Orvalhinha (drosera): benefícios e propriedades medicinais


A orvalhinha (Drosera rotundifolia) é uma planta carnívora também conhecida como drosera, rorela e sundew. Pertence à família Droseraceae.

Benefícios da orvalhinha

As propriedades antiespasmódicas tornam a orvalhinha útil para auxiliar no tratamento de uma gama extensiva de problemas respiratórios que resultam em espasmos. A orvalhinha habilita a expectoração de muco e alivia espasmos pulmonares. Possui a capacidade de relaxar os músculos do sistema respiratório, reduzindo a sensação de peito cheio e aliviando as dores decorrentes de inflamações causadas na região. Desta forma, a orvalhinha é muito usada em casos de asma, bronquite crônica e tosses convulsivas.

As enzimas responsáveis por digerir os insetos capturadas pela planta carnívora são bem parecidas com as secreções tônico digestivas humanas. Desta forma, a orvalhinha acaba sendo útil para o tratamento de desordens digestivas. A Drosera rotundifolia possui na sua composição uma substância conhecida como plumbagina, um potente antibiótico que apresenta ótimos resultados no combate de agentes patogênicos e é muito eficaz no combate à infecções causadas por bactérias.

Dentre as substâncias presentes na constituição da planta carnívora, as que mais chamam a atenção são as naftoquinonas, sendo as principais a plumbagina, 7-metil-hidrojuglona e hidroplumbagina. Os flavonoides, dos quais se destacam a miricetina, hiperosídeo, quercetina e kempeferol. Além disso, a Drosera rotundifolia possui resina, taninos, carotenoides e ácidos orgânicos como o gálico, fórmico, butírico, cítrico, propiônico e málico.

Chá de orvalhinha

O chá em forma de infusão da orvalhinha é fácil e simples de ser preparado e possui grandes benefícios medicinais. O chá deve ser consumido de 2 a 3 vezes durante o dia, de preferência antes das duas refeições principais.

Ingredientes

  • 2 gramas de orvalhinha seca (todas as partes da planta carnívora são utilizadas).
  • 1 xícara de água filtrada.

Modo de preparo

  • Ferva a água em uma chaleira.
  • Quando atingir o ponto de fervura desligue.
  • Coloque a orvalhinha seca e aguarde por 10 minutos.
  • Coe e se sentir necessidade adoce a gosto.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O pariri é uma poderosa erva para o tratamento do câncer e diabetes.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais

Contraindicações e efeitos colaterais da orvalhinha

A Drosera rotundifolia pode causar irritações na pele em função da substância plumbagina. Não há estudos que confirmem os efeitos em grávidas e lactantes, portanto, para evitar possíveis reações negativas é contraindicado o uso.

História e curiosidades

A orvalhinha é uma planta carnívora que está ficando em extinção no habitat selvagem. Drosera é um nome grego para “orvalho” e rotundifolia é um nome latim para “folhas arredondadas”. A orvalhinha é uma planta carnívora que se alimenta de insetos por meio da liberação de uma enzima em forma fluido adocicado que os atrai para a emboscada. Possui tentáculos vermelhos brilhantes que também chamam a atenção dos insetos.

Cresce em ambientes úmidos, como pântanos, lamaçais e brejos. É encontrada na porção norte da Europa, assim como em toda a Sibéria. Também pode ser vista no Japão, América do Norte e na região norte da América do Norte. Trata-se de uma planta com vida perene e curta. As folhas são dispostas em formato de roseta e possuem pecíolos peludas e estreitos de cerca de 5 centímetros. Sua superfície é pegajosa para facilitar a captura dos insetos para a alimentação. As inflorescências possuem 25 centímetros de altura por 5 centímetros de diâmetro. As flores possuem pétalas brancas e rosadas que produzem frutos de cerca de 1 milímetro de cor castanha clara.

Avalie

ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
ÓLEO DE ABACATE PURO EM CÁPSULAS Pure Persea
COLÁGENO HIDROLISADO DE ALTA QUALIDADE Be Slim Colágeno
ÓLEO DE COCO PURO EXTRAVIRGEM Pure Coco 1000mg
MIX COMPLETO DE ANTIOXIDANTES E FIBRAS Be Beauty Dtoxx
Referências:
11 Health benefits of Drosera (Sundew). Health Benefits Times.
Drosera rotundifolia. Plantas for a Future.
Sundew. Dew Plant, Drosera, Droséra, Drosera anglica, Droséra à Feuilles Rondes, Drosera intermedia, Drosera longifolia, Droséra à Longues Feuilles, Drosera ramentacea, Drosera rotundifolia, Drosère, Lustwort, Red Rot, Rocío del Sol, Rossolis d’Angleterre, Round-Leafed Sundew, Youthwort. WebMD.


Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.


Comentários

Comentar