Salgueiro-branco: benefícios e propriedades medicinais

O salgueiro-branco (Salix alba) é também conhecido como white willow (inglês). Pertence a família Saliceae.

Benefícios do salgueiro-branco

Suplementos para Reumatismo

O salgueiro-branco é utilizado durante séculos para o alivio de dores (principalmente de lombalgia e osteoartrose), cefaleia e doenças inflamatórias, tais como bursite e tendinite. A casca do salgueiro-branco contém salicina, substância química semelhante à aspirina (ácido acetilsalicílico), responsável pelo alívio das dores e efeitos anti-inflamatórios. O salgueiro-branco possui ação mais lenta que a Aspirina, mas seus efeitos podem durar por mais tempo. A excreção de ácido salicílico ajuda a reduzir irritações na região urinária, reduzindo a inflamação.

O salgueiro-branco é utilizado em forma e líquido para limpeza bucal. Gargarejo para amigdalite. Enxaguante para cabelos para combater a caspa. Compressas e cataplasmas para curar queimaduras. Embebição para picadas de insetos, feridas e suor exagerado nos pés.

Uso na culinária

Os brotos do salgueiro são comestíveis, além de serem uma boa fonte de vitamina C. Pode ser ingerido cru, mas geralmente é consumido seco em forma de farinha. As folhas jovens também são comestíveis e podem ser usadas como forragem para gados.

Contraindicações e efeitos colaterais do salgueiro-branco

O salgueiro-branco contém salicilatos que podem interagir com uma série de drogas anticoagulantes, beta-bloqueadores, diuréticos, drogas anti-inflamatórias não-esteroides, metotrexato e fenitoína. É contraindicado para pessoas alérgicas à aspirina.

Overdoses podem causar erupções na pele, irritação no estômago, náuseas, vômitos, inflamação dos rins e zumbido nos ouvidos. Devido ao risco de desenvolver síndrome de Reye (doença muito rara, mas grave, associado com o uso de aspirina em crianças), a casca não deve ser administrada a crianças menores de 16 anos de idade¹.

História e curiosidades

O uso do salgueiro é datado de milhares de anos atrás. Hipócrates receitava que pacientes mastigassem a casca do salgueiro para reduzir a febre e inflamação. O genero Salix inclui outras espécies como o salgueiro-frágil (Salix fragilis), salgueiro-preto (Salix nigra), salgueiro-acinzentado (Salix cinerea), dentre outros.

A espécie Salix alba faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
AGE CONTRA GASTRITE, GOTA, ÚLCERAS, VERMES Óleo de Sucupira (Solução de 30ml)
ALIVIA DORES DE ARTRITE E REUMATISMO Composto Anti-Reumático
TRATA ARTRITE, DORES E INFLAMAÇÕES Composto Anti-Inflamatório
PREVINE E TRATA A OSTEOPOROSE Osteoforce
¹ University of Maryland Medical Center.

Comentários

1 comentário

  1. Maria da Glória de Araújo Silva

    Boa noite! Tenho 79 anos, não tenho nenhuma enfermidade, sou adepta ao remédio natural. Gostei imensamente das orientações do site. Vou adciona-lo para acompanhar todas as informações. DEUS lhes abençoe poderosamente sempre.

Comentar