Dores na coluna: prevenção e tratamento

Dores na coluna

Dores na coluna e na lombar são um problema comum que muitas vezes podem ser prevenidos e tratados com métodos naturais, incluindo suplementos alimentares.

Atualizado em 29/06/2022

Dores na coluna são um problema bastante comum geralmente causado em pessoas que passam muito tempo sentadas e/ou com a postura irregular. Fazer movimentos repetitivos, pegar pesos de forma inadequada e não praticar atividade física também podem causar uma série de problemas para a saúde.

Dores na coluna e região lombar

Estima-se que cerca de 80% da população tem ou terá dor na coluna em algum momento da sua vida. A coluna vertebral é o suporte e a sustentação do nosso corpo. Pessoas que sofrem como dores frequentes na coluna devem tomar alguns cuidados para melhorar e alcançar um estilo de vida saudável. Manter o peso ideal, praticar atividade física regularmente, alongar com frequência, ficar atento ao sentar e levantar devem ser algumas dessas medidas primordiais para qualquer pessoa evitar o surgimento de dores e lesões.

Hérnia de disco

Hérnia de disco

Hérnia de disco

Os sintomas da hérnia de disco variam muito, dependendo da posição do disco herniado e do tamanho da hérnia. Caso a hérnia de disco não estiver pressionando um nervo, o paciente pode sentir dor na coluna (cervical, lombar e / ou torácica) ou até mesmo nenhuma dor. Se houver pressão em um nervo, pode haver dor, dormência ou fraqueza na área do corpo pela qual o nervo passa. Normalmente, uma hérnia de disco é precedida por um episódio de dor na coluna (cervical, lombar e / ou torácica) ou uma longa história de episódios intermitentes de dor na coluna.

Dor na parte inferior das costas (coluna lombar)

A ciática frequentemente resulta de uma hérnia de disco na parte inferior das costas. A pressão em um ou vários nervos que contribuem para o nervo ciático pode causar dor,  dormência, formigamento e queimação que se irradia da nádega para a perna e, às vezes, para o pé. Normalmente, um lado (esquerdo ou direito) é afetado. Essa dor é frequentemente descrita como aguda e semelhante a um choque elétrico. Pode ser mais grave ao ficar em pé, caminhar ou sentar. Junto com a dor nas pernas, o paciente pode sentir dor lombar.

Dor no pescoço (coluna cervical)

Os sintomas podem incluir dor surda ou aguda no pescoço ou entre as omoplatas que se irradia para baixo do braço até a mão ou dedos, ou dormência ou formigamento no ombro ou braço. A dor pode aumentar com certas posições ou movimentos do pescoço.

Dor no tórax (coluna torácica)

Os sintomas de uma hérnia de disco torácica podem incluir dor torácica posterior que se irradia ao redor de um ou ambos os lados da caixa torácica. Essa dor geralmente é desencadeada por esforço físico e pode até ser causada pela respiração profunda. Faixas de dormência ao redor da parede torácica também podem estar presentes. As hérnias de disco da coluna torácica são relativamente raras em comparação com as hérnias de disco cervical e lombar.

Exercícios para aliviar dores na coluna

Para o alívio da dor frequente, inclua em sua rotina alongamentos que ajudam a diminuir o processo inflamatório na coluna. Alguns alongamentos simples trabalham diretamente a coluna e proporcionam esse alívio imediato.

  • Com as pernas juntas, dobre o corpo para frente e mantenha as pernas esticadas, tentando alcançar seus pés. Devagar, retorne à posição inicial e repita o procedimento mais uma vez.
  • Deitado e com o quadril, costas e cabeça bem apoiados, puxe as duas pernas e as abrace até que sinta que a lombar está sendo bem alongada.
  • Sentado no chão, estique bem as pernas e dobre o corpo para frente, tentando apoiar as mãos nos pés. Retorne a posição inicial bem devagar.

Dicas de prevenção contra dores na coluna

A prevenção é de fundamental importância, sendo altamente recomendada a prática de uma atividade física sob supervisão e auxílio de um profissional, vez que é preciso respeitar os limites de cada pessoa e progredir gradualmente. Algumas dicas simples podem ajudar a prevenir dores na coluna e evitar o aparecimento de hérnias.

  • Evite situações estressantes se possível, pois isso pode causar tensão muscular;
  • Faça abdominais e outros exercícios de fortalecimento dos músculos abdominais para fornecer mais estabilidade à coluna.
  • Mantenha a postura correta quando estiver sentado e em pé;
  • Mantenha um peso saudável. O peso extra, especialmente na região do meio, pode sobrecarregar a região lombar.
  • Nadar, andar de bicicleta ergométrica e caminhar rápido são bons exercícios aeróbicos que geralmente não colocam estresse extra nas costas;
  • Pare de fumar. Fumar é um fator de risco para aterosclerose (endurecimento das artérias), que pode causar dores na parte inferior das costas e distúrbios degenerativos do disco;
  • Use técnicas corretas de levantamento e movimento, como agachar para levantar um objeto pesado (não dobre e levante).

Outros métodos não cirúrgicos para aliviar dores na coluna

O tratamento médico inicial geralmente consiste em medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) se a dor for leve a moderada. Relaxantes musculares e medicamentos narcóticos podem ser adicionados ou substituídos em casos de sintomas de dor mais graves. O médico pode recomendar fisioterapia . O terapeuta fará uma avaliação aprofundada, que combinada com o diagnóstico do médico, indicará um tratamento projetado especificamente para pacientes com dor na coluna. A terapia pode incluir tração pélvica, massagem suave, terapia com gelo e calor, ultrassom, estimulação elétrica muscular e exercícios de alongamento.

Observações importantes

O prognóstico é excelente para uma recuperação completa de uma distensão lombar ou lesão por entorse. Mais de 90 por cento dos pacientes se recuperam completamente de um episódio de distensão muscular lombar ou entorse em um mês. A prevenção com certeza é o melhor caminho, pois boa parte dos problemas de coluna são assintomáticos. Não espere os sintomas aparecerem, comece cedo e tenha um estilo de vida saudável que tanto deseja.

Spine. American Association of Neurological Surgeons.
Journal of Neurosurgery: Spine
GEORGE, Steven Z.; FRITZ, Julie M.; ERHARD, Richard E. A comparison of fear-avoidance beliefs in patients with lumbar spine pain and cervical spine pain. Spine, v. 26, n. 19, p. 2139-2145, 2001.
Aug 2012 / Vol. 17 / No. 2 / Pages 124; Unilateral surgical approach for lumbar disc herniation with contralateral symptoms Taşkan Akdeniz, M.D.1et.al. 1Department of Neurosurgery, Küçükyalı Delta Hospital; 2Department of Neurosurgery, Pendik State Hospital; 3Department of Neurosurgery, Fatih Sultan Mehmet Education and Training Hospital; and 4Department of Neurosurgery, American Hospital, Istanbul, Turkey