Alimentos e chás que combatem a prisão de ventre

A prisão de ventre é uma condição comum para a maior das pessoas. Trata-se de um incômodo no sistema digestivo que pode ser controlado ou evitado de acordo com a dieta. Alguns alimentos auxiliam a curar e até mesmo prevenir a prisão de ventre e podem ser consumidos na alimentação diária.

O que é a prisão de ventre (constipação)?

A prisão de ventre é uma condição causada principalmente pelo consumo excessivo de açúcares, alimentos industrializados e gorduras ruins. Também é comum em pessoas sedentárias ou que fazem uso regular de alguns tipos de medicamentos, incluindo antidepressivos. Além de causar desconforto, a prisão de ventre pode ser responsável por alterações no humor, gases intestinais, indisposição, queda de cabelo, além de deixar unhas quebradiças e cabelos danificados. Em alguns casos mais graves, pode ser necessário consultar um médico.

O período normal de tempo entre os movimentos intestinais varia muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas sentem necessidades até três vezes ao dia, enquanto outras têm apenas algumas vezes por semana. Dentre os sintomas mais comuns da constipação, estão incluídos dificuldades para evacuar, fezes duras ou pequenas, inchaço abdominal e poucos movimentos intestinais. A intervenção médica é necessária em caso de sintomas mais graves, incluindo duração da prisão de ventre por mais de duas semanas, dores fortes com movimentos intestinais, mudanças drásticas na consistência, forma e tamanho das vezes, surgimento de sangue junto com a evacuação, dentre outros sintomas.

Alimentos capazes de combater a prisão de ventre

Combinar da melhor forma os alimentos indicados para combater a prisão de ventre pode significar uma melhora do organismo e uma vida mais saudável.

Abóbora

Abóbora - Cucurbita pepo
Abóbora – Cucurbita pepo

A abóbora é composta de ferro, fibras, potássio e zinco. É considerado um alimento capaz de auxiliar o intestino a funcionar de forma correta e regular.

Ameixa-seca

Ameixas secas
Ameixas secas

A ameixa seca possui propriedades laxativas naturais. Isso ocorre porque esta fruta possui uma grande quantidade de fibras solúveis que absorvem bastante água e aceleram o intestino.

Beterraba

Beterraba - Beta vulgaris
Beterraba – Beta vulgaris

A raiz da beterraba é rica em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo. Devido aos elevados níveis de fibra, a raiz é utilizada para o tratamento da constipação intestinal.

Café

Café
Café

Uma xícara de café logo pela manhã é capaz de oferecer mais disposição e facilitar o funcionamento do intestino. Isso acontece por causa das substâncias químicas presentes na composição do café.

Iogurte

Iogurte
Iogurte

Iogurtes são bebidas capazes de auxiliar a flora intestinal e melhorar o funcionamento de todo o sistema digestivo. Vários tipos de iogurte ajudam na formação das bactérias e regularização do funcionamento do intestino.

Linhaça

Sementes de linhaça
Sementes de linhaça

A semente de linhaça é muito conhecida e utilizada em dietas de emagrecimento. Contudo, a linhaça possui inúmeros outros benefícios, incluindo a rica quantidade de fibras em sua composição que agem aumentando o bolo fecal e realizando a limpeza da região.

Mamão

Mamão - Carica papaya
Mamão – Carica papaya

O mamão é uma das frutas mais eficazes no tratamento de problemas digestivos, incluindo a prisão de ventre. É rica em betacaroteno, sais minerais e fibras que auxiliam no funcionamento do intestino. Além disso, o mamão possui propriedades calmantes ótimas para pessoas que possuem o estômago sensível.

Psyllium

Banana
Plantago psyllium

O psyllium é uma fibra solúvel usado principalmente como um laxante em vários medicamentos tradicionais e naturais e pode ajudar a diminuir o colesterol, aliviar a prisão de ventre e diarreia, além de poder ser usado para tratar a síndroma do intestino irritável, hemorroidas e outros problemas intestinais.

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Soja

Soja
Soja

A soja é uma boa fonte de glutamina, um aminoácido capaz de recuperar o epitélio do intestino. Além disso, a soja faz muito bem para a saúde geral, vez que é rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Chás medicinais para combater a prisão de ventre

A prisão de ventre também pode ser combatida com o uso de chás que possuem atribuições específicas.

Camomila

Chá de camomila
O chá de camomila é uma das opções mais populares de chá entre as ervas para dormir.

O chá de camomila (Matricaria recutita) relaxa a musculatura, causando alívio das cólicas e dores de barriga.

Cáscara-sagrada

Cáscara-sagrada - Rhamnus purshiana
Cáscara-sagrada – Rhamnus purshiana

A cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana) estimula secreções tônico-digestivas, além de ser o principal ingrediente de vários laxantes naturais, sendo inclusive considerada a mais eficaz das ervas para a limpeza do cólon. É um laxante suave que atua principalmente no intestino grosso. É considerada adequada para pessoas com saúde mais frágil e idosos e pode trazer benefícios no tratamento da constipação intestinal crônica.

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Erva-cidreira

Erva-cidreira (Melissa officinalis)
Erva-cidreira (Melissa officinalis)

O popular chá de erva-cidreira possui ações antiespasmódicas que agem contra a formação de gases e facilitam a evacuação das fezes.

Hibisco

Chá de hibisco
Chá de hibisco

O chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa) alivia cólicas intestinais, combate a prisão de ventre e auxilia no processo de digestão.

Sene

Chá de sene
O chá de sene é um dos mais conhecidos laxantes naturais.

O chá de sene (Cassia angustifolia) e o extrato da folha são usados em casos de constipação aguda e crônica, vez que pequenas quantidades conseguem aliviar a sensação de desconforto rapidamente. Combinado com outras ervas com propriedades catárticas (que aceleram a defecação), dietas com a ingestão de muitas fibras, ingestão de líquidos e uma rotina de exercícios físicos, pode significar uma melhora significativa ou até mesmo cura para pessoas que sofrem com constipação. Também aumenta a motilidade e o transporte de fluido intestinal.

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Referências:
What Is Constipation? WebMD.
Cirillo, Carla, and Raffaele Capasso. “Constipation and botanical medicines: an overview.” Phytotherapy Research 29.10 (2015): 1488-1493.
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Basch, Ethan, et al. “Flax and Flaxseed Oil (Linum usitatissimum): A Review by.” Journal of the Society for Integrative Oncology 5.3 (2007): 92-105.
de Escalada Pla, M. F., et al. “Composition and functional properties of enriched fiber products obtained from pumpkin (Cucurbita moschata Duchesne ex Poiret).” LWT-Food Science and Technology 40.7 (2007): 1176-1185.
Mangmeesri, Peeranuch, et al. “Laxative effectiveness of cassia angustifolia in thai constipated patients.” Thai J. Pharm. Sci 38.sSuppl (2013).

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