Melhoral: benefícios e propriedades medicinais


O melhoral (Justicia pectoralis) é uma planta medicinal também conhecida como anador, chambá, cerebril, carpinteiro, erva-de-Santo-Antônio, peristrofe, pingo-de-ouro, trevo-do-Pará, trevo-cumarú e tilo (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Dianthera pectoralis Ecbolium pectorale e Justicia stuebelii. Pertence à família Acanthaceae.

Benefícios do melhoral


As folhas e ramos da planta melhoral são utilizados em forma de extrato, chá, suco, xaropes e óleo vegetal. O xarope e o chá de melhoral servem para o tratamento natural para a tosse, bronquite, febre, gripes e náuseas. O óleo vegetal misturado ao macerado das folhas é digestivo. O extrato das folhas tem uso tópico para feridas e dermatites. A finalidade mais conhecida e difundida da melhoral é como expectorante na forma de chás, que devem ser tomados de 2 a 3 vezes por dia pelo paciente em estado de gripe ou resfriado.

A melhoral possui triptaminas, substâncias com potencial alucinógeno baixo. Também muito conhecida como chambá e já foi parte de rituais sagrados venezuelanos e amazônicos em rapés sagrados, contudo, há ausência de alcaloides em sua composição, o que indica baixas implicações psicotrópicas. Pode-se aproveitar este efeito, em pequena escala, para obter efeitos terapêuticos como sedação, alívio de dores e náuseas.

Outros constituintes da planta de importância medicinal são a cumarina (anticoagulante) e a umbeliferona, que juntas apresentam ação relaxante da musculatura lisa e anti-inflamatória. As cumarinas conferem um odor agradável semelhante à baunilha, reforçando o efeito calmante. Estes efeitos aliviam os sintomas de mal estar e dores generalizadas características de quadros de gripe e resfriados. As preparações podem ser ingeridas ou usadas em forma de banhos.

Contraindicações e efeitos colaterais do melhoral

Por conter substâncias anticoagulantes, deve ser utilizada com cuidado por pessoas com problemas de coagulação. Por conter em pequena quantidade substâncias chamadas triptaminas, deve ter o consumo moderado, visto que as triptaminas têm potencial alucinógeno.

História e curiosidades

O melhoral é nativo de regiões do Caribe mas é popularmente utilizado na América do Sul. A espécie Justicia pectoralis faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Melhoral: benefícios e propriedades medicinais
5 - 1 votos

MIX COMPLETO DE ANTIOXIDANTES E FIBRAS Be Beauty Dtoxx
MELHORA A SAÚDE DOS RINS QPR Blend
EMAGRECEDOR COM ÓLEO DE CHIA + CLA Slimmer Gold 1000mg
PRÉ-MELATONINA (HORMÔNIO DO SONO) Melatonin 500mg
MELHORA A SAÚDE DO TRATO URINÁRIO Cran B

Comentários

Comentar