Camomila: saiba para que serve o chá

Camomila - Matricaria recutita

Conheça os benefícios, efeitos e propriedades calmantes, relaxantes e sedativas do chá de camomila (Matricaria recutita), planta medicinal popular no Brasil.

Atualizado em 16/10/2022

A camomila (Matricaria recutita) uma erva medicinal também conhecida como matricária, camomilla, chamomille, chamomilla matricaria, camomile, macela, mançanil, comila-de-Paris, camomila-romana (Chamaemelum nobile), dentre outros nomes populares.

Benefícios da camomila

Durante vários anos, estudos científicos comprovaram muitos dos usos tradicionais da camomila e estabeleceram mecanismos farmacológicos para a atividade terapêutica da planta, incluindo propriedades antialérgicas, anti-inflamatórias, antibacterianas, antiespasmódicas, antifúngicas, antipiréticas, antissépticas, diaforéticas, febrífugas, além dos efeitos calmantes e sedativos já muito conhecidos.

A camomila pode ser utilizada internamente ou externamente. É uma excelente erva medicinal para pessoas que possuem vontade frequente de urinar, bem como para pessoas com problemas de estresse e exaustão psicológica. As propriedades da camomila também incluem o uso em forma de colírio no tratamento de conjuntivites e inflamações no olho, pomadas e loções para hemorroidas, pele seca e feridas, gargarejo para dores de garganta e chá para problemas e irritações estomacais. O banho de camomila ajuda a hidratar a pele.

Chá de camomila

Chá de Camomila - Matricaria recutita

Chá de Camomila – Matricaria recutita

O chá de camomila é rico em propriedades calmantes e sedativas, fazendo com que ajude a aliviar a insônia e proporcionar uma boa noite de sono, além de ser útil para reduzir a ansiedade e amenizar os sintomas causados pelo estresse. O chá medicinal também é recomendado para pessoas que consomem muito café, vez que ajuda a diminuir consideravelmente os níveis de cafeína no sangue, auxiliando inclusive no alívio de dores de cabeça causadas pelo consumo excessivo de substâncias tônicas, como é o caso das bebidas cafeinadas.

O chá de camomila (Matricaria recutita) possui diversos benefícios, sendo atualmente um dos chás mais consumidos no Brasil. O chá das flores de camomila é popular principalmente para auxiliar na diminuição dos sintomas da ansiedade e ajudar na melhora do sono. Consumir o chá de camomila diariamente no intervalo entre as refeições pode ajudar na redução dos níveis de açúcar no sangue e, caso seja consumido em jejum, pode ser benéfico para prevenir picos de açúcar após as refeições.

Modo de preparo do chá de camomila

Ferva a água e em seguida adicione 1 xícara (café) com flores de Chá de Camomila Medicina Natural. Tampe o recipiente por 15 minutos e tome em seguida.  O chá pode ser tomado várias vezes ao dia, sobretudo entre as principais refeições e antes de dormir.

Contraindicações e efeitos colaterais da camomila

A camomila é um calmante natural sem nenhum tipo de contraindicação, inclusive sendo utilizada em vários hospitais. Apesar de todos esses benefícios e de ser considerada uma erva de uso seguro, em alguns raros casos algumas pessoas podem apresentar reação alérgica, podendo sofrer dermatite.

História e curiosidades

Christian Friedrich Samuel Hahnemann, fundador da homeopatia, foi o primeiro homem a introduzir a camomila como remédio homeopático. A erva é nativa da Europa, Ásia e África do Norte, no entanto, seu cultivo se difundiu pelo mundo inteiro e atualmente é umas das plantas medicinais mais consumidas na forma de chá. É utilizada desde o Egito antigo, onde era considerada uma planta milagrosa, sendo aplicada no tratamento de todos os tipos de enfermidades. Toda a planta é aproveitada, sendo colhida na época de floração.

A Matricaria chamomilla = Chamomilla recutita faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A camomila faz parte da família Asteraceae.

Referências:
Wheatley, David. “Medicinal plants for insomnia: a review of their pharmacology, efficacy and tolerability.” Journal of psychopharmacology 19.4 (2005): 414-421.
Chang, Shao‐Min, and Chung‐Hey Chen. “Effects of an intervention with drinking chamomile tea on sleep quality and depression in sleep disturbed postnatal women: a randomized controlled trial.” Journal of advanced nursing 72.2 (2016): 306-315.
Pereira, Romaiana Picada, et al. “Antioxidant effects of different extracts from Melissa officinalis, Matricaria recutita and Cymbopogon citratus.” Neurochemical research 34.5 (2009): 973-983.