O estragão (Artemisia dracunculus) é uma planta medicinal também conhecida como estragão-francês, pequeno-dragão, estragón (espanhol), dragon’s-wort e tarragon (inglês). Apesar de ser uma erva muito utilizada na culinária francesa, a espécie só foi introduzida na Europa por volta dos anos 1500, quando a família Tudor trouxe mudas da Sibéria (região isolada da Rússia) para cultivar nos jardins reais.
Benefícios do estragão
Uma pequena quantidade de estragão fornece, proporcionalmente, uma grande dose de ferro, um mineral importante para a saúde, vez que auxilia na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis pela movimentação do oxigênio no organismo, além de prevenir algumas doenças, incluindo a anemia. Possui pequenas quantidades de potássio (beneficia a função cardíaca e muscular), cálcio (essencial para o desenvolvimento dos ossos) e vitamina A (importante para a saúde dos olhos). Também possui eugenol, óleo essencial (estragol), flavonoides (quercetina e rutina), iodo, taninos e cumarinas.
O estragão melhora a digestão e estimula rins e útero. É efetivo em forma de compressas como um anestésico oral que pode entorpecer a boca e aliviar dores de dente paliativamente até que a pessoa possa ir ao dentista, vez que contem eugenol. Também possui compostos que combatem os radicais livres, agentes responsáveis por causar danos às células e aumentar o risco de doenças, incluindo doenças cardíacas e câncer. Um estudo de 2005 publicado pelo Journal of Agricultural Food Chemistry demonstrou que o óleo de estragão realmente possui efeito contra a ação dos radicais livres, ademais de possuir propriedades antibacterianas e antifúngicas. Além do eugenol, vitaminas e minerais, a erva é composta de óleo essencial (estragol), flavonoides (quercetina e rutina), iodo, taninos e cumarinas.
Uso na culinária
Na culinária francesa, o estragão é considerado uma erva primária, sendo usado em manteigas, conservas, vinhos, licores e molho béarnaise (molho francês criado pelo chef de cozinha Collinet e servido em 1836 durante a inauguração do tradicional restaurante Le Pavillon Henri IV, localizado perto de Paris). É uma especiaria que pode ser misturada com outras ervas para fazer temperos. Os brotos jovens podem ser consumidos. Quando acrescentado na comida, ajuda na digestão de proteínas.
Contraindicações e efeitos colaterais do estragão
A Artemisia dracunculus não deve ser utilizada durante a gravidez ou por um período contínuo superior a um mês.
História e curiosidades
O nome de gênero, Artemisia, é referência a deusa grega Artemis, enquanto o nome da espécie, dracunculus, significa “pequeno dragão” em latim, vez que acreditava-se que o estragão era capaz de proteger as pessoas de dragões e cobras venenosas, curar feridas de cachorros raivosos, além de repelir parasitas. A Artemisia dracunculus faz parte da família Asteraceae.