Fibromialgia: causas, sintomas e tratamento

Fibromialgia Reumática

Causas, sintomas e tratamento natural para aliviar as dores da fibromialgia reumática e possível cura de alguns dos sintomas.

Atualizado em 16/10/2022

A fibromialgia reumática é uma síndrome caracterizada basicamente por uma sensibilidade de dor em cerca de uma dezena de juntas quando há pressão aplicada na área. Apesar dos diversos tipos de tratamentos apresentarem bons resultados, ainda não existe cura definitiva para a fibromialgia, apenas o alívio parcial ou a cura total de alguns sintomas da síndrome.

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença que está associada a um desequilíbrio nos níveis de alguns neurotransmissores do cérebro, como a serotonina e a endorfina, como se fosse uma defesa do corpo nos avisando que algo está errado. Com a defasagem desses neurotransmissores responsáveis pela inibição de dor e sensação de prazer e bem-estar, a doença pode se manifestar em momentos de estresse agudo, em situações de perdas, separação, mudança profissional ou insatisfação.

A doença atinge cerca de 4 milhões de pessoas em todo o país e é mais comum nas mulheres. Infelizmente essa síndrome é considerada um dos maiores mistérios da medicina, vez que é difícil de ser diagnosticada, vez que muitos pacientes com essas dores desconfortáveis acabam sofrendo com as alterações de humor e muitas vezes entrando em um quadro de depressão.

Causas da fibromialgia

A fibromialgia reumática atinge principalmente as mulheres e as condições para o aparecimento não são totalmente conhecidas. Cerca de 30% dos pacientes com artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico (LES) são suscetíveis à contraírem fibromialgias. Determinados genes que podem tornar as pessoas mais propensas a apresentarem os sintomas. No geral, há algum fator desencadeante da fibromialgia, podendo ser caracterizado por algum problema de coluna, artrite, lesões ou algum tipo de estresse físico, além do estresse emocional.

Sintomas da fibromialgia

As dores podem ocorrer em torno do quadril, tórax, ombros, pescoço, região do cotovelo ou do joelho. Outro tipo de diagnóstico para a fibromialgia é caracterizado em pessoas que sofrem de dor generalizada em um período igual ou superior há três meses em todos os quatro quadrantes do corpo.

Alguns dos sintomas mais comuns são distúrbios do sono ou insônia, fadiga, tontura, memória cognitiva prejudicada, dores de cabeça crônicas, dores na mandíbula, rigidez matinal, mal-estar, dores musculares após esforço físico, irritação intestinal, cólicas menstruais, sensibilidade da pele, dormência e formigamento e outros sintomas. A fibromialgia geralmente é associada também a ansiedade, depressão, fadiga crônica, insônia e pontos de tensão no pescoço, ombros, costas, quadris, braços e pernas.

Tratamento natural da fibromialgia

Após ler os sintomas citados, no caso de suspeita da doença procure um médico reumatologista ou neurologista. O tratamento deve envolver profissionais de diferentes especialidades, como fisioterapeutas e educadores físicos. De acordo com especialistas, a síndrome pode nunca desaparecer completamente, mas o tratamento e um bom autocuidado podem reduzir os sintomas.

Além dos tratamentos convencionais, a melhora na nutrição e no estilo de vida pode ajudar a acelerar o processo de recuperação e promover a cura parcial mais rápida da fibromialgia. Corrigir os desequilíbrios do organismo por meio de uma boa alimentação e remédios naturais pode recuperar a energia, vitalidade e estado de bem-estar. Vários cientistas acreditam que os suplementos de aminoácidos são opções saudáveis para curar parcialmente a fibromialgia, sendo que só de forma livre os aminoácidos são utilizados para tratar a doença, vez que trabalham de forma rápida e não precisam ser totalmente digeridos.

Óleos essenciais

Óleos Essenciais

Alguns óleos essenciais são usados para massagear músculos doloridos

Alguns óleos essenciais, inclusive diluídos, são usados na aromaterapia para massagear músculos doloridos e acalmar nervos desgastados que podem provocar dor na fibromialgia. Alguns vegetais são ricos em antioxidantes, além de compostos anti-inflamatórios naturais. Esses compostos ajudam pacientes com fibromialgia a diminuir a resposta inflamatória, reações químicas responsáveis pelas dores.

Quiropraxia

Quiropraxia

A quiropraxia pode combinar ultrassom, estimulação elétrica e massagem terapêutica.

Um dos tratamentos mais convencionais é o chamado tratamento quiroprático, que pode combinar ultra-som, estimulação elétrica e massagem terapêutica. Os quiropráticos são treinados para lidar com situações com habilidade individual, descobrir a causa da dor e lidar com isso de forma eficaz. Já na fitoterapia e homeopatia, o tratamento complementar com plantas medicinais inclui ervas medicinais que beneficiam a glândula adrenal, gerenciam o estresse e aliviam a dor, bem como são capazes de melhorar a condição emocional.

Suplementos Alimentares

Infla Redux

Infla Redux

Alguns suplementos alimentares são ricos em nutrientes, vitaminas e minerais que podem ajudar muito pacientes com fibromialgia. Infla Redux é um conhecido suplemento composto de curcumina, espirulina, magnésio, pycnogenol (Pinus pinaster), vitamina C e vitamina E. Aliado com práticas saudáveis, pode auxiliar na redução das dores crônicas. Clique aqui para comprar Infla Redux com desconto direto do fabricante.

Vitamina D

Vitamina D3 (Colecalciferol)

A vitamina D3 é suplemento mais eficaz à base de vitamina D.

Estudos recentes têm mostrado que alguns pacientes com fibromialgia têm uma deficiência de vitamina D na dieta. Os sinais ou sintomas dessa situação são fraqueza muscular e nos ossos. Suplementos de vitamina D3 (o tipo de suplemento mais eficaz à base de vitamina D) é indicado em alguns casos de fibromialgia. O magnésio é necessário para moderar a resposta à dor. Grandes quantidades estão disponíveis em grãos integrais, legumes e verduras.

Referências:
ROSSY, Lynn A. et al. A meta-analysis of fibromyalgia treatment interventions. Annals of behavioral medicine, v. 21, n. 2, p. 180-191, 1999.
Wahner-Roedler, D. L., Elkin, P. L., Vincent, A., Thompson, J. M., Oh, T. H., Loehrer, L. L., … & Bauer, B. A. (2005, January). Use of complementary and alternative medical therapies by patients referred to a fibromyalgia treatment program at a tertiary care center. In Mayo Clinic Proceedings (Vol. 80, No. 1, pp. 55-60). Elsevier.