A erva-dos-dentes(Ammi visnaga) é uma planta medicinal também conhecida como bisnaga-das-searas, erva-palito funcho-silvestre, nichos-de-perdiz, paliteira, planta-palito-de-dente (toothpick-plant), erva-palito-de-dente (toothpickweed), erva-de-bispo (bishop’s weed), bisnaga e khella. A erva-dos-dentes faz parte da família Apiaceae.
Benefícios da erva-dos-dentes
A erva-dos-dentes já era usada medicinalmente há milhares de anos pelo antigos egípcios em função de seus efeitos sedativos e diuréticos. Além disso, atua como antialérgico, sedativo, vasodilatador, antiasmático, antiespasmódico e como dilatador brônquico. Auxilia na dilatação da uretra para facilitar a passagem de pedras nesta região, sendo uma aliada para pacientes com cálculos renais. Pode ser útil no tratamento da psoríase, queda de cabelo, vitiligo e estimula a síntese de melanina pelo organismo, podendo ser usada de forma interna ou externa.
Apresenta bons resultados em relação a doenças cardiovasculares como arritmias, insuficiência cardíaca, aterosclerose e hipertensão devido às suas propriedades vasodilatadoras. Também é aplicada no tratamento de problemas no sistema respiratório, incluindo bronquite, tosse e asma. Outras aplicações da planta são para a cicatrização de feridas que apresentem inflamações e picadas venenosas. O óleo essencial da Ammi visnaga é usado pela medicina ayurvédica e como matéria-prima na fabricação de incensos. O óleo também pode ser combinado com lavanda e camomila para criar aromas diferenciados.
Receita de chá de erva-dos-dentes (Ammi visnaga)
Consumir o chá da Ammi visnaga é uma forma de usufruir de todas as propriedades da planta.
Ingredientes
- 30 gramas de fruto de Ammi visnaga
- 500 ml de água
Modo de preparo
- Misture os ingredientes e coloque no fogo até ferver.
- Após ferver desligue o fogo e deixe descansar por cerca de 15 minutos.
- Coe a mistura.
- Beba 3 xícaras ao longo do dia e, se for necessário adoçar, utilize mel.
Contraindicações e efeitos colaterais da erva-dos-dentes
Quando consumida em excesso, pode aumentar a produção de enzimas hepáticas e prejudicar o funcionamento do fígado. Grávidas devem evitar o seu uso; não há estudos que verifiquem a segurança desta erva para lactantes, porém é recomendável não consumi-la. Outros efeitos adversos da erva-palito quando consumida em altas quantidades incluem náuseas, tonturas, constipação, inapetência, comichões e insônia. Pode causar fotossensibilidade.
História e curiosidades
A Ammi visnaga é um arbusto florido nativa do Egito, contudo, se desenvolve em toda a região mediterrânea, sendo muito fácil de ser encontrada no Irã e Marrocos. Possui floração anual de folhas brancas com inflorescências que crescem no formato de umbela, formato parecido com um guarda-chuva, podendo alcançar a altura máxima de 80 centímetros. Suas folhas são compostas por segmentos lineares e tem o formato parecido ao de lanças, atingindo até 20 centímetros de comprimento. O fruto possui o formato oval e apresenta cerca de 3 milímetros de comprimento.