Junípero-vermelho: benefícios e propriedades medicinais

O junípero-vermelho (Juniperus virgininiana) é uma planta medicinal também conhecida como junípero, cedro-vermelho, cedro-de-lápis e zimbro-vermelho. O junípero de nome popular inclui as espécies Juniperus horizontalis, Juniperus scopulorum, Juniperus californica e Juniperus virginiana. Pertence à família Cypressaceae.

Benefícios do junípero-vermelho

O junípero é utilizado na medicina alternativa para o tratamento de artrite, asma, resfriados, tosse, cistite, diabetes, diarreia, disenteria, gota, incontinência, dor de garganta e tuberculose. As folhas são usadas para diarreia e as bagas para o tratamento de diabetes, além de serem estudadas por supostamente possuírem propriedades que combatem o câncer e tumores. O junípero contém um composto antitumoral venenoso chamado de podofilotoxina¹. As folhas em pó são utilizados em remédios populares para as verrugas venéreas e outras excrescências.

As bagas da Juniperus virginiana demoram cerca de dois a três anos para amadurecerem. O junípero-vermelho também utilizado na medicina alternativa em forma de óleo essencial para o tratamento de acne, queimaduras, caspa, infecção fungosa, hemorroidas, herpes, reumatismo, verrugas, além de atuar como repelente. O óleo essencial do junípero também já foi usado para a fabricação de incenso, perfumes e embalsamento. Compressas, unguentos e pomadas da planta são compridas na área da pele afetada. O óleo de massagem ajuda a diminuir as dores causadas pelo reumatismo. Já um enxague feito com a planta, pode ajudar as pessoas à com caspa. O junípero também age como antisséptico, antivirótico, adstringente, diurético, expectorante e hemostático.

Uso por povos nativos americanos

Os Chickasaw, povo indígena norte-americano, usam o cedro-vermelho aplicado topicamente para dor de cabeça. Os índios Chippewa, assim como os Delaware, fazem uma decocção dos galhos para o reumatismo, já os índios Dakota usam a planta para tratar cólera, resfriado e tosse. O junípero-vermelho é um remédio popular para a artrite, bronquite, catarro, debilidade, hidropisia, erupções cutâneas, reumatismo, doenças de pele, doenças venéreas e verrugas².

Contraindicações e efeitos colaterais do junípero-vermelho

O uso da Juniperus virginiana é contraindicado em casos de inflamações e infecções no rim e bexiga, vez que pode causar irritações. Não deve ser utilizada durante a gravidez, vez que pode ser abortivo.

Referências:
¹ (Lewis e Elvin-Lewis, 1977)
Abulafatih, H. A. “Medicinal plants in southwestern Saudi Arabia.” Economic Botany 41.3 (1987): 354-360.
Arnason, Thor, Richard J. Hebda, and Timothy Johns. “Use of plants for food and medicine by Native Peoples of eastern Canada.” Canadian Journal of Botany 59.11 (1981): 2189-2325.
² (Duke e Wain, 1981)

Comentários

1 comentário

  1. fale sobre bonsais também, fale sobre bonsais juniperus 🙂

    Réplica – Obrigado pela sugestão.

Comentar