Lírio-branco: saiba para que serve o chá

Lírio-branco - Nymphaea alba

Conheça os benefícios, efeitos, indicações e propriedades medicinais do lírio-branco (Nymphaea alba), planta medicinal também chamada de lótus-branca.

Atualizado em 11/04/2023

O lírio-branco (Nymphaea alba) é uma planta medicinal aquática muito bonita usada principalmente para ornamentação, sendo também conhecida como lírio-branco-de-lagoa, lírio-d’água, lótus-branca, ninfeia-branca, repolho-da-água, european white waterlily e white lotus (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Nymphaea odorata.

Benefícios e propriedades do lírio-branco

O lírio-branco é conhecido por ter muitas propriedades medicinais, incluindo sedativo, demulcente, cardiotônico, adstringente e outras. O chá da raiz do lírio-branco é amplamente utilizado para tratar diarreia decorrente da síndrome do intestino irritável, catarros nos brônquios e dores nos rins. Além disso, quando usado externamente, pode ser adicionado a banhos para tratar infecções vaginais, incluindo corrimento vaginal e câncer uterino.

As flores do lírio também possuem propriedades sedativas e anafrodisíacas, que ajudam a reduzir o desejo sexual e tratam ansiedade e insônia. As raízes têm propriedades indicadas para tratar furúnculos e abcessos, além de possuir ação antisséptica e adstringente. Durante a Primeira Guerra Mundial, o lírio-branco foi usado devido às suas propriedades anestésicas e aplicado em forma de cataplasma em feridas, contusões, tumores e inflamações de pele. É indicado para gargarejos em casos de inflamação na boca e dor de garganta. As raízes e folhas dos lírios são utilizadas na criação de loções para amaciar a pele e tratar feridas.

Chá de lírio-branco

O chá de lírio-branco é simples de ser preparado. Para obter os efeitos positivos a infusão deve ser consumida no máximo 3 vezes por dia.

Ingredientes

  • 5 gramas da raiz do lírio branco em pó.
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo

  • Coloque a água em uma chaleira e espere ferver.
  • Quando atingir este ponto desligue o fogo.
  • Adicione o lírio branco.
  • Aguarde cerca de 10 minutos.
  • Coe a mistura e ela estará pronta para o consumo.

Composição do lírio-branco

Dentre os constituintes da Nymphaea alba se destacam a presença de glicosídeos, mucilagem, taninos flavonoides e substância mais especificas como a nupharine e a nymphaline.

Contraindicações e efeitos colaterais do lírio-branco

O consumo de lírio-branco é contraindicado para mulheres grávidas ou em período de lactação e crianças muito pequenas. A espécie Nymphaea odorata não deve ser confundida com a Nymphaea tuberosa, que pode ser tóxica. A variedade tuberosa possui raiz e caule tuberosos e flores quase inodoras.

História e curiosidades

O lírio-branco é uma planta que cresce em locais com água, como charcos e lagoas. O nome científico da planta, Nymphaea, faz referência às ninfas, que são fadas que vivem na água. Suas folhas são grandes e podem atingir até 150 centímetros de comprimento, com a cor verde escura na parte superior e avermelhada na parte inferior. As flores crescem sozinhas em longos pedúnculos e podem ser brancas ou rosadas, com estames amarelos. Seu fruto é uma semente seca que se espalha na água. As raízes da planta ficam enterradas no fundo dos rios e são ligadas aos pecíolos que sustentam o vegetal. A Nymphaea faz parte da família Nymphaeaceae e é originária da Europa e da Ásia.

Referências:
Nymphaea alba. Plants for a Future.
Flora.On
White Water Lily. Natural Medicinal Herbs.