Parar de fumar: o que acontece com o organismo depois disso?

O que acontece quando você para de fumar

Descubra as incríveis transformações no corpo após parar de fumar. Desde as primeiras horas até anos depois, conheça todos os benefícios para sua saúde.

Atualizado em 17/06/2024

Os benefícios a longo prazo de parar de fumar são significativos e podem aumentar a expectativa de vida. De acordo com os Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, os não-fumantes vivem cerca de 10 anos mais do que os fumantes. Infelizmente, na maioria dos casos é difícil largar esse hábito nocivo, seja por falta de motivação, motivos psicológicos ou pelo grau do vício que a pessoa já possui com a nicotina.

20 minutos até cerca de 2 horas depois de fumar

Entre 20 minutos e duas horas sem fumar, a frequência cardíaca e a pressão arterial estarão próxima dos níveis normais novamente. A circulação sanguínea também começará a melhorar. A sensibilidade das pontas dos dedos das mãos e dos pés aumenta. Os sintomas de abstinência de nicotina em pessoas muita viciadas geralmente começam cerca de duas horas após o seu último cigarro e incluem ânsias intensas, ansiedade, tensão ou frustração, sonolência ou problemas para dormir e aumento do apetite.

12 horas após o último cigarro

Em apenas 12 horas após parar de fumar, o monóxido de carbono em seu corpo diminui para níveis mais baixos. Por sua vez, a quantidade de oxigênio em seu sangue aumenta para níveis normais. A substância, que pode ser tóxica para o corpo em níveis elevados, é liberada de queima de tabaco e inalada como parte da fumaça do cigarro. O monóxido de carbono se liga muito bem às células de sangue e prejudica o transporte de oxigênio pelo organismo. A falta de oxigênio no sangue muitas vezes provoca doenças cardíacas graves e outros problemas de saúde.

24 horas após a interrupção do uso de cigarros

O risco de doença arterial coronariana para os fumantes é 70 por cento maior do que para não-fumantes, sendo a forma mais comum de doença cardíaca e a principal causa de morte nos Estados Unidos, de acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue. Contudo, apenas um dia inteiro depois sem fumar, o risco de doença arterial coronariana já começará a reduzir, bem como o risco de ter um ataque cardíaco.

48 horas depois de fumar

Pode não ser fatal, mas a incapacidade de cheirar ou sentir o paladar de forma eficaz é uma das consequências mais óbvias do tabagismo. Uma vez que você parar de fumar por 48 horas, suas terminações nervosas vão começar a regredir e sua capacidade de sentir cheiro e sabor irá melhorar. Em breve você começará a apreciar melhor as coisas melhores da vida.

3 dias depois de parar de fumar

Neste ponto, a nicotina estará completamente fora de seu corpo. Isso significa que os sintomas de abstinência de nicotina podem atingir o pico durante esse tempo. Alguns sintomas físicos e emocionais durante essa fase são bem comuns e incluem dores de cabeça, náuseas, cólicas, sudorese, ansiedade, irritabilidade e depressão.

2 a 3 semanas depois de fumar o último cigarro

Dentro de três semanas a pessoa será capaz de exercer e realizar atividades físicas sem sentir com pouco folego. Parar de fumar por duas semanas dá ao seu corpo tempo para regenerar e curar. A circulação sanguínea e a função cardíaca irão melhorar significativamente durante este período. Seus pulmões também podem começar a se auto limparem, permitindo que você respire mais facilmente. Para a maioria dos fumantes, os sintomas de abstinência começam a diminuir cerca de duas semanas após o abandono.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

De 3 semanas a 3 meses entre o fumo

O risco de uma parada cardíaca começa a reduzir. Os sintomas do vício desaparecem. A circulação sanguínea nos vasos periféricos melhora. O tecido pulmonar se regenera e o funcionamento dos pulmões melhora muito.

1 a 9 meses após abandonar o tabagismo

Após um mês sem cigarros, os cílios dentro de seus pulmões começarão a reparar. Os cílios são pequenas estruturas que parecem com cabelos e empurram o muco para fora dos pulmões. Uma vez que os cílios são capazes de fazer seu trabalho de forma eficiente, eles podem combater a infecção e limpar os pulmões com mais facilidade. Com o bom funcionamento dos pulmões, a tosse e falta de ar contínua irão diminuir drasticamente. Os sintomas de abstinência também desaparecerão completamente no prazo de nove meses após o abandono. O tempo que leva varia dependendo de quanto tempo e quantas vezes a pessoa fumou antes de desistir.

1 ano após interromper o uso de cigarros

A marca de um ano é grande. Depois de um ano sem fumar, o risco de surgimento de doenças cardíacas é reduzido pela metade. Isso significa que alguém que fuma é mais de duas vezes propício a desenvolver qualquer tipo de doença cardíaca. A pele fica mais saudável e elástica.

5 anos sem fumar cigarros

Uma grande variedade de substâncias tóxicas é liberada na queima do tabaco. Com o passar do tempo, essas substâncias fazem com que os vasos sanguíneos se estreitem, o que aumenta o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC). Depois de cinco a 15 anos após parar de fumar, o risco de ter um acidente vascular cerebral é o mesmo que o de um não fumante. O sistema nervoso e o sistema imune passam a funcionar muito melhor. A circulação volta completamente ao normal.

10 anos livre do cigarro

O risco de desenvolver câncer de pulmão diminui pela metade em relação a um fumante. O risco de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago, rins e pâncreas também diminuem muito. Destes cancros, o câncer de pulmão é a forma mais comum de câncer que afeta os fumantes. O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão e responde por 90% das mortes por câncer de pulmão em todo o mundo.

15 anos após ter vencido o tabagismo

Quinze anos após seu último cigarro, seu risco para a doença de coração estará no mesmo nível que aquele de um não-fumante. O risco de desenvolver outras condições, como arritmia, também será reduzido para níveis normais.

Referências:
What Happens When You Quit Smoking? Written by Elijah Wolfson. Medically Reviewed on 19 de Abril de 2016 by Desireé Conrad
CDC – 2004 Surgeon General’s Report – Within 20 Minutes of Quitting – Poster – Smoking & Tobacco Use – Centers for Disease Control and Prevention.