Dioneia: saiba para que serve a planta

Dioneia - Dionaea muscipula

Conheça os benefícios, efeitos colaterais e propriedades da dioneia (Dionaea miscipula), planta carnívora medicinal também conhecida como vênus-papa-moscas.

Atualizado em 21/09/2022

A dioneia (Dionaea muscipula) é uma planta carnívora medicinal também conhecida como vênus-caça-moscas, vênus-papa-moscas e venus flytrap (inglês). Pertence à família das Droseras (Droseraceae).

Benefícios da dioneia

A dioneia vem sendo estudada por supostamente possuir a propriedade de reduzir a taxa de crescimento de tecidos pertencentes a tumores, além de fazer com que os tecidos tumorais pré-existentes encolham. Na Alemanha, é administrada através de injeção. É usada em um nebulizador para tratar câncer bronquial e pulmonar. O FDA (Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA) proíbe a sua importação para comercialização e distribuição, exceto para uso pessoal.

Carnivora

O extrato da vénus-papa-moscas está disponível no mercado como um remédio herbal, sendo o ingrediente principal de um remédio patenteado com o nome “Carnivora”. Trata-se de um extrato em cápsulas 100% puro obtido a partir dos fitonutrientes desta planta carnívora. O desenvolvimento desse extrato começou na Alemanha, no final dos anos 1970 pelo médico alemão Dr. Helmut Keller.

Na década de 1970, o médico alemão Helmut Keller começou a testar líquidos extraídos da dioneia para determinar se eles poderiam digerir proteínas anormais encontradas em células cancerosas. Em um estudo de 1985, ele alegou que dentre 210 pessoas com vários tipos de câncer, 56% experimentaram remissão e estabilização de seus tumores. Os resultados foram publicados em uma revista médica alemã pouco conhecida e os resultados nunca foram realmente verificados. A dioneia possui ácido elágico e enzimas proteolíticas em sua composição.

De acordo com a American Cancer Society, estes produtos são promovidos na medicina alternativa como um tratamento para uma variedade de doenças humanas, incluindo HIV, doenças e câncer de pele de Crohn, mas a evidência científica disponível não suporta as alegações para o tratamento de tais condições de saúde pelo extrato da vênus-caça-moscas.

Contraindicações e efeitos colaterais da dioneia

A dioneia não possui uma história longa de uso na medicina alternativa e tradicional. O suco fresco da planta pode causar empolações na pele.

História e curiosidades

A dioneia (D. muscipula Solander ex Ellis) é a única espécie do gênero Dionaea. Trata-se de uma planta carnívora que cresce em áreas pantanosas e pobres em nutrientes. Para sobreviver nesses ambientes pobres em nutrientes, a dioneia desenvolveu armadilhas ativas para capturar pequenas presas (aranhas e outros insetos) que servem como fonte adicional de nutrientes. A vênus captura sua presa com néctar produzido por glândulas localizadas na parte interna da armadilha.

Quando o animal toca um pelo sensível do gatilho, um movimento de íons é gerado, produzindo um gradiente osmótico que altera o tamanho e a forma das células especializadas da armadilha que resultam no fechamento da armadilha. Uma vez que a armadilha se fecha sobre a presa, outras glândulas, também localizadas na parte interna da armadilha, secretam um líquido ácido digestivo contendo várias enzimas para a digestão da presa. Os nutrientes são liberados e então reabsorvidos pela planta através de ambas as glândulas digestivas e por endocitose.

Referências:
Venus flytrap. American Cancer Society.
Venus Flytrap & Cats Claw. Nature’s Little-known Remedies for Chronic Disease.
Venus Flytrap. Cancer.org
What is Carnivora? Carnivora Research International.
Hodick, Dieter, and Andreas Sievers. “The action potential of Dionaea muscipula Ellis.” Planta 174.1 (1988): 8-18.
Gaascht, François, Mario Dicato, and Marc Diederich. “Venus flytrap (Dionaea muscipula Solander ex Ellis) contains powerful compounds that prevent and cure cancer.” Frontiers in oncology 3 (2013): 202.