Saw palmetto: tratamento HPB e prostatite

Cápsulas de saw palmetto (Serenoa repens).

Benefícios do suplemento em cápsulas de saw palmetto (Serenoa repens) para HPB (hiperplasia prostática benigna), prostatite e prevenção do câncer de próstata.

Atualizado em 12/09/2022

A hiperplasia prostática benigna – HPB (aumento da próstata) e a prostatite (inflamação da próstata) são as condições mais comuns da próstata. Não há ainda evidência se quaisquer uma destas condições leva ao câncer de próstata, mas é possível ter uma ou ambos, e também desenvolver o câncer. Os princípios ativos de esteróis e ácidos graxos encontrados na baga da fruta madura parcialmente seca do saw palmetto concentra as propriedades medicinais da planta.

Saúde da próstata

As condições da próstata já são amplamente tratadas com o uso de suplementos produzidos à partir da planta medicinal saw palmetto (Serenoa repens), principalmente na Europa, onde a planta já é utilizada há muitos anos com eficácia para promover a saúde da próstata. O saw palmetto também tema de pesquisa envolvendo outras condições inerentes à saúde do homem. A maioria das pesquisas com o saw palmetto é realizada por laboratórios europeus, contudo, houve um grande aumento do interesse de laboratórios americanos nos últimos anos.

Geralmente, o remédio prescrito para o tratamento da próstata é o Proscar e outras drogas semelhantes, que necessitam de um período maior de uso para começarem a fazer efeito, ao contrário do saw palmetto, suplemento do qual muitos especialistas calculam o prazo de um mês para se tornar eficaz. Um estudo realizado na Rússia testou 150 homens com inchaço na próstata que tinham sido diagnosticados com HPB e outros problemas na saúde da próstata. Os resultados concluíram que o Permixon, marca europeia que possuía o extrato de saw palmetto, teve eficácia a longo prazo e aceitação como terapia alternativa para HBP.

Benefícios do saw palmetto para HPB e prostatite

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Em todos os países, a taxa de sucesso no tratamento natural do HPB e prostatite é alta. O câncer de próstata pode ter sintomas semelhantes ao inchaço de próstata, de maneira irregular e localizada. Quando há obstrução da uretra, os sintomas ficam bem parecidos a hiperplasia prostática benigna. Na Alemanha, país com um dos sistemas de saúde mais avançados do mundo, noventa por cento dos tratamentos para o HPB utilizam o saw palmetto de forma complementar, enquanto na Itália a taxa chega a ser de cinquenta por cento¹.

Ensaios clínicos têm mostrado que o extrato de saw palmetto utilizado no período de 4 a 6 semanas já começa a mostrar resultados eficazes em até 90% dos homens com prostatite, HPB e outras condições da próstata. Já os medicamentos comuns têm demonstrado a necessidade até um ano para melhorias significativas. Outra vantagem é que o preço do extrato de saw palmetto é cerca de um quarto do preço de vários outros medicamentos para próstata, segundo o Prostate Cancer and Diet, site especializado em nutrição e cuidados com a alimentação.

O teste foi realizado ao longo de um período de 24 meses e foi verificado que qualidade de vida a partir do estudo de linha de base melhoraram substancialmente. Os homens tinham diminuído o tamanho da próstata, melhorado o fluxo urinário e houve aumento da atividade sexual. A erva saw palmetto trabalhou na proteção da glândula inchada e normalizou os níveis de testosterona, promovendo o encolhimento da mesma². Muitos especialistas apontam que o ideal é comprar uma marca de saw palmetto com extrato “padronizado com pelo menos 85 a 95 por cento de ácidos graxos”, com 320 gramas da erva.

Câncer de próstata e antígeno prostático específico (PSA)

Saw palmetto - Serenoa repens

Saw palmetto – Serenoa repens

O câncer de próstata geralmente produz níveis mais altos de antígenos específicos da próstata. Por esta razão, o PSA pode ser uma medida para câncer de próstata. Contudo, estudos adicionais são necessários, vez que é importante notar que as condições não cancerosas da próstata também podem elevar os níveis de PSA, vez que a medição dos níveis de PSA isoladamente não são capazes de distinguir entre condições benignas da próstata e o câncer de próstata. Houve algumas preocupações nas fases iniciais dos estudos de que a saw palmetto aumentasse os níveis de antígeno prostático específico (PSA), mas foi concluído que tal fato não ocorria. O antígeno prostático específico (PSA) é uma proteína produzida pelas células da próstata. Baixos níveis de PSA no sangue são normais, contudo, níveis de PSA superiores aos normais podem significar a incidência de câncer de próstata.

Contraindicações e efeitos colaterais do saw palmetto

O saw palmeto pode causar um leve desconforto gastrointestinal ocasional em termos de efeitos colaterais, sendo pouco frequente, além de não ser tóxica. Alguns homens relataram problemas gastrointestinais, mas que foram amenizados com o consumo da planta durante as refeições. O remédio herbal não interfere com o diagnóstico de câncer de próstata e não tem interações medicamentosas conhecidas. Em alguns casos, quando usado em grandes quantidades, causou diarreia em alguns pacientes. É importante ressaltar que a utilização do extrato ou qualquer outro remédio para o tratamento da próstata, mesmo que seja natural, só deve ser utilizado apenas com recomendação médica.

Referências:
Prostate cancer and diet. Prostate cancer guide. WebMD.
¹ Di Silverio F, D’Eramo G, Lubrano C, Flammia GP, Sciarra A, Palma E, et al. Evidence that Serenoa repens extract displays an antiestrogenic activity in prostatic tissue of benign prostatic hypertrophy patients. Eur Urol. 1992;21:309–14.
² Pytel, Y. A., et al. “Long-term clinical and biologic effects of the lipidosterolic extract of Serenoa repens in patients with symptomatic benign prostatic hyperplasia.” Advances in therapy 19.6 (2002): 297-306. PubMed
Avalie
[3.7]