Junípero-vermelho: benefícios e propriedades medicinais

O junípero-vermelho (Juniperus virgininiana) é uma planta medicinal também conhecida como junípero, cedro-vermelho, cedro-de-lápis e zimbro-vermelho. O junípero de nome popular inclui as espécies Juniperus horizontalis, Juniperus scopulorum, Juniperus californica e Juniperus virginiana. Pertence à família Cypressaceae.

Benefícios do junípero-vermelho

O junípero é utilizado na medicina alternativa para o tratamento de artrite, asma, resfriados, tosse, cistite, diabetes, diarreia, disenteria, gota, incontinência, dor de garganta e tuberculose. As folhas são usadas para diarreia e as bagas para o tratamento de diabetes, além de serem estudadas por supostamente possuírem propriedades que combatem o câncer e tumores. O junípero contém um composto antitumoral venenoso chamado de podofilotoxina¹. As folhas em pó são utilizados em remédios populares para as verrugas venéreas e outras excrescências.

As bagas da Juniperus virginiana demoram cerca de dois a três anos para amadurecerem. O junípero-vermelho também utilizado na medicina alternativa em forma de óleo essencial para o tratamento de acne, queimaduras, caspa, infecção fungosa, hemorroidas, herpes, reumatismo, verrugas, além de atuar como repelente. O óleo essencial do junípero também já foi usado para a fabricação de incenso, perfumes e embalsamento. Compressas, unguentos e pomadas da planta são compridas na área da pele afetada. O óleo de massagem ajuda a diminuir as dores causadas pelo reumatismo. Já um enxague feito com a planta, pode ajudar as pessoas à com caspa. O junípero também age como antisséptico, antivirótico, adstringente, diurético, expectorante e hemostático.

Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Noethyl Anti-Álcool Noethyl Anti-Álcool O melhor suplemento natural para curar o alcoolismo.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.

Uso por povos nativos americanos

Os Chickasaw, povo indígena norte-americano, usam o cedro-vermelho aplicado topicamente para dor de cabeça. Os índios Chippewa, assim como os Delaware, fazem uma decocção dos galhos para o reumatismo, já os índios Dakota usam a planta para tratar cólera, resfriado e tosse. O junípero-vermelho é um remédio popular para a artrite, bronquite, catarro, debilidade, hidropisia, erupções cutâneas, reumatismo, doenças de pele, doenças venéreas e verrugas².

Contraindicações e efeitos colaterais do junípero-vermelho

O uso da Juniperus virginiana é contraindicado em casos de inflamações e infecções no rim e bexiga, vez que pode causar irritações. Não deve ser utilizada durante a gravidez, vez que pode ser abortivo.

ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
ANTIOXIDANTE / PREVINE CONTRA O CÂNCER Nutraskin Antiox Resveratrol
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
ATUA EM MAIS DE 50 CONDIÇÕES DE SAÚDE Óleo de Copaíba em Cápsulas
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
Referências:
¹ (Lewis e Elvin-Lewis, 1977)
Abulafatih, H. A. “Medicinal plants in southwestern Saudi Arabia.” Economic Botany 41.3 (1987): 354-360.
Arnason, Thor, Richard J. Hebda, and Timothy Johns. “Use of plants for food and medicine by Native Peoples of eastern Canada.” Canadian Journal of Botany 59.11 (1981): 2189-2325.
² (Duke e Wain, 1981)

Comentários

1 comentário

  1. fale sobre bonsais também, fale sobre bonsais juniperus 🙂

    Réplica – Obrigado pela sugestão.

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, selecionamos uma postagem especial para você aproveitar antes de ir. Clique no link abaixo e dê uma conferida :)

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas