomila - Matricaria recutita

Chá de Camomila – Matricaria recutita

A camomila (Matricaria chamomilla) é conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, sendo um remédio natural eficaz para aliviar a dor de dente. Os compostos presentes na camomila, como os flavonoides e os terpenoides, ajudam a reduzir a inflamação e a dor associada a problemas dentários. Além disso, suas propriedades antimicrobianas ajudam a combater infecções na área afetada. O chá de camomila pode ser utilizado como um enxaguante bucal, ou um saquinho de chá de camomila quente pode ser aplicado diretamente na área dolorida para proporcionar alívio temporário da dor de dente.

Cebola

Cebola - Allium cepa

Cebola – Allium cepa

A cebola é conhecida por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, tornando-a eficaz no alívio de dores de dente. Os compostos sulfurosos presentes na cebola ajudam a combater bactérias que podem causar infecções orais e a reduzir a inflamação nas gengivas. Mastigar um pedaço de cebola crua ou aplicar um pequeno pedaço diretamente na área afetada pode ajudar a diminuir a dor e a inflamação. Além disso, a cebola contém antioxidantes que promovem a saúde geral da boca, auxiliando na prevenção de doenças gengivais e outros problemas dentários.

Cravo-da-Índia

Cravo-da-Índia - Syzygium aromaticum

Cravo-da-Índia – Syzygium aromaticum

O cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é amplamente utilizado para aliviar a dor de dente devido ao seu alto teor de eugenol, um composto com propriedades anestésicas e antissépticas naturais. O eugenol atua como um analgésico, proporcionando alívio quase imediato da dor quando aplicado diretamente no dente afetado. Além disso, suas propriedades antissépticas ajudam a combater infecções e a reduzir a inflamação na área afetada. Para utilizar o cravo-da-índia, pode-se mastigar um cravo inteiro ou aplicar o óleo essencial diretamente no dente dolorido com um algodão, oferecendo um método natural e eficaz para aliviar a dor de dente temporariamente.

Estragão

Estragão - Artemisia dracunculus

Estragão – Artemisia dracunculus

O estragão (Artemisia dracunculus) é efetivo como um anestésico oral que pode entorpecer a boca e aliviar dores de dente ao ser aplicado diretamente no local da dor até que o momento que a pessoa possa ir ao dentista. O estragão também contém compostos como o eugenol, que atua como um anestésico natural, ajudando a reduzir a dor. Além disso, suas propriedades antimicrobianas combatem infecções que podem estar causando ou exacerbando a dor. Mastigar folhas frescas de estragão ou aplicar um óleo essencial diluído na área afetada pode proporcionar alívio temporário da dor de dente, promovendo também a saúde bucal.

Hortelã-pimenta

Hortelã-pimenta - Mentha piperita

Hortelã-pimenta – Mentha piperita

A hortelã-pimenta (Mentha piperita) é conhecida por suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, sendo eficaz no alívio de dores de dente. O mentol, seu principal componente ativo, possui um efeito calmante e refrescante que pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação nas gengivas e dentes. Além disso, a hortelã-pimenta tem propriedades antimicrobianas que ajudam a combater infecções bucais, contribuindo para a saúde oral. O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser aplicado diretamente na área afetada ou usado como enxaguante bucal, proporcionando alívio rápido e eficaz da dor de dente.

Outros remédios naturais para aliviar dor de dente

Alguns óleos essenciais são efetivos no tratamento paliativo e incluem lavanda, noz-moscada, orégano e pimenta-jamaicana. O kava-kava, erva muito utilizada em ilhas do Sul do Pacífico, possui um liquido com propriedades calmantes e sedativas que é aplicado em casos de dores de dente.

Com o suco de ervas como a salsinha, coentro e maracujá pode ser feito um líquido para limpeza bucal. O pó de mirra é um poderoso analgésico natural. As folhas frescas mastigadas do mil-folhas, psyllium, dentre outras ajudam a aliviar a dor de dente. No caso da equinácea, a raiz fresca que deve ser mastigada.

O principal é sempre procurar um dentista, vez que dor de dente pode acusar o aparecimento de outras doenças e causar várias outras complicações.

Referências:
Öktemer, Tugba, et al. “A pastille combining myrrh tincture, peppermint oil and menthol to treat the upper airway.” ENT Updates 5.3 (2015): 128.
4 Simple Remedies for Toothache Relief. Everyday roots.
Home Remedies for Toothache
Barodontalgia: dor em dente por diferença em pressão atmosférica. Por dentro da dor orofacial. Juliana dentista.
Reichert, R. “Peppermint Oil: Clinical Uses in Treatment of Pain and Inflammation.” Phytotherapy Research, vol. 24, no. 2, 2010, pp. 364-367.
Caron, Nadine. “Antimicrobial Properties of Peppermint Oil and Its Use in Dentistry.” Journal of Dental Research, vol. 85, no. 4, 2006, pp. 344-350.
Ross, I.A. “Medicinal Plants of the World.” Humana Press, 2003.
Block, Eric. “Garlic and Other Alliums: The Lore and the Science.” Royal Society of Chemistry, 2010.
Chevallier, Andrew. “Encyclopedia of Herbal Medicine.” DK Publishing, 2016.
Bone, Kerry, and Simon Mills. “Principles and Practice of Phytotherapy: Modern Herbal Medicine.” Churchill Livingstone, 2013.