Marupazinho: saiba para que serve o chá

Marupazinho - Eleutherine plicata

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do Marupazinho (Eleutherine plicata), planta também conhecida como marupau.

Atualizado em 21/09/2022

O marupazinho (Eleutherine plicata), é uma planta medicinal também conhecida marupau, palmeirinha, coquinho, marupar, marupá-piranga, marupari, alho-vermelho e red garlic (inglês). Inclui o sinônimo botânico Eleutherine bulbosa. A espécie Eleutherine plicata faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Benefícios do marupazinho

O extrato etanólico do bulbo previamente seco e moído da Eleutherine plicata  apresentou resultado positivo para antraquinonas naftoquinonas, esteroides e triterpenos. As análises do extrato etanólico indicaram a presença de quinonas nestas amostras. A avaliação da atividade antimicrobiana do referido extrato e frações com cepas de Candida albicans, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa demonstrou que o marupazinho inibe o crescimento microbiano e, possivelmente, contém uma maior concentração de constituintes ativos. No mesmo estudo, foram isolados os constituintes químicos isoeleuterol e isoeleuterina.

Chá de marupazinho

O marupazinho é consumido em forma de chá na medicina popular amazônica, sendo também um fitoterápico utilizado no tratamento de amebíase, diarreias, disenterias e hemorroidas. O chá de marupazinho é feito através do bulbo. Seu princípio ativo é a sapogenina esteroidal, que possui propriedades analgésicas . Conforme estudos realizados, o chá de marupazinho também possui ação dilatadora coronária, potencialmente útil no tratamento de doenças cardíacas.

Modo de preparo do chá de marupazinho

Para preparar o chá de marupazinho como medicação caseira, na Amazônia, ferve-se 2 bulbos cortados em pequenos pedaços durante 15 minutos em 500 mL de água e consome uma xícara antes das refeições para tratar a diarreia e amebíase. O extrato também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar na eliminação da gordura do fígado (esteatose) e melhorar a saúde hepática.

Contraindicações e efeitos colaterais do marupazinho

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Curiosidades

O marupazinho floresce duas vezes por ano, a primeira vez por volta dos meses de março e abril, e pela segunda vez em setembro. A sua flor branca abre a noite e se mantém aberta por 3 (três) horas. A planta é encontrada na América tropical, incluindo os campos secos da Amazônia brasileira. É uma planta com rizomas e bulbos avermelhados, que medem de 20 a 30 cm de altura. Suas folhas são simples, inteiras, plissadas longitudinalmente e suas flores tem uma coloração avermelhada. Os bulbos apresentam escamas parecidas com a cebola, com uma coloração vinho e transpirando látex branco quando cortados. O marupazinho se multiplica facilmente pelos bulbos, tornando-se persistente em diversas áreas a ponto de ser considerada “erva daninha”. O gênero Eleutherine faz parte da família Iridaceae.

Referências:
¹ (CHEN et al. 1984) / (WENIGER 1982; GRENAND, 1987).
² MALHEIROS, LUIZ CLAUDIO DA SILVA. Isoeleuterol e Isoeleuterina: Potenciais marcadores químicos da tintura de Eleutherine plicata Herb (Iridaceae) e atividades microbiológica e antioxidante. Diss. Universidade Federal do Pará, 2008.
Saraiva, Rosa Márcia Corrêa. Atividade antibacteriana de plantas medicinais frente á bactérias multirresistentes e a sua interação com drogas antimicrobianas. MS thesis. Universidade Federal do Pará, 2012.
Oliveira Neto, A. R., et al. “O uso de Eleutherine plicata no tratamento de doenças gastrointestinais na Amazônia paraense.” VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Caxambu, Brasil. View. 2007.
Small-flowered Marica. Eleutherine plicata